Os smartphones atuais possuem tanta tecnologia embarcada que muitas das vezes ao conhecermos os novos recursos podemos nos esquecer das funcionalidades mais simples que eles possuem. Confira neste breve tutorial como você pode tirar prints no seu celular. Nós já ensinamos como printar a tela no PC também, incluindo quando quiser capturar uma página inteira de uma vez.

Como tirar prints da tela no Android

Aprenda a fazer capturas de tela em dispositivos Android
Aprenda a fazer capturas de tela no Android

Na maioria dos aparelhos androids, você tem a mesma forma tradicional de realizar capturas da sua tela. Basta manter pressionado o botão liga/desliga e o botão de volume pra baixo (-) ao mesmo tempo. Essa é a forma mais simples que tem e que todos os aparelhos androids possuem, porém cada marca pode ter uma segunda alternativa para quem quer sair do habitual e experimentar gestos diferenciados para cumprir a mesma função. Confira agora a solução que algumas marcas implementam em seus dispositivos:

Índice (Títulos H3)

ÍNDICE

Samsung

Além do tradicional método que serve para qualquer aparelho Android, os smartphones da Samsung contam com um gesto bem fora do comum na hora de capturar a tela. Basta o usuário arrastar a lateral da mão na tela da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Pra aqueles usuários não querem se render aos cliques do botão power e volume (-) pode ser uma boa pedida. Confira a imagem e o vídeo de como funciona esse gesto meio confuso que a empresa sul-coreana possui:

Esse gesto da Samsung é meio confuso e requer um certo aprendizado. Em inúmeras vezes o gesto pode falhar e deixar o usuário um tanto quanto frustrado, mas depois que pega o jeito já se torna mais interessante.

Realme

Já os aparelhos da Realme também possuem seus gestos diferenciados para capturar uma tela. A empresa disponibiliza dois gestos para tirar prints: No primeiro o usuário mantém pressionado três dedos na tela e arrasta para baixo para realizar uma captura de tela completa. Já a segunda forma consiste em também pressionar três dedos na tela, porém desta vez sem fazer nenhum outro gesto adicional. Esse segundo gesto serve para quando você quiser printar uma parte específica da tela, e não a tela por completo. Confira o vídeo de como esses gestos da empresa chinesa funcionam na prática:

Vídeo incorporado do YouTube

Outras marcas Android como Xiaomi e Motorola também possuem gestos para capturar a tela, porém não vamos citar todas aqui pois são milhares de empresas Android no mercado, não daríamos conta de citar todas elas em uma única matéria. De toda forma se você ainda é adepto ao método mais simples dos botões power e volume (-), pode ficar sossegado pois todos os aparelhos Android possuem esse formato raiz.

Como tirar print da tela no iPhone

Aprenda a fazer capturas de tela no iOS
Aprenda a fazer capturas de tela no iOS

O iOS é o sistema operacional utilizado nos aparelhos da Apple e o método padrão de captura de tela pode variar de acordo com a geração do iPhone e o que determinará isso é se ele possui botão ou não tem botão:

Como tirar print da tela no iPhone?

Tempo necessário: 2 minutos

Não sabe como tirar print no iPhone, é fácil. Te mostro também como tirar print da tela inteira.

  1. O primeiro passo é estar na tela que você gostaria de printar, depois basta pressionar o botão de desligar e o botão de aumentar o volume juntos. Assim, o iPhone vai tirar o print da tela. 

    Passo 1 de: Como tirar print da tela no iPhone?
  2. Para acessar o print tirado, basta ir no app Fotos. Ou se preferir pode acessar o mensageiro ou rede social e enviar por lá.

  3. Para tirar o print de tela inteira de um navegador, por exemplo, basta fazer o processo de printar, e depois clicar sobre a miniatura que aparece no canto inferior esquerdo

    Passo 3 de: Como tirar print da tela no iPhone?
  4. Agora vai abrir essa tela, então basta escolher a guia Página Completa. Depois basta clicar sobre o OK. Então vai abrir uma aba perguntando se quer Salvar em Arquivos. 

    Passo 4 de: Como tirar print da tela no iPhone?