Windows 8: Instalando o windows 8

Conhecendo o novo Windows do ponto de vista "usuário". Sejam bem-vindos ao inicio da saga dos meus primeiros dez dias de utilização no Windows 8. Esta é a primeira postagem de uma série de dez artigos que farei no intuito de resumir minha experiência pessoal com o novo S.O.

Por | @priorandre Windows

Sejam bem-vindos ao inicio da saga dos meus primeiros dez dias de utilização no Windows 8. Esta é a primeira postagem de uma série de dez artigos que farei no intuito de resumir minha experiência pessoal com o novo S.O.

Ontem chegando ao trabalho, certo amigo disse ter instalado o Windows 8, que até o momento eu só havia acompanhado em Reviews na Internet. Adoro tecnologia, mas normalmente não costumo me arriscar com pioneirismo de Sistemas Operacionais em Desenvolvimento, mesmo porque somos obrigados a aceitar riscos de hardware e software já previstos em um contrato onde assinalamos: “Sim, estou de acordo”.

A curiosidade me consumiu. Coloquei de lado o amor pelo Windows 7, que por sinal é ótimo! Para ser um cara descolado, da moda. Resolvi quebrar o paradigma pessoal e desta vez ir além: Escrever sobre algo novo e auxiliar quem quer dar esta “cambalhota para frente”. Desculpe a forma de expressão, mas não espere por mudanças simples no Windows 8, precisei reaprender até a clicar dentro do novo menu iniciar.

Sobre o Download e a Instalação

Para fazer o download da nova versão, basta procurar no site da Microsoft e fazer o Download. É interessante que você já utilize Software Original para evitar transtornos. Não tenho fotos do momento da instalação, mas acho que esta é a única coisa que você não deverá se preocupar. Isso se você souber o mínimo de Inglês, já que não temos o pacote de idiomas até o momento.

O Gerenciador de Instalação é simples e objetivo, as opções continuam as mesmas:

  • Instalar e manter os arquivos.
  • Formatar.
  • Instalar em outra partição do mesmo disco.


Optei por manter meus arquivos e sim, eles continuam onde deixei. Obviamente que isto não acontece com os programas da pasta Arquivos de Programas que costuma ser arquivada junto à pasta da instalação do Windows anterior. Interessante notar que programas que haviam sido instalados diretamente na raiz do disco rígido, continuam em funcionamento.

Durante a instalação que levou aproximadamente 20 minutos, o computador exibia uma breve descrição do que estava instalando “ Devices, Softwares, Updates” (e mais algumas coisas que ninguém comenta).

Eis que surge um peixe, formado por figuras geométricas. Seria o novo mascote? Prefiro a Clássica Janela/Bandeira.

Windows 8: Instalando o windows 8

 

Sobre os Aplicativos


Já com Windows instalado, algumas configurações básicas te amarram à serviços da fabricante. O Windows Live ID é de fato seu Passaport(e) para o sistema, que automaticamente conectará aos outros serviços que exigem credencias: Messaging, Mail, People, entre outros. Pode parecer redundante, mas vamos lá. Estes serviços mencionados são os NOVOS aplicativos encontrados no NOVO Menu Iniciar, onde o botão direito do mouse recebeu NOVAS funções.

Messaging é o aplicativo que em parceria com o People, possibilita chat com os contatos do MSN, Facebook e outros. Sua utilização acompanha a forma de comandos do Menu Iniciar e causa desconforto na primeira impressão, já que a há a necessidade de readaptação. Esta mudança se faz devido ao crescimento da tela sensível ao toque, que torna-se mais constante nos próximos anos.

Os aplicativos Music e Video, trazem conteúdo da internet além dos conteúdos existentes em seu disco rígido, com certeza poderemos comprar conteúdo.
O aplicativo Reader, veio para ler os arquivos “.pdf” .

Estes não são os únicos aplicativos, mas por hoje chega!

Windows 8: Instalando o windows 8

 

Conclusão do Primeiro Dia


A Microsoft lançou um sistema Hibrido que deverá se adequar a maior parte dos Equipamentos Atuais. Aproveitou a ocasião para impor seus serviços online de maneira inteligente (no menu principal com um único clique). Afastando assim os usuários de seus principais concorrentes diretos (serviços do Google). O momento anti pirataria dos Estados Unidos, muito por acaso, deverá ajudar o fortalecimento dos novos aplicativos do Windows, que preservam os direitos autorais.

Sinta-se à vontade para fazer comentários, mas preserve a boa educação. Até o próximo dia.

Mais sobre: windows8, microsoft, windows
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários