Já falamos anteriormente um pouco sobre os anúncios PPC (pague por clique, ou pay-per-clik) e a importância deste tipo de publicidade para os negócios online. O objetivo deste tópico é entendermos um pouco mais sobre esta ferramenta. Primeiramente, é importante ressaltar que este tipo de técnica está muito mais relacionados com técnicas de publicidade do que com técnicas de SEO.


Anúncios PPC podem ajuda nas técnicas de SEO?


Esta é uma das perguntas que muitos desenvolvedores se fazem, ou ainda fazem em fóruns d discussões. Muito se fala e discute sobre este assunto, mas muitas informações acabam sendo desencontradas. É bom então deixarmos algumas coisas bem claras em relação aos anúncios PPC e as maneiras de otimização das páginas para os buscadores.

Primeiramente, anúncio PPC não é uma técnica de otimização. Isso porque os benefícios de um anúncio só funcionam efetivamente enquanto estiver sendo pago. No momento em que você parar de colocar dinheiro em sua conta do Google, esta ferramenta parará de trazer mais visitantes para sua página. Isso é um fato.

Agora, qual seria a função primordial de toda técnica de propaganda, não apenas online mas offline também? Divulgação! Ou seja, quando você faz um anúncio de sua página na internet, consequentemente você estará promovendo uma ação de divulgação. Essa ação trará novos visitantes, que poderá ser fidelizados ou não (de acordo com a relevância de seu conteúdo para ele), e consequentemente esse visitantes fidelizados poderão trazer outros visitantes para sua página, e assim o efeito de retorno pode se estender mesmo depois do encerramento de sua campanha.

As técnicas de SEO por sua vez, visam deixar sua página sempre otimizada para os buscadores, e como já falamos anteriormente, é necessário um conjunto das mesmas, mas se alguma das ações parar, as páginas poderão continuar sendo bem rankeadas pelo Google. Portanto, um anúncio PPC pode aumentar sim o número de visitantes de sua página, mas não necessariamente sua página será bem rankeada por causa desta ação. Mas isso está longe de dizer que um anúncio PPC pode não ser efetivo.


Como montar um anúncio PPC


O Google domina este tipo de ferramenta no mundo. Para iniciar uma campanha de PPC pelo Google, os usuários deverão entrar na página do Google Adwords. É importante que se o usuário estiver usando pela primeira vez a página, ler todas as instruções da página se familiar com a ferramenta. A partir da definição de sua campanha, você precisa definir as palavras chaves que farão seu anuncio aparecer nas páginas do Google. É importante que os usuários façam algumas pesquisas em busca das palavras chaves que mais poderão ser encaixadas em sua campanha, que devem ter relação com seu produto ou assunto.

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Uma boa dica é a utilização da ferramenta Google Adwords, que indica as palavras mais buscadas de acordo com o assunto abordado. Colocar esta página relacionada com as palavras de seu site é uma boa opção de aumentar o numero de vezes que seu anuncio irá aparecer, além de segmentar melhor os visitantes que irão parar em sua página. Mas é importante que os usuários não pensem que apenas colocar todas as palavras mais buscadas na internet farão com que seu anuncio apareça mais. Muito pelo contrário, o Google vai analisar sua página e colocar apenas os anúncios que realmente estiverem relacionados aos assuntos.

A partir da definição das palavras chaves de sua campanha, alguns outros cuidados se fazem necessários. O primeiro deles é a definição da página destino de determinada campanha. Um erro muito comum, principalmente entre os usuários mais iniciantes, é colocar sempre sua home Page como endereço de destino. Na verdade, o ideal é que a página que o usuário vai cair ao clicar no seu anuncia seja ma página relacionada ao descrito na campanha. Assim, os usuários não se sentirão frustrados ao entrar em uma página inicial que não possui as informações que se está buscando.

Outro erro comum entre os usuários é a falta de análise dos resultados. O Google Adwords disponibiliza uma série de relatórios, e é muito importante que os usuários acompanhem estes relatórios com o objetivo de mensurar o que está dando certo e fazer as adaptações necessárias para pegar o que está errado e mudar, afim de um melhor aproveitamento de seu dinheiro no Google Adwords.

Espero que as dicas sejam úteis e uma boa campanha a todos!!!