As técnicas de SEO visam a otimização do conteúdo das páginas de internet para que estas sejam mas facilmente localizadas pelos motores de busca. Nós aqui no Oficina da Net já abordamos alguns aspectos das técnicas em outros artigos. Mas é importante que o desenvolvedor entenda mais a fundo quais são os fatores determinantes para que uma página esteja bem rankeada em um sistema de busca como o Google, por exemplo.

É importante o entendimento das ferramentas para que o desenvolvedor consiga desenvolver suas próprias estratégias de otimização, porque o que acontece na maioria dos casos são desenvolvedores apenas replicando dicas isoladas, que podem até dar algum resultado positivo no início mas que com o tempo vai se desgastando na medida em que não há um trabalho de adaptação dessas técnicas para seu conteúdo.

É importante ressaltar aqui que todos os fatores que serão abordados como referências na otimização do site para os buscadores vão se utilizar de exemplos do Google. Mas existem outras ferramentas de busca na internet, mas todas elas somadas não chegam a 25% do volume total de buscas de toda web. Mas, com certeza, se você conseguir otimizar seu site para o Google será bem posicionado nos outros sites também.


Meta-tags

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As meta-tags são consideradas como cartão de visitas de um site para o sistema de busca. Isso porque estas palavras farão a função de "etiqueta" dos site. É ali que deverão constar as principais informações sobre seu site, como que tipo de informação será encontrada em determinada página. As meta-tags são basicamente códigos HTML com palavras-chaves que serão as primeiras a serem analisadas pelo Google na hora de apresentar os resultados de uma busca.

Se você está utilizando um sistema de desenvolvimento de site ou blogs pré-formatado, com certeza deverá constar um campo pré-definido para estas informações. Mas veja abaixo um exemplo de como a meta-tag se apresenta em HTML: