New World é um MMORPG da Amazon Game Studios com lançamento previsto para o início de 2021, mas que está atualmente em fase beta a qual eu consegui acesso antecipado. Este Review é particularmente especial porque eu, como autor, sou grande fá de MMORPGs e confesso que possuo uma bagagem bem grande sobre o assunto. Por isso, adianto somente um spoiler sobre este próprio texto, New World promete ser um dos grandes nomes da década dentre os MMOs.

O jogo foi previamente agendado para ser lançado em agosto de 2020, após ter sido adiado de sua data de lançamento em maio de 2020. Situado em meados de 1600, os jogadores colonizam uma terra fictícia inspirada na América britânica no Oceano Atlântico, formando um contexto e ambientação nem tanto inovadora, mas que nenhum grande MMO já tenha feito.

Algumas coisas me agarraram. Primeiramente, é muito mais robusto do que eu esperava, eu percebi que estávamos em um ambiente de teste razoavelmente controlado, mas há batalhas de 50 contra 50 sem qualquer tipo de obstáculo. Segundo, o game faz tudo ao executar uma detecção de colisão confiável no servidor, o que faz uma diferença real na batalha, deixando bem realística. Terceiro, é muito bonito e os efeitos do feitiço são maravilhosos. Por fim, é divertido, ponto. Não parece tão desatualizado ou clichê como pensei que um MMO bastante tradicional, em 2020, seria.

Review: New World, o novo MMORPG da Amazon

Contexto

New World foi revelado no The Game Awards no ano passado. É um mundo online inspirado na Era da Exploração, mas baseado em ficção e não em fatos. Você não está descobrindo a América, mas navegando para uma ilha no Oceano Atlântico chamada Aeternum, um lugar de onde uma mágica chamada Azoth vem e molda o mundo. É um cenário que permite ao jogo ter pólvora e magia, além de espadas e flechas.

Sei que nada disso soa particularmente excitante ou novo, mas o New World tem algumas ideias interessantes. O mais empolgante gira em torno do controle de território, pelo qual guildas - empresas - podem possuir áreas em que outros jogadores podem viver, cobrando impostos, construindo nessas áreas e, claro, lutando por elas. Ou melhor, guerreando sobre elas. E foi isso que eu tive a chance de tentar: uma guerra, uma espécie de luta instanciada 50 contra 50 envolvendo alguns pontos de captura e um forte.

A batalha

Os jogadores se inscrevem em uma guerra em uma cidade, colocando seus nomes na equipe de ataque ou defesa e organizando-se em exércitos e, dentro deles, grupos. Em seguida, eles são teletransportados para um campo de contenção, onde podem comprar munição para armas de cerco, poções e comida para si mesmos, até que a contagem regressiva termine e eles possam começar. Então, as portas do acampamento se abrem e a carnificina começa.

Novamente, outros jogos fizeram isso, mas o que ajuda New World a parecer novo é como ele funciona. E o mais importante, a segmentação por guia foi embora, o que significa que não há cursor flutuante para selecionar outros personagens e lançar feitiços neles, como você pode no World of Warcraft. Aqui, você tem uma mira e precisa apontar seus feitiços (ou flechas ou armas) para as pessoas, seja como projéteis ou habilidades direcionadas ao solo. Isso significa que o combate é muito mais complexo e traz seus olhos de volta para o meio da tela, longe das barras de saúde e hotbars.

Além disso, você pode bloquear. Parece ridículo eu estar animado com um recurso tão mundano, mas não me lembro de outros MMOs me permitindo fazer isso. Isso significa que, se você é um conjurador, não precisa simplesmente correr absorvendo ataques de qualquer personagem que tenha diminuído a distância sobre você, você pode realmente fazer algo a respeito (além de tentar lançar um feitiço defensivo). Você pode pressionar o botão direito do mouse para segurar sua equipe e bloquear os ataques, desde que esteja no caminho certo. Pareceu tão estranho para mim que demorou quase toda a demonstração para assimilar.

Sem classes

New World vai um passo além disso também. Você pode puxar uma arma corpo-a-corpo do seu atacante e enfrentá-lo cara a cara, usando habilidades exatamente iguais às suas. Isso mesmo: você pode ser o que você quiser, como um curandeiro, como um lutador, bem como outra coisa, e é enormemente revigorante não ser simplesmente mais um personagem parado com uma barra de 40 skills para selecionar.

Você pode fazer tudo isso porque o New World usa um sistema de criação de personagens sem classes baseado em árvores de habilidades de armas. Você simplesmente muda sua arma em combate para mudar para uma construção diferente, e você pode ir e voltar livremente entre as três armas equipadas com apenas um leve cooldown.

O que você pode fazer depende de quais armas você é especializado e quais habilidades desbloqueou em suas árvores relevantes (você ganha pontos usando as armas). Eu coloquei pontos na árvore do Cajado da Vida e no caminho do Protetor, o que constitui uma cura bastante tradicional. Ladrão de vida parecia mais interessante, mas eu havia gasto meus pontos quando percebi isso. Eu também coloquei pontos no caminho Piromaníaco na árvore do Cajado de Fogo e poderia ter colocado pontos em um terceiro caminho, mas, novamente, gastei todos os meus pontos de atributo em atributos de caster quando percebi isso.

Ao pressionar 1, então, eu poderia usar minhas três habilidades de cura ativas. Uma área pulsante com alvo no solo se cura, uma explosão em uma área com alvo no solo se cura e uma maravilhosa cúpula de proteção sustentada sobre minha cabeça como Gandalf segurando um Balrog, projéteis mergulhando nele com uma lança oca. Então, pressionando 2, eu poderia mudar para minha construção de fogo e acessar minha habilidade de lança-chamas, meu redemoinho de fogo à queima-roupa e meu ataque de meteoro de grande área com alvo no solo. Eu também poderia usar o botão esquerdo do mouse para disparar projéteis dos meus cajados (os raios de cura que danificam ou curam dependendo de quem eles acertam) ou para um pouco de mana se eu tocar nele, ou muito mana se eu mantiver o botão pressionado e carregar isso. Em outro lugar, a barra de espaço produziu um teste de esquiva e Shift disparou, e a resistência e mana governaram o quanto de tudo isso eu poderia fazer.

O combate, então, é muito menos sobre tocar piano na hotbar e mais sobre estar fisicamente presente na batalha. Pensando bem, a fisicalidade foi um tema predominante na demo que joguei. Tudo teve um impacto tangível: flechas, fragmentos de meteoro, balanços de armas corpo a corpo, projéteis de armamento de cerco - havia metralhadoras e canhões literalmente enormes com os quais você podia golpear o inimigo - e no calor da batalha fui derrubado como um pinball, recuando projéteis e sendo derrubado por enormes golpes de martelo de duas mãos. Sim, às vezes era irritante, mas acho que isso tinha tanto a ver com a minha adaptação a ele, e com o bloqueio e a evasão, quanto com o design do jogo em si. Além disso, a guerra é caótica.

Um Beta promissor

Para um jogo como este realizar a fisicalidade com tanta confiança foi extremamente impressionante e é um ótimo presságio para o resto do jogo. Mas eu vi tão pouco do resto do jogo que é impossível passar por qualquer tipo de julgamento ainda. O que vi, essas guerras 50 contra 50, são apenas uma pequena parte do que o Novo Mundo vai oferecer. Eu nem mesmo entendo completamente como eles se encaixam no sistema de controle de território, nem como funciona o controle de território. E para ser honesto, muitas das armas de cerco e os objetivos da batalha passaram por cima da minha cabeça enquanto eu lutava para acompanhar o que estava acontecendo.

Mas as guerras são aparentemente coisas do meio para o final do jogo. Há toda uma experiência de nivelamento de um para 60 no Novo Mundo que eu não vi, embora eu tenha brigado brevemente com um grande crocodilo fora da cidade e um enorme gato parecido com um leão, que atacou com o mesmo tipo de fisicalidade dos jogadores fez, e eu realmente gostei. Existe o que parece ser um sistema de crafting muito profundo, e existe algo chamado Invasões no final do jogo que eu não conheço muito. Em outras palavras, há muito. Este é um MMO amplo e atraente, embora com um coração PvP.

Mas será que New World se sai bem em 2021?

Eu ainda tenho minhas preocupações. O cenário do Novo Mundo deixa um gosto de colonialismo nojento na minha boca, por mais que a equipe assegure que não é o que eles estão procurando.O diretor do jogo Scot Lane falou sobre isso quando o jogo foi revelado.

"Estamos constantemente, conforme o mundo muda, revisando e olhando para os designs de nossos jogos", Lane disse. "Mas quero deixar claro que Aeternum é uma ilha perdida no tempo, e uma coisa que você verá à medida que adicionarmos mais conteúdo ao jogo, é um pouco disso. Já fizemos uma provocação aos romanos e há mais por vir de diferentes períodos no tempo. As comparações com a América do Norte [são] por causa do que você está vendo em algumas das roupas que as pessoas estão usando, mas este é o seu próprio lugar, é uma ilha sobrenatural, é mágica, realmente não tem nada a ver com colonialismo. "

Também estou preocupado com o quão empolgante um MMO será para as pessoas em 2021, em um mundo onde guerreiros reais como Fortnite dominam. Então, novamente, talvez seja exatamente o que algumas pessoas precisam. E estou encorajado pelo que vi. É sólido, robusto, confiante e o atraso recente para a primavera de 2021 significa que ainda faltam seis meses. Estou muito animado para ver mais.

(A propósito, se você quiser participar do evento preliminar a partir de hoje, terá que se inscrever para a versão beta antes de 9 de julho ou ter pré-encomendado o jogo. O site do Novo Mundo tem mais informações.)