Você é daqueles que guarda um arquivo e sequer sabe onde ele foi parar depois quando procura? Fica lá correndo pastas e vai, vai, vai e nada de encontrar? Pois bem o Windows tem a ferramenta de busca, além de procurar nos arquivos, a busca ainda pode lhe ajudar a encontrar o que o conteúdo dos arquivos mostram, isto mesmo.

Digamos que você tenha digitado um pequeno texto e salvo o arquivo em um local onde não lembra mais, mas sabe que o título é “Eu gosto de comer chocolate”, pois bem faça a busca no Windows usando o título que você vai encontrar o arquivo.

Mas saiba que por padrão o Windows não traz esta opção ativa, pois torna a busca um tanto quanto mais lenta. Para ativar a busca, vamos seguir alguns poucos passos abaixo:

Passo 1 - acesse o Windows Explorer. Para isto vá em Iniciar -> Computador.



Passo 2 - Com a janela do windows explorer aberta, clique sobre o botão organizar -> opções de pasta e pesquisa, conforme imagem abaixo:


Passo 3 - Ao apertar sobre o botão abrirá uma janela com 3 guias, Geral, Modo de Exibição e Pesquisar. Clique sobre a aba pesquisar, e na caixa O que pesquisar marque a opção: Sempre pesquisar nomes de arquivos e conteúdo, conforme tela abaixo.


Como o aviso já mostra a busca pode demorar mais tempo para ser realizada, mas com certeza você terá um resultado melhor.

E chegamos ao fim deste tutorial, foi rápido simples e as dicas são boas para quem está começando.