Um lançamento da Ubisoft, Hyper Scape é o novo Battle Royale do momento, com elementos shooter e temática sci-fi. O game é free-to-play e conta com compras in-game e um "Battle Pass".

Em um futuro arruinado por decisões erradas, a realidade se tornou tão miserável que uma empresa chamada Prisma Dimensions criou uma realidade virtual chamada Neo Arcadia, onde as coisas são menos ruins. Todo mundo participa e gosta de um esporte no mundo da RV conhecido como Crown Rush. No estilo normal de Battle Royale, Crown Rush é um desafio até o último jogador (ou esquadrão) em que partes da cidade Neo Arcádia desmoronam em ruínas digitalizadas enquanto os jogadores se matam para ser o último jogador solo ou grupo vivo.

Uma série de reviravoltas interessantes estão presentes. Por um lado, você não precisa ser simplesmente a última equipe em pé. Uma coroa surge e se você ou seu time conseguir segurá-la por 45 segundos, você vence. É mais fácil falar do que fazer, dependendo de como você está equipado. Falando nisso, a outra grande desvantagem é que, além de armas normais como rifles, espingardas, pistolas, explosivos e outros. Também há habilidades de hack equipáveis ​​que podem fornecer a você capacidades ofensivas ou defensivas especiais. Por exemplo, a invulnerabilidade lhe dará imunidade temporária a danos, mas você não pode atirar enquanto ela estiver ativo. Enquanto isso, Teleport permitirá que você pule distâncias curtas na direção que você está olhando instantaneamente e um hack como Magnet irá derrubar uma unidade que puxa jogadores adversários para perto dele, limitando sua mobilidade brevemente.

Cada peça de arma e equipamento pode ser encontrada em caixas ou estações holográficas em todo o mapa e você pode aprimorar cada arma e hack encontrando cópias delas. Para hacks, geralmente significa cooldowns mais curtos para uso mais frequente. Para as armas, isso significa maiores tamanhos de carregador e danos, e maximizar as armas é apenas outra estratégia no caminho para a linha de chegada. Todo o conceito junto com os hiper cibernéticos visuais dá ao jogo um tom nítido bem interessante.

Existem pontos de referência importantes no mapa do Hyper Scape. Dito isso, a menos que você esteja em um telhado com vista para a paisagem, a mesmice das estruturas não únicas parece tão recortada e colada que me vejo tendo que abrir o mapa do jogo regularmente para ver para onde estou indo. Essa é uma decisão forçada com uma chance real de ser pego e baleado enquanto tento descobrir onde estou. Além disso, é um problema agravado pelo fato de que o Hyper Scape não apresenta um minimapa em sua interface do usuário - uma decisão confusa, dada a presença desse recurso padrão na maioria dos outros jogos.

Desequilíbrio em todas as coisas

Conceitos interessantes são legais e tudo, mas a execução é onde o Hyper Scape mostra todas as falhas flagrantes. A mobilidade é extrema neste jogo. A velocidade de movimento regular já é bastante rápida e há almofadas de salto que o lançarão sobre edifícios para lutar regularmente entre os telhados e o nível do solo. Além disso, você também tem os hacks de mobilidade mencionados anteriormente, como o Teleport, que o transporta pelo ambiente, e um deslizamento de solo que o atira 10 metros para frente em quase um segundo. É seguro dizer que se você se deparar com oposição e não acabar com eles quase imediatamente, espere que eles corram. Se você não tem hacks ou dispositivos móveis para saber como persegui-los, também pode esperar que eles escapem, já que a regeneração automática do jogo em saúde os traz de volta à forma de luta em segundos.

E isso nos leva à falha gritante número um do Hyper Scape. Ele tem todas essas ferramentas e dispositivos e, sem dúvida, apenas um punhado deles realmente importa. Hackers potentes como Ball (que o transforma em uma bola metálica quicando para atravessar facilmente o ambiente), Slam (que o lança para o alto antes de aterrissar com uma onda de choque), Invisibilidade e Teleporte tornam até o oponente mais danificado um incerto vitória. Eles podem e irão ativar qualquer combinação dessas ferramentas por capricho e tentarão deixar a batalha. A única coisa contra isso é ser capaz de segui-los com as mesmas ferramentas. Isso significa que, embora experimentar coisas como Reveal, Heal e Shockwave possam ser divertidas, elas acabam se tornando inúteis em face de outros hacks mais versáteis ou utilitários, como mixagens dos mencionados anteriormente.

E então também se torna uma questão de onde você precisa matar seus inimigos muito rapidamente para impedi-los de sair, e há muitas armas no Hyper Scape que, mesmo quando atualizadas para seu potencial total, não farão isso. Fora da espingarda Mammoth, rifles Ripper e Dragonfly, pistola Riot One e metralhadora Hexfire, todas as outras armas são muito fracas ou ineficientes para fazer o trabalho contra qualquer coisa, exceto um jogador igualmente mal equipado, o que não vai ser o caso até mesmo minutos em uma partida com a quantidade de equipamentos disponíveis no mapa do Hyper Scape.

Pegue o Skybreaker, por exemplo, esta enorme pilha de um chamado "canhão". É uma arma pesada de um único tiro que dispara uma rodada de energia que se desloca lentamente (tenho certeza que um slide é mais rápido do que a velocidade do projétil Skybreaker). Você tem uma chance antes de uma recarga demorada e, se não estiver atualizado, ele irá decolar cerca de um terço da barra de saúde do jogador. Isso significa que você precisa de cerca de quatro tiros Skybreaker para matar alguém em seu nível de base. No upgrade máximo? Aproxima-se de cerca de 60% de uma barra de saúde. Deixe-me dizer de novo: nível máximo, cinco quedas Skybreaker de nível. Simplificando, você não vai quebrar nenhum céu antes que alguém desereziza você mesmo com um rifle de assalto Ripper de nível básico ou espingarda Mammoth. Isso, a menos que eles sintam vontade de partir, o que é igualmente fácil depois do longo tempo de recarga do Skybreaker.

A Ubisoft se esforçou tanto para criar mobilidade, esses truques interessantes e várias armas, mas, no fundo, o equilíbrio da engrenagem e do movimento é tão desequilibrado que não sei se isso pode ser corrigido razoavelmente com uma única atualização ou mesmo várias. Uma coisa que direi é que quase não notei nenhum bug. Na maior parte do tempo, o jogo era tão suave quanto a seda, sem nenhum soluço técnico perceptível. O único problema real que vi é que tive algumas partidas em que o jogo simplesmente travou sem aviso. Não consegui determinar qual era a causa a qualquer momento em que isso aconteceu, mas dadas todas as minhas outras frustrações, imaginei que talvez o Hyper Scape estivesse apenas tentando diminuir a dor infligida a mim jogando Hyper Scape.

Existem também microtransações e um passe de temporada disponível com uma série de recompensas cosméticas usuais, e nada disso afeta a jogabilidade. Portanto, é realmente gratuito brincar com alguns itens compráveis ​​se você gostar do que vê, e tudo bem.

Conclusão:

Com certeza muitos jogos de Battle Royale foram lançados nos últimos anos, e devo dizer que não estou cansado deles. Eu realmente gosto quando um jogo pode inovar significativamente neste espaço cada vez mais apertado. O Hyper Scape traz muitos conceitos para a mesa que, em teoria, eu achei interessantes, mas a execução ... não é bem isso. Há muito que sufoca a diversão entre o equilíbrio desequilibrado de equipamentos e hacks, a mobilidade em velocidade e habilidades que permitem saídas livres de culpa das lutas com facilidade e a suavidade de ambientes não exclusivos, apenas para citar alguns problemas. Em suma, há uma enorme quantidade de trabalho a ser feito aqui antes de eu considerar o Hyper Scape uma opção em vez de outras opções no Sci-Fi ou Battle Royale