Na hora de comprar um novo smartphone, costumamos analisar seu processador, câmeras, quantidade de armazenamento e memória RAM, por exemplo. Apesar de serem fundamentais, existem outros componentes que também devem ser considerados, como a tecnologia UFS, presente na memória flash de diversos modelos. Abaixo, vamos te explicar o que é e quais as diferenças entre cada padrão disponível no mercado.

ÍNDICE

O que é o padrão UFS?

UFS é a sigla para Universal Flash Storage, uma tecnologia que fornece velocidades de leitura e escrita de dados semelhantes a de um SSD de computador. Assim, é possível instalar aplicativos ou transferir arquivos em menos tempo quando comparado ao padrão eMMC.

Em resumo, o UFS desempenha um papel importante porque ele aumenta a performance do celular, permitindo que o aparelho inicie e instale aplicativos mais rapidamente, salve fotos e vídeos com maior velocidade e até entregue um desempenho aprimorado na área de multitarefas.

UFS 2.1

Redmi Note 9S (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)
Redmi Note 9S (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

O UFS 2.1 é o padrão mais antigo, mas que ainda é usado por muitas empresas. Com velocidade de leitura de 860 MB/s e velocidade de gravação de 255 MB/s, ele consegue ser rápido o suficiente para diminuir (ou eliminar) quase todo tipo de lentidão.

  • Data de lançamento: 2016;
  • Alguns modelos com esse padrão: Galaxy S10, Google Pixel 5, Redmi Note 9S e Huawei P30 Pro.

UFS 2.2

Redmi Note 12 4G (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)
Redmi Note 12 4G (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

Apesar de manter a velocidade de leitura e gravação do UFS 2.1, o UFS 2.2 aprimora as características do antecessor. Esse novo padrão entrega a tecnologia Write Booster, que utiliza uma memória não volátil para acelerar a escrita e, naturalmente, agilizar a abertura de apps e a transferência de arquivos.

  • Data de lançamento: 2020;
  • Alguns modelos com esse padrão: Redmi Note 12 4G, POCO X5 Pro 5G, Galaxy M33 e Infinix Note 30 Pro.

UFS 3.0

Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)
Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

O UFS 3.0 melhorou a velocidade de leitura e gravação, saltando para 2.100 MB/s e 410 MB/s, respectivamente. Esse padrão manteve a tecnologia Write Booster e começou a funcionar com 2,5 volts para diminuir o consumo de energia.

  • Data de lançamento: 2018;
  • Alguns modelos com esse padrão: Galaxy Note 20 Ultra, OnePlus 8 Pro, Huawei P40 Pro e Xiaomi Mi 10 Pro 5G.

UFS 3.1

Galaxy S22 Ultra (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)
Galaxy S22 Ultra (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

O UFS 3.1 manteve a velocidade de leitura do antecessor, mas melhorou consideravelmente a de gravação, atingindo 1.200 MB/s. O grande destaque dessa versão fica por conta de duas tecnologias: Performance Throttling Notification, que informa ao sistema que a unidade está superaquecendo; e a DeepSleep, que consegue aumentar a vida útil da bateria ativando um modo de baixo consumo de energia.

  • Data de lançamento: 2020;
  • Alguns modelos com esse padrão: Galaxy S22 Ultra, POCO F5 Pro, Google Pixel 7 Pro e Motorola Edge 40.

UFS 4.0

Zenfone 10 (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)
Zenfone 10 (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

O UFS 4.0 é o padrão mais recente, oferecendo uma velocidade de leitura de 4.200 MB/s e velocidade de gravação de 1.200 MB/s. Além de permitir que os dispositivos executem aplicativos e salvem arquivos mais rapidamente, esse padrão melhora o aproveitamento de energia, sendo 46% mais eficiente que a versão 3.1.