Como usar Windows no Mac sem máquina virtual

Aprenda a usar Windows no seu Mac instalado no HD sem ser máquina virtual, ou seja, nativo. Você pode usar ambos os sistemas, Mac OSX e Windows no mesmo computador. Com o Boot Camp você pode fazer dual boot no computador e abrir qual sistema operacional você deseja.

Por | @nmuller99 Windows

Para usuários de Mac a muito tempo pode até parecer estranho alguém querer utilizar Windows em um Mac. Para quem esta migrando de plataforma pode ser uma saída. Se você ainda está preso a programas que somente rodam em Windows, o programa Boot Camp pode ser uma solução viável, pois lhe permite instalar no Mac o Windows nativamente, ou seja, como se fosse instalado em um PC normal. Assim você mantém a mesma performance do sistema operacional no mac. 

Como usar Windows no Mac sem máquina virtual

Você pode executar o sistema operacional do Windows no Mac em velocidade nativa, sem a redução de desempenho que normalmente acompanha a emulação de software e "máquinas virtuais". Os aplicativos do Windows têm acesso total aos múltiplos processadores e núcleos, gráficos 3D acelerados e redes e portas de alta velocidade, como USB, FireWire, Wi-Fi, AirPort e Gigabit Ethernet, bem como drivers de áudio de Bluetooth.

O software de suporte do Boot Camp para Windows que permite usar esses recursos pode ser obtido por download da Apple. Se você estiver usando o Mac OS X 10.5 ou Mac OS X 10.6, o software de suporte do Boot Camp está no DVD de instalação do Mac OS X. Após a instalação do Windows ser concluída e você inserir a unidade flash ou disco de instalação contendo o software de suporte do Boot Camp (enquanto inicializado no Windows), ele é automaticamente instalado no Mac.

O Boot Camp é compatível com o Microsoft Windows XP com Service Pack 2, Windows Vista ou Windows 7 (requer o Mac OS X 10.6 ou posterior e o Boot Camp 3.1 ou posterior). 

 

Windows 64 bits:

Veja abaixo os Macs que suportam 64 bits do Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional ou Windows 7 Ultimate usando Boot Camp:

  • MacBook Pro (início de 2011) e posterior
  • MacBook Pro (Retina, meados de 2012)
  • MacBook Air (final de 2010) e posteriores
  • iMac (meados de 2011)
  • Mac mini (meados de 2011)

Importante: O Assistente do Boot Camp cria uma partição exclusiva para o Windows sem apagar as informações existentes do Mac OS X.

Após a instalação, você pode alternar entre o Windows e o OS X segurando a tecla Opção (Alt) na inicialização. Ou use o painel de controle Disco de Inicialização no Windows (instalado com o software de suporte do Boot Camp) ou as preferências do Disco de Inicialização do Mac OS X para definir o sistema operacional padrão que será usado sempre que o computador for iniciado.

 

Requisitos para instalar Windows no Mac

Para usar o Boot Camp, é necessário:

  1. Um computador Mac Intel com um teclado integrado ou USB e um trackpad integrado ou mouse USB.
  2. Mac OS X 10.5 ou posterior.
  3. As atualizações de firmware mais recentes disponíveis para seu Mac.
  4. Ao menos 10 GB (para Windows XP ou Windows Vista), 16 GB (para Windows 7 de 32 bits) ou 20 GB (para Windows 7 de 64 bits) de espaço livre no disco de inicialização (partição única).
  5. A versão completa em disco único do Windows 7 (somente para o Mac OS X 10.6 ou posterior), Windows Vista, Windows XP Home Edition ou Professional com Service Pack 2 ou posterior. O Boot Camp não inclui o Windows. Você deve ter seu próprio disco de instalação devidamente licenciado. Nota: O OS X Lion é compatível apenas com novas instalações do Windows 7.
  6. Assistente Boot Camp (localizado em /Aplicativos/Utilitários/).

 

Antes de instalar o Boot Camp

Antes da instalação, execute as seguintes etapas:

  1. Sempre faça um backup de dados importantes antes de qualquer instalação de software.
  2. Atualize seu Mac Intel para a versão mais recente do Mac OS X. Use a Atualização de Software no menu Apple () para procurar o software mais recente.
  3. Faça download e instale as atualizações de firmware mais recentes disponíveis para seu Mac. Siga as instruções na tela para concluir a instalação do firmware.

 

Instalando o Boot Camp

Preparando o Mac:

  1. Faça login de administrador no seu Mac, saia de todas os programas, deslogue de todos os usuários que estiverem ativos.
  2. Vá para o menu Apple () > Atualização de software.
  3. Instale todos os updates disponíveis. Se precisar reiniciar o computador, faça antes de instalar o BootCamp. 
  4. Vá novamente para a atualização de software e veja se ainda não ficou nada pendente. Se precisar de informações adicionais acesse: www.apple.com/support/bootcamp.

Com estas atualizações seu mac já terá o Boot Camp instalado, se já não tinha.

Log in to an administrator account on your computer, quit all open applications, and 
log out any other users on your computer.
2 Choose Apple () > Software Update.
Install all available updates. If your computer restarts after installing an update, choose 
Apple () > Software Update again to install any additional updates.
3 Go to www.apple.com/support/bootcamp and check whether you need additional 
updates.Log in to an administrator account on your computer, quit all open applications, and log out any other users on your computer.2 Choose Apple () > Software Update.Install all available updates. If your computer restarts after installing an update, choose Apple () > Software Update again to install any additional updates.3 Go to www.apple.com/support/bootcamp and check whether you need additional updates.

 

Preparando seu mac para a instalação do Windows:

O assistente do Boot Camp auxilia no preparo do seu Mac para receber o Windows, criando uma nova partição e iniciando o instalador do Windows. Você pode opcionalmente ter uma cópia do Windows em uma imagem ISO em um pendrive, assim instalar o windows no mac a partir de um pendrive.

Passo 1: Abra o assistente Boot Camp, na pasta de utilidades. 

Como usar Windows no Mac sem máquina virtual

 

Passo 2: Após aberto, prossiga com o passo a passo:

Como usar Windows no Mac sem máquina virtual

 

Passo 3: Você pode configurar o tamanho da partição que quer deixar para o Windows, conforme tela abaixo:

Como usar Windows no Mac sem máquina virtual

 

Passo 4: Depois de escolhido o tamanho da partição, o sistema vai formatar esta partição do Windows. 

Passo 5: Insira o disco de instalação do Windows 7 na unidade de disco ou então no USB se for fazer por pendrive e clique em Instalar.

Passo 6: O assistente do Boot Camp vai criar a partição, reiniciar o Mac e abrir automaticamente o Instalador do Windows. Agora é só seguir os passos de instalação do Windows. Depois de instalado, você só pode escolher o sistema que quer abrir usando a tecla Opção (Alt) na inicialização. 

 

Atenção:

Apesar deste ser um processo aparentemente simples, de prosseguir alguns passos, é um processo complicado. Se você não tem confiança suficiente para fazer o processo, peça auxílio para seu técnico de confiança. 

 

Guia de instalação:

A Apple fornece um guia de instalação do Boot Camp, que deixamos em anexo (botão abaixo) para que você possa seguir os passos:

Como usar Windows no Mac sem máquina virtual

Mais sobre: mac windows
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter