Quais os riscos do Facebook já que ele é um sistema de gerenciamento?

Uma das febres da internet é o Facebook que desde o seu surgimento em 2004 vem ganhando proporções gigantescas e a cada dia uma multidão de novos usuários.

Por | @oficinadanet Carreira em TI

Uma das febres da internet é o Facebook que desde o seu surgimento em 2004 vem ganhando proporções gigantescas e a cada dia uma multidão de novos usuários. Todavia, esta ferramenta muito utilizada para troca de informações universitárias e propagandas de sites e negócios online, pode se tornar um inimigo dos direitos de privacidade.

Quais os riscos do Facebook já que ele é um sistema de gerenciamento?

Para quem não sabe ainda, o Facebook é uma rede social que gerencia conteúdo, que significa que qualquer usuário pode usá-lo. Os desenvolvedores estão sempre aprimorando, ou pelo menos, tentando aprimorar, criando novos recursos, mas, são exatamente nestes recursos que moram alguns dos perigos do Facebook.


Reconhecimento da face


Este é um dos aprimoramentos feitos pela equipe do Facebook, que possibilita melhor dinâmica no processo de tags, reportando amigos e informações. Funciona basicamente da seguinte maneira: quando o usuário faz o upload de sua imagem para o perfil, por exemplo, o Sistema Gerenciador de Conteúdo, tenta combiná-la com rostos dos amigos para que eles possam ser de forma simples direcionados e marcados. Automaticamente ocorre a figuração para a página do amigo e possibilita diversos visitantes com total acesso ao perfil. Neste processo são anexadas informações de ID pessoal do e-mail e de diversos amigos, podendo deixar uma enorme brecha para multidões de spans preencherem suas páginas. A capacidade que o sistema possui de por intermédio do ID guardar informações de e-mail´s, nomes de amigos seus e outros facilita o envio de Spam por hackers que encontram um verdadeiro paraíso para atuarem. Recentemente foi lançado na rede um vírus através de 2.300 e-mails enviados para amigos de um determinado contato e acabou afetando uma rede de lojas importante no Brasil.


Entendendo os perigos


Por ser um CMS de código aberto é muito simples para um hacker instalar um bug na rede e possibilitar a visualização de chats totalmente privados e até ver quais são os convites pendentes e aceita-los ou descartá-los. Recentemente até o presidente Obama alertou aos americanos, sobretudo, adolescentes, sobre os perigos do Facebook. Para aqueles que costumam participar de jogos e baixar aplicativos no Facebook o perigo é ainda maior, porque você disponibiliza algumas de suas informações sem ao menos saber. Talvez, esteja aí a explicação pela qual você recebe tantos e-mail´s comerciais não autorizados. O número de spams tem aumentado significativamente entre os usuários do facebook. Outro perigo nesta rede é que ela possibilita o acesso de um número maior de perfis falsos e com isso, você acaba tendo em sua lista vários amigos “fantasmas” que parecem alguém confiável e que você conheça, mas, no fundo é impossível saber quem é e o que faz. Recentemente foi desmascarado em Londres, um líder religioso brasileiro que utilizava tanto o Facebook, quanto o orkut, para estudar o perfil das pessoas e depois entregar às mesmas uma revelação em troca de dinheiro. Este é apenas um exemplo que dá conotação aos reais perigos desta rede social que tem até seus benefícios em termos de transculturação e globalização, mas, possui seus monstros.

Como o Facebook é uma das formas de anunciar empresas e empresários existe um perigo maior para quem tenta fazer algum contato comercial, haja à vista, que o interesse dos hackers aumenta significativamente. Um dos golpes clássicos que vem ocorrendo no Facebook é o envio de phishing onde você recebe um formulário com muita aparência doFacebook que lhe projetará para uma página que é similar a original, então, lhe pede os dados de login e após preenchido seus amigos e parentes recebem um monte de spams e até mensagens indecorosas. Esta página não necessita de login, na verdade ela é apenas uma projeção para captação de dados e não de reconhecimento. Você pode fazer o teste, caso receba, clicando em qualquer área. Este é um dos golpes mais comuns, porém, que ainda vitima muita gente que não avalia as informações e muito menos o certificado de segurança da página. A maioria dos técnicos em T.I acreditam que na freqüente busca por aumentar o maketing do Facebook os desenvolvedores manipulam informações e disponibilizam inclusive, para fins comerciais os dados dos usuários.


Perigos Tupiniquins


No Brasil existem vários casos de vírus desenvolvidos aqui e que ameaçaram ainda mais a segurança da renomada rede social. Um exemplo foi o worm, que na verdade é um programa muito similar ao vírus e que possui grande capacidade de proliferação de uma máquina para outra através única e simplesmente pelo IP. Vale ressaltar que este monstrengo da rede pode afetar twitter e orkut também! As avaliações sobre este vírus são muito atemorizantes para quem utiliza muito essas redes sociais, posto que, segundo a Kaspersky, empresa de segurança em TI, todos os dados de login do usuário são surrupiados e levados para um servidor mascarado que por sua vez craqueia e modifica às senhas. Este programa surge na área de chat do próprio Facebook e daí por diante vai ganhando espaço.


Conclusão


Portanto, você que é usuário do Facebook tome cuidado e esteja sempre atento a mensagens e propagandas do site. No mais é só continuar na rede se informando, criando amigos e globalizando-se! Vale lembrar que muitas empresas no Brasil só contratam pessoa, após conferir os perfis dos mesmos nas redes sociais, caso você seja muito voltado a divulgar fotos utilizando bebidas, obscenidade, entre outros fatores negativos à imagem, isso pode impedi-lo a conseguir firmar-se em algum emprego!

Mais sobre: facebook riscos guiafacebook
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo