A internet é um local perigoso, de certa forma. Muitas informações circulam por ela e por isso, a atenção é necessária para manter os seus dados seguros. Agora, um novo malware que tem como alvo os usuários de internet banking está circulando por aí.

Conforme a empresa FireEye, o malware, identificado como Metaformo, vem ganhando força nos últimos tempos e tenta capturar os dados que são digitados através do computador, como contas e senhas de bancos. Para conseguir atingir o objetivo, inicialmente é enviado um e-mail se passando por alguma instituição bancária.

No e-mail, os responsáveis pelo malware tentam se passar pelo banco, querendo que a pessoa baixe um arquivo para ter mais segurança na hora de acessar a sua conta. Algumas variações da mensagem também podem ser encontradas como possíveis débitos ou depósitos feitos na sua conta e que podem ser visualizados após a instalação do módulo de segurança.

Novo malware afeta usuários de internet banking no Brasil.
Novo malware afeta usuários de internet banking no Brasil.

Após o arquivo instalado do computador, o malware é capaz de bloquear antivírus e o firewall do sistema. Após, ele monitora o navegador de modo silencioso, esperando que a vítima acesse algum site de banco. Quando a pessoa faz isso, o malware faz uma comparação de endereço com um banco de dados próprio, confirmando que se trata de uma instituição financeira.

Após ter tal informação, o vírus começa a gravar todos os movimentos do mouse e com isso coleta todas as informações digitadas no site. Por fim, contas e senhas são copiadas e enviadas aos criminosos.

As dicas para não se tornar a próxima vítima são simples, ou seja, jamais abra um e-mail duvidoso e não baixe aplicativos ou arquivos desconhecidos. Em caso de dúvida, antes de abrir qualquer material sobre um banco ou mesmo outro tipo de instituição, certifique-se que ela não envia material para seus usuários e clientes.