Instalando o ambiente de funcionamento PHP

Aprenda a instalar o servidor web. Neste tópico mostramos como instalar o WAMP, MAMP e LAMP, no Windows, Mac e Linux respectivamente. Mostramos também quais programas utilizamos para fazer os códigos.

Por | @nmuller99 Programação

Antes de começarmos a realmente por a mão na massa e nos códigos de PHP, precisamos instalar nosso ambiente de trabalho, como a IDE ou programa que vamos usar para escrever os códigos, assim como nosso servidor web. Neste post vamos mostrar quais programas utilizar e quais os servidores web podem ser usados para trabalhar da melhor forma possível, que seja mais fácil de operar e que não tenha problemas ao ser instalado. 

Programas para programar PHP?

Para programar existem diversos programas hábeis para fazer a tarefa. Você pode usar desde o bloco de notas ao Netbeans, por exemplo. Quais as diferenças entre eles? Eu diria que a principal diferença entre eles é o quanto o programa lhe auxilia para trabalhar. Tem programas com auto-complete que ao digitar um pedaço de código já lhe indicam a função ou método a ser usado, quais são os parâmetros a serem usados e qual o retorno desta função. Isto pode ser de grande valia quando se passa horas e horas em cima de códigos. Além de eles interpretarem o código em tempo real e lhe informar onde existem erros para serem corrigidos. 

O que eu uso para trabalhar? 

Hoje na empresa usamos o Netbeans. Por que usar ele? Um dos motivos é pelo fato de  termos o controle de versões que permite programar entre vários usuários o mesmo código em máquinas separadas e depois juntar todos os códigos em um só. No nosso caso aqui do Guia, inicialmente não será necessário gravar versões de códigos pois eles são para aprendizado e você pode os guardar no seu computador mesmo. Além do controle de versões, o Netbeans fornece um controle de projetos, onde você pode criar projetos separados e trabalhar com os códigos daquele projeto, é uma forma de organizar o trabalho. 

Instalando o ambiente de funcionamento PHP

O Netbeans pode ser baixado pelo link: netbeans.org/downloads/. Baixe apenas a versão em PHP. Este programa pode ser usado para diversas linguagens, a principal é Java, mas o PHP é nativo já faz alguns anos. Ele está disponível para Windows, Mac, Linux e Solaris.

Outros programas: 

Além do Netbeans, podemos usar outros programas que fazem o mesmo serviço dele. No Windows eu costumava usar bastante o NotePad++ (notepad-plus-plus.org/download/v6.2.2.html), muito bom, com suporte a PHP e muito leve de ser usado. No Mac eu uso junto com o Netbeasn o TextMate (macromates.com/) (trial), que é bom e tão leve quanto o NotePad++. No Linux ainda não tive experiência suficiente para indicar algum programa. Como uso pouco o sistema, coisas básicas eu altero no próprio VIM.

O servidor Web

Podemos usar um servidor local para testar nossos códigos ou enviar para o FTP de um servidor web online e testar usando um domínio. Qual a minha preferência? Prefiro instalar um servidor web local, para poder testar mais rápido sem precisar subir arquivos para FTP, assim basta salvar o arquivo, abrir seu navegador e acessar localhost/seuarquivo.php. Simples e fácil. 

Eu preciso instalar estes programas?

Se você tem conhecimento de servidor, pode instalar eles em separado, compilando no Linux ou Mac ou instalando os servidores em separado no Windows. Sem problema algum, porém o resultado deve ser uma página localhost acessível. 

Ou ainda se você estiver sempre conectado a um servidor FTP e quiser fazer estes uploads de arquivos não há problema algum. Assim este post está completo para você.

Agora se preferir instalar o servidor, existem 3 servidores que são de fácil instalação, para windows, linux e mac. Precisamos instalar um servidor web (apache será a nossa escolha), um servidor de banco de dados (MySQL será a nossa escolha) e o servidor de PHP é óbvio. Para as três plataformas existem instaladores fáceis, que com alguns botões “avançar” você instala tudo e fica pronto para usar. Em ambos os casos, você vai executar os arquivos pelo navegador usando o localhost. Pode ser configurado de outra forma com qualquer nome, bastando adicionar no arquivo HOSTS (que controla os DNSs do computador) e dando uma entrada de DNS no arquivo VHOSTS do apache, isto porém já é um pouco mais complicado de fazer, vamos deixar para os tópicos mais avançados que faremos daqui alguns posts a frente. 

Bom no Windows existe o WAMP (windows, apache, mysql e PHP) que é um servidor completo de fácil instalação e que hoje deve ser usado pelo menos por 95% dos usuários de php no windows. O mesmo vale para o MAC, porém o nome é MAMP, e no linux existe o LAMP. Todos praticamente iguais mudando apenas o sistema operacional.

Instalando o WAMP server:

Postamos no dia 4 de novembro de 2011 uma vídeo aula aqui no site ensinando a instalar o WAMP server. Apesar de o vídeo ter mais de um ano pode ser usado sem problemas, pois o instalador atual não mudou praticamente nada, o que mudou foram as versões dos sistemas. O vídeo foi criado para o curso de HTML e CSS aqui do site. O Wamp pode ser baixado neste link: (www.wampserver.com/en/)

Vídeo e instalação:

Com o resultado da instalação, você será capaz de acessar o endereço localhost/ e abrirá uma página padrão do Wamp. Se encontrar algum problema com a instalação do Wamp, desinstale tudo e faça novamente. Tendo pronta a instalação, este post está completo e você já sabe instalar seu servidor web em seu computador. 

Instalando o MAMP no MAC:

Para instalar o MAMP no Mac é mais fácil que instalar o Wamp no Windows. O Mamp, basta você fazer download dele no link: (www.mamp.info/en/index.html). Ele tem uma versão paga e uma versão free. Vamos usar a versão gratuita aqui neste tópico. Depois de feito o download, um arquivo .dmg, dê um duplo clique sobre ele, abrirá uma tela para você concordar os termos de uso. Depois de concordar, vai abrir a tela abaixo, para que você arraste a pasta do MAMP para os aplicativos, conforme abaixo:

Instalando o ambiente de funcionamento PHP

Devidamente instalado, abra ele nos aplicativos. Você precisa fazer uma configuração para que ele funcione corretamente conforme nossos próximos posts. Ao abrir, ele vai pedir a sua senha para autorizar rodar o servidor Apache. Coloque sua senha e aguarde. O Mamp aberto terá esta tela: 

Instalando o ambiente de funcionamento PHP

Clique sobre o botão Preferences... Vá até a guia Ports. No campo Apache Port digite 80 (a porta padrão do servidor). E no MySQL Port digite 3306 (também padrão do MySQL). Conforme tela abaixo:

Instalando o ambiente de funcionamento PHP

Pronto, o Mamp está em perfeito funcionamento. E este post está completo e você já sabe instalar seu servidor web em seu mac. 

Instalação do LAMP:

Vamos fazer a instalação do LAMP no Ubuntu 12.04. Apesar de parecer complicado para algumas pessoas de fazer instalação no Linux, é bem pelo contrário. No linux basta aplicar este comando:

sudo apt-get install lamp-server^

Note que o ^ (acento circunflexo), não é um erro de digitação e precisa estar no comando. Depois de instalado o LAMP, faça a instalação do PHPMyAdmin que será o nosso gerenciador de banco de dados, usando o comando abaixo:

sudo apt-get install phpmyadmin

Agora sim, já deve estar em funcionamento o seu http://locahost 

Concluindo

Este post lhe mostrou o principio de instalação do seu servidor web e também que programas utilizar para desenvolver seus códigos. Mostramos como fazer a instalação básica dos servidores web, deixando-os pronto para operar. No próximo tópico do Guia de  PHP vamos começar a por a mão na massa, desvendando o que são variávies, constantes e arrays. Fazendo algumas interações entre as variáveis e dando os primeiros passos com a programação.

Espero que tenham conseguido absorver as informações aqui postadas. Se tiverem dúvidas comentem.

 

Mais sobre: guiadophp php wamp
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo