Windows 8: Versões existentes e suas limitações

Você sabe quais as versões de Windows 8 existem? Windows 8 RT, Windows 8 e Windows 8 Pro são as versões disponibilizadas pela Microsoft para seus usuários. Veja o que cada uma delas tem a oferecer

Por | @marciobohrer Windows

Você já usou o Windows 95, certo? Se não, você pode ter uma ideia de como ele era, simplesmente utilizando o Windows 7, por exemplo. O sistema de janelas, a interface, por mais que tenha sido melhorada conforme o passar dos anos com as atualizações da Microsoft, é muito semelhante ao revolucionário Windows 95.

O Windows 8 iniciou suas vendas no Brasil em outubro do ano passado, uma radical melhoria na história dos sistemas operacionais logo no ano em que o Windows completou 27 anos desde sua primeira versão. A ideia inicial do novo SO é a unificação das interfaces de smartphones, tablets e PCs utilizados com Windows 8. De outubro para cá, mais de 60 milhões de licenças foram vendidas pela Microsoft. A informação é de Tami Reller, Diretora de Marketing do Windows durante da CES 2013.

Rumores existem sobre a quantidade de versões que o SO deverá ter em sua “era”, e até substitutos já foram “criados”. Mito ou verdade vamos listar aqui as versões que já temos disponíveis no site da Microsoft.

A interface do novo sistema operacional é bonita, rápida é personalizável com contatos, aplicativos e sites preferidos. Ele pode ser manuseado tanto com toque como com os tradicionais teclado e mouse. No entanto há algumas diferenças importantes entre as versões Windows RT, Windows 8 e Windows 8 Pro.

Vejamos a lista:

Windows RT (Run Time)

 O Windows RT não é mais uma versão do Windows, ele é idêntico ao Windows 8, só que voltado exclusivamente para os aparelhos portáteis como os tablets com microprocessadores ARM. A diferença entre o Windows 8 e o RT é que o segundo não opera no modo desktop e tem incompatibilidade total com os programas atuais para Windows.

Windows 8: Versões existentes e suas limitações

Ele virá apenas pré-instalado em dispositivos com microprocessamento ARM, roda apenas aplicativos disponíveis no Windows Store e não contém quase nenhum recurso corporativo. Algumas ferramentas como o Microsoft Office estarão disponíveis otimizadas para dispositivos touch. A ressalva é este SO deverá ser exemplo de rapidez e consumirá menos bateria do aparelho.

Windows 8

 Este virá pré-instalado em novos tablets, celulares, notebook, desktops e computadores all-in-on.  Diferentemente do RT, ele vai poder rodar programas que funcionam no desktop além dos adquiridos na Store.

Windows 8: Versões existentes e suas limitações

Alguns programas fabricados por desenvolvedores diversos não puderam ainda se moldar ao novo sistema Metro do Windows 8, outros simplesmente não querem. Neste caso, o layout passará a rodar (durante a execução do determinado programa, como o iTunes ou o Adobe Photoshop), no desktop tradicional do Windows 7.

Veja o vídeo (em inglês)

Windows 8 Pro

Esta é a versão completa do sistema com todas as vantagens do Windows 8 além de excelentes recursos de rede e criptografia de dados. Para instalar o Windows 8 Pro, você precisa estar utilizando o Windows XP SP3, Windows Vista ou Windows 7.

Funciona em Tablets, All-in-on, Ultrabooks. É possível instalar o Windows 8 no mesmo hardware onde está o Windows 7 ou vista, pois, ele utiliza o mesmo hardware utilizado nos demais sistemas, com isso, o usuário poderá utilizar os mesmos programas já usados com o Windows antigo.

Windows 8: Versões existentes e suas limitações

A nova atração do Windows 8 é justamente o interface Metro, porém a Microsoft faz questão de destacar que a área de trabalho tradicional do Windows 7 estará disponível “como sendo um dos muitos aplicativos que você pode executar no Windows 8. Na área de trabalho, você verá todas as configurações, os dispositivos e os recursos que usava no Windows 7, e poderá também executar os aplicativos da área de trabalho que executava no Windows 7”, segundo o site da Microsoft.

Logando sua conta do Microsoft no Windows, as configurações e preferências estabelecidas pelo usuário estarão disponíveis novamente, independente da plataforma que ele estiver utilizando: tablet, smartphone e PC.

O menu Metro do Windows 8 pode ser facilmente adaptado aos serviços favoritos do usuário, como Hotmail, Messenger, Facebook, LinkedIn, Twitter e outros. Além é claro de acessar as fotos e documentos sincronizados pelo SkyDrive, Flickr, etc.

As limitações desta versão estão centradas mesmo na forma em que alguns softwares como programas não pertencentes à Microsoft que terão que funcionar na antiga área de trabalho já conhecida do Windows 7.

Alguns fabricantes de games também criticaram a Windows Store por conta de ter que ser aprovado pela Microsoft para contar com seus serviços na Store. Como todos os novos Sistemas Operacionais, sempre haverá prós e contras até que todos estejam usando as vantagens do novo Windows 8. 

Mais sobre: guiadowindows8 windows 8 windows
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo