Windows 8: Processo de Adaptação

No segundo dia, confesso que já não me sinto tão desconfortável na utilização do novo Menu Iniciar, que por sinal me faz refém. O Desktop se tornou opcional, está entre os Aplicativos e quase não é utilizado, só recorro a ele para acessar a Internet e lá pro final do artigo vou explicar o motivo.

Por | @priorandre Windows

No segundo dia, confesso que já não me sinto tão desconfortável na utilização do novo Menu Iniciar, que por sinal, me faz refém. O Desktop se tornou opcional, está entre os Aplicativos e quase não é utilizado, só recorro a ele para acessar a Internet e lá pro final do artigo vou explicar o motivo.

Por falar no Menu Iniciar, ele é a segunda tela que está acessível depois do boot do Sistema. Antes dela só temos uma tela inconveniente para PC’s: a famosa “Slide to Unlock”, que te chateia tanto na hora de ligar, quanto na hora de desligar.

Algum destes motivos podem ter feito a Microsoft mantê-la nos desktops:
-Provar que o Windows 8 é o sistema de boot mais veloz;
-Passar a sensação de futuro para quem nunca usou um celular ou Caixa Eletrônico nos últimos anos.

Infelizmente não é possível capturar esta tela com PrintScreen, já que o sistema está instalado no meu disco principal, mas acredito que vocês vão enjoar de vê-la em uma semana de utilização, vão me agradecer depois.

Para o meu computador o boot foi em aproximadamente 7 segundos. Meu Hardware é razoável, com certeza em um conjunto mais potente este tempo é reduzido. Nunca relacionei velocidade de boot ao desempenho do Sistema Operacional, se você promove corrida: “Linux X Windows X Mac OS”, vá para a televisão que liga na hora!

Windows 8: Processo de Adaptação




Aplicativos.

 

 

Messaging:



Cumpre o que promete, possibilita a troca de mensagens entre os usuários que estão no aplicativo “People”, que provavelmente é um aplicativo separado para não ferir os direitos legais das mídias sociais.
Buscamos soluções mais baratas de comunicação e fatalmente o Messaging será um aliado da Microsoft na conquista deste público em equipamentos móveis. Funciona como um Gerenciador de Mensagens de Texto para Contatos Online/Offline.
A única questão que desagrada, é ficar em dúvida se você realmente se mantêm online quando o aplicativo passa para o segundo plano, que fica offline conforme sua falta de atividade.

Windows 8: Processo de Adaptação


Windows 8: Processo de Adaptação

 

People:


Por si só, não passa de uma lista de contatos geral. Todos os seus amigos serão abduzidos para o aplicativo que fará também o serviço de reunir a informação para um único cartão de apresentação da seguinte maneira: Reúne as informações do contato, extraídos das suas credenciais e agrupa em uma única fonte de dados. Para ilustrar, vou utilizar o contato de uma amiga de trabalho existente no aplicativo People. A Francine Ramos trabalha com Literatura e Tecnologia Educacional, possuí diversos apontamentos na Internet, como Blog, Publicações, Redes Sociais e Canais de Contato. Neste caso, o aplicativo People conseguiu provar sua eficiência e definiu bem o contato em seu cartão.

Windows 8: Processo de Adaptação



Não estou divulgando fotos deste aplicativo pois estaria expondo muitas informações pessoais e de meus amigos.

Finance:


Aplicativo para você empreendedor/investidor/acionista e derivados. Não sei avaliar se realmente é útil, desconheço a fonte das informações que saltam na janela de notícias. É bom ter cautela com o que se vê na Internet, em 2011 vimos grandes "lorórtas" reerguerem empresas quebradas que anunciaram produtos revolucionários. A estrutura do aplicativo é praticamente padrão com a dos outros, mas se apresenta um pouco mais requintado. Provavelmente por ser destinado à um grupo seleto.

Windows 8: Processo de Adaptação

 

Internet Explorer 10


A versão do I.E. 10, encontrada no Desktop segue a estrutura da anterior, ocultando certos menus para aumentar o espaço da Web Page na tela, já que a opção “FullScreen – F11” continua causando fobias. Destaco que o Navegador reponde bem ao HTML5 mas peca no funcionamento de tecnologias mais antigas. Detalhe importante que o mesmo navegador não preocupou-se em preservar quando acessado diretamente pelo Menu Iniciar! O FullScreen fica habilitado o tempo todo e o menu (Abas e barra de endereço) só aparece quando clicado com o botão direito do mouse. Além disso, é ainda menos compatível que a versão existente no Desktop. Não bastando a quantidade de mudanças, quando fui inserir anexo em um email, tomei um susto. O Windows Explorer na cor preta e em tela cheia, mais atrapalhava do que ajudava na obtenção do arquivo.

Windows 8: Processo de Adaptação

 

Conclusão do Segundo Dia.


Monitores Widescreen grandes são fundamentais para uma boa experiência. O tempo todo é necessário usar a rolagem lateral. Aonde foi parar o Skype? Crescia como uma fonte gratuita para ligações entre equipamentos conectados à Internet! Item fundamental em Smartfone, Tablet e computadores de todo gênero. Quando será integrado ao Sistema? A Microsoft adquiriu o Skype em Maio de 2011, por um preço exorbitante, não dá mais para pensar pequeno, eles têm uma grande arma para dominar as informaçãos e estão cheios de bala no pente. Se conseguirem integrar o comunicador ao aplicativo “People”, vão causar um colapso nas odiadas empresas de telefonia móvel. Deixando consigo uma idéia imoral: MONOPÓLIO.

Mais sobre: guiadowindows8 windows8 microsoft
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter