Como desativar/ativar o Windows Update

Saiba como desativar e/ou ativar novamente o Windows Update, permitindo que ele faça downloads automaticamente ou espere sua autorização.

Por | @alexscs Windows

Muitas pessoas, quando desligam o computador, se deparam com uma mensagem dizendo: “Instalando atualização X de Y.” Mas o que é isso? Como foi acontecer?

O Windows Update é um recurso da Microsoft para que o sistema operacional continue sempre atualizado. E isso significa, na maioria das vezes, baixar e instalar atualizações sem o conhecimento do usuário, graças a sua automatização. Com isso, a pessoa algumas vezes tem de esperar vários minutos até desligar totalmente seu computador ou inicializar novamente o trabalho.

Para evitar situações como essa você pode configurar seu Windows Update para que não realize download nem instalação sem sua permissão. Vejamos como fazer isso:

DESATIVANDO O WINDOWS UPDATE

Clique no Menu Iniciar > Todos os programas. Serão exibidas várias opções. Uma delas é o Windows Update. Clique nele;

Como desativar/ativar o Windows Update

No menu do lado esquerdo, clique em “Alterar configurações”;

Como desativar/ativar o Windows Update

Agora, em “Atualizações importantes”, escolha “Nunca verificar se há atualizações”. Isso vai desativar a procura do Windows Update por novas atualizações. Desmarque também a caixa logo abaixo, de “Atualizações recomendadas”. Clique em OK.

Como desativar/ativar o Windows Update

Pronto! O seu Windows Update está desativado e não fará mais downloads nem instalará nada até que seja configurado novamente.

ATIVANDO O WINDOWS UPDATE

Siga os mesmos passos do começo (Menu Iniciar > Todos os programas > Windows Update > Alterar configurações) para chegar na configuração do Windows Update.

Você tem três opções:

1 – Que o sistema verifique novas atualizações, mas não baixe nem instale. Ele vai lhe avisar quando houver algo novo e você escolherá quando baixar e quando instalar.

2 – Que o sistema baixe automaticamente as atualizações quando elas estiverem disponíveis, mas você escolhe quando instalá-las.

3 – Que o sistema baixe automaticamente as atualizações e instale as mesmas em um dia/horário que são pré-definidos nesta mesma janela.

Também, marque a opção de “Atualizações recomendadas”, para que a Microsoft lhe sugere. Após, clique em OK.

Como desativar/ativar o Windows Update

Pronto! Suas configurações foram definidas e o Windows Update já está ativo novamente!

Mais sobre: windows, dicas
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar