SEO (Search Engine Optimization) trata-se nada mais do que deixar o seu site "bonito" pros sistemas de busca e fazer com que ele se diferencie de milhares de sites de bom gosto e bem elaborados, mas que recebem pouquíssimas visitas ou nenhuma. Tente evitar sites em flash e imagens que substituam o texto.

Mas você se pergunta: Se com os links patrocinados é tão rápido, porque SEO? Simples, é o mais barato! Pra não dizer de graça, porque demanda tempo e tempo é dinheiro! E os seus potenciais clientes preferem os resultados orgânicos de busca aos links patrocinados. Quem vende na internet sabe o quanto é difícil sustentar um site no ar sem vendas, principalmente quando não é você mesmo o Webmaster. Não é difícil ouvir gente dizendo que site pra empresa é luxo, ou que isso não adianta, que ninguém compra na internet, e um tanto de outros mitos e meias-verdades. Realmente, a porcentagem de pessoas que compram na internet cresce a cada dia, mas ainda tem muito pra melhorar.

Nos meus primeiros passos, quase desisti. Fiquei 3 semanas otimizando um site e nada de ver ele no Google. Pra piorar eu me aperfeiçoei no Google Webmasters e vi que o meu site aparecia nas pesquisas na 254ª posição pra mais! Foi aí que descobri que SEO demanda muito trabalho e tempo de espera (o que para nós é bom, porque diminui bastante a concorrência). Cerca de 2 meses depois do início do trabalho comecei a ver algum resultado e descobrir o quanto o Google Analytics e o Google Webmasters estão do lado dos apaixonados por SEO, através deles você sabe se suas mudanças surtiram ou não os efeitos desejados, sem falar nas diversas outras ferramentas que falaremos em outra oportunidade.

Pra começar tem que suar a camisa (ou os dedos!) e aprender mesmo! Eu tive que fazer um curso de HTML pra poder prestar um serviço mais profissional, e indico também aprender sobre CSS. Particularmente, considero estes os dois pilares da Otimização para Sites de Busca, sem falar que quando calculados, o tempo que se perde quebrando a cabeça é igual ou maior que o tempo de um curso online.

Outro ponto importante é que a otimização interna (OnPage) é apenas um passo. O menor deles. A parte mais difícil, sem dúvidas, é a otimização externa (OffPage). Na otimização OffPage, não adianta você colocar o link do seu site em um monte de outras páginas, como dizem aí pela internet, se o Google não considerar essas páginas como ‘boas’, isso pode até ser prejudicial pra saúde do seu web site. Se a página onde você colocar seu link for otimizada por meios considerados Black Hat SEO, você corre um risco enorme de ser penalizado junto com o site que está linkando pra você! E depois para pedir reconsideração junto ao Google dá um trabalho enorme!

Então como conseguir otimização OffPage? Nesse ponto há muita divergência. Eu defendo que a melhor maneira de se conseguir links de qualidade para o seu site, é com um bom conteúdo. Exemplo: você vende peças para computador pela internet; eu entro na sua loja virtual e vejo um artigo falando sobre como deixar o meu PC bala! Certamente eu vou colocar o link do seu site no meu blog e vou divulgar para meus contatos.

Seja para otimização SEO, loja virtual ou na vendinha ali da esquina, a divulgação boca a boca (ou e-mail a e-mail) ainda é a melhor publicidade! Capriche no seu conteúdo, tome cuidado com as repetições e com os spams, seja profissional e principalmente: não pense só nos robôs do Google, pense também em quem vai ler o seu web site.

Por fim, minha maior dúvida: Porque só falam do Google? Cadê os outros sites de busca? Porque só o Google interessa! A maioria das pessoas usa o Google, depois vem o Yahoo, Bing e outros milhares. Mas ninguém vai buscar por lá. Se você está tendo trabalho pra otimizar, então é pra ficar no meio dos grandes!

Boa sorte e nada de Black Hat Seo. Sem malandragem pra chegar ao topo!