Mortal Kombat viu um forte ressurgimento nos últimos dez anos com três jogos de destaque que contaram uma história aparentemente concluída no Mortal Kombat 11 lançado ano passado. O jogo já havia recebido seis personagens de DLC desde o lançamento, mas NetherRealm e Ed Boon não pararam por aí. Eles adicionaram mais três personagens, bem como uma nova expansão de história sob o nome de Mortal Kombat 11: Aftermath, que se trata de uma grande (e cara) expansão.

O NetherRealm Studios é conhecido por ser um dos melhores do ramo na elaboração de uma história convincente dentro de uma estrutura de jogos de luta, o que não é a coisa mais fácil de se fazer. Os personagens cativantes e as animações faciais de primeira linha ao lado deles fizeram da história de Mortal Kombat 11 uma das melhores da série, que terminou com o líder da série de longa data Liu Kang se tornando um Deus do Fogo graças a Raiden. Isso lhe permitiu conquistar o novo vilão Kronika em batalha e foi deixado para arquitetar uma nova linha do tempo quando o jogo terminou.

O enredo

Mortal Kombat 11: Aftermath é uma expansão da história que ocorre logo após esse final, onde o trio de Shang Tsung, Nightwolf e Fujin aparece para impedir Liu Kang de usar seus novos poderes antes que ele possa causar destruição para todos eles. Shang Tsung revela que Liu Kang também precisa do capacete de Kronika que foi destruído anteriormente para poder moldar uma nova linha do tempo corretamente, pois sem o capacete quebraria a ampulheta e arruinaria o tempo para sempre. Ter Shang Tsung realmente tendo que jogar para o bem aqui é uma antítese divertida frente seus esquemas habituais de dominação do reino.

O ponto principal de Mortal Kombat 11: Aftermath é uma vitrine para os vários personagens de DLC relacionados ao universo de Mortal Kombat. Isso significa que personagens como Joker e Spawn não estarão envolvidos, o foco é colocado nos outros personagens de DLC para o jogo até o momento. Isso inclui Shang Tsung, Nightwolf e Sindel de antigas DLCs e Fujin e Sheeva do novo lote. Cada personagem recebe seu próprio capítulo, onde você controla esse personagem em cerca de cinco lutas. Shao Kahn também é adicionado como uma opção para algumas lutas.

Embora algumas vezes o conteúdo adicional para a história possa parecer desnecessário, Mortal Kombat 11: Aftermath se mostra como um complemento perfeito para o jogo original devido ao contexto de viagem no tempo já apresentada no jogo anterior. Ele consegue tecer os personagens da DLC com os personagens existentes, embora muitos desses e favoritos dos fãs permaneçam em segundo plano o tempo todo. No final, a história em si não é absolutamente necessária para entender a história de Mortal Kombat 11 e provavelmente o futuro da série, mas é muito divertida e termina com mais provocações do que a original do que pode vir a acontecer.

Um complemento perfeito ao jogo original

Além da expansão da história, a DLC de Aftermath para Mortal Kombat 11 também vem com três novos personagens. Fujin e Sheeva já foram mencionados acima, que são personagens clássicos da série que as pessoas definitivamente queriam ver voltar. Não seria um lote de DLC típico de Mortal Kombat sem um personagem alheio ao universo do game, e dessa vez esse é o RoboCop.

Fujin in-game em Aftermath - imagem: Divulgação
Fujin in-game em Aftermath - imagem: Divulgação

Fujin, o deus do vento e irmão de Raiden, fez sua estréia jogável em Mortal Kombat 4. Embora parecesse que ele seria um personagem importante, ele só foi jogável em outro jogo entre 4 e 11, o Mortal Kombat Armageddon. Desde seu retorno em Mortal Kombat X como um NPC no modo história, as pessoas esperavam vê-lo receber o destaque que ele merece, algo que a NetherRealm definitivamente fez aqui. Como o Deus do vento, Fujin é essencialmente um dobrador de ar, com controle de todo o ar ao seu redor. Ele também tem uma besta e uma espada, fazendo dele um personagem bastante equilibrado. No entanto, para alguém com controle do vento, Fujin pode se sentir um pouco lento e quase rígido às vezes quando faz a transição entre ataques, então é necessário se acostumar com isso no começo..

Sheeva vs RoboCop em Aftermath - Imagem: Divulgação
Sheeva vs RoboCop em Aftermath - Imagem: Divulgação

Comparado a Fujin, Sheeva tem sido jogável há um pouco mais de tempo desde a sua estreia em Mortal Kombat 3, com sua aparição mais recente sendo apenas dois jogos atrás. Sendo um membro da mesma raça de Goro, Sheeva é uma favorita dos fãs e ainda é muito divertida de usar dessa vez. Os quatro braços de Sheeva fazem dela uma força a ser reconhecida em batalha, pois ela pode quase rasgar os membros dos jogadores com relativa facilidade. Para alguém tão grande, ela também é muito rápida e pode derrotar rapidamente inimigos em longas seqüências de ataques e combos. Considerando que este jogo nem sequer tinha Goro jogável, a adição de Sheeva é ainda melhor e ajuda a agregar valor a essa expansão de DLC.

A NetherRealm Studios tem sido uma das melhores do ramo em trazer personagens crossover de terceiros nos últimos títulos, como Freddy Krueger em Mortal Kombat 9. Mortal Kombat 11 já adicionou personagens de terceiros como Joker, Spawn e Terminator como personagens jogáveis, o que torna o personagem mais recente, o RoboCop, um ajuste perfeito para a lista. Eles não apenas adicionaram o RoboCop, mas fizeram Peter Weller voltar a dublá-lo aqui para a experiência autêntica. Ter RoboCop no jogo já seria bom o suficiente, mas ele também é muito divertido de jogar. O RoboCop é definitivamente um personagem mais lento, exatamente como deveria ser, mas também pode causar grandes danos muito rapidamente. Além de estar equipado com sua arma, ele também possui um canhão de assalto e lança-chamas que podem atravessar os inimigos. O RoboCop não é apenas um ótimo complemento por conta própria, mas agora os jogadores podem finalmente ter a tão esperada luta entre RoboCop e o Terminator depois de todos esses anos.

O preço bem salgado

Independente de todos os pontos positivos da expansão Aftermath, se trata de uma expansão cara que se aproxima de um valor de um game completo. Por R$159,99 nos consoles e R$129,99 para PC, Aftermath não é para todos os bolsos. Quem deve decidir se o investimento vale o conteúdo é você, claro, porém essa DLC segue sendo um lançamento com praticamente somente pontos positivos, principalmente para quem é muito fã do clássico jogo de luta. Aftermath está disponível também em dois pacotes diferentes, um bundle com a outra DLC Pacote de Combate por R$199,00 e a versão Kollection que inclui tudo isso e o game base por R$249,00 nos consoles. A versão Kollection sai por R$199,99 na Steam.

Conclusão

Mortal Kombat 11 segue a tendência de DLCs sem história nova após o lançamento da série Mortal Kombat com a expansão Aftermath. Quer dizer, há sim história, mas não uma continuação direta da história principal. Focar nos personagens novos e antigos de DLCs na história foi uma decisão fantástica, permitindo que o enredo pareça novo e que valha a pena jogar. Combinando isso com os três novos personagens de Fujin, Sheeva e RoboCop, Mortal Kombat 11: Aftermath, sem dúvida, fará pessoas retornarem ao jogo por muitas mais horas de gameplay. Isso ainda sem nem mencionar a atualização gratuita que trouxe Amizades e novos estágios entre outras adições, por isso é certamente um ótimo momento para ser um fã de Mortal Kombat agora.