Como já sabemos a tecnologia avança dia pós dia. O que era sucesso ontem, pode ser que amanhã caia no esquecimento tecnológico, um produto absoleto, sem serventia. No entanto, existem produtos que ainda possuem uma grande qualidade, e que, de uma forma ou outra, nos adaptamos à ele e que queremos continuar com utilizando.

Um grande exemplo disso são os programas de computador, eles não estragam, e para muitos de nós, possuem ainda grande valor. O que acontece muito nesses casos é que os sistemas operacionais continuam evoluindo e um determinado programa já não serve mais para ele, perdeu a compatibilidade. Saiba que no Windows 7 existem várias maneiras de continuar usufruindo o seu programa. Assim, abaixo, você verá se encontra-se em algum dos casos e deste modo, recuperar seu programa.


Modo de compatibilidade


O windows 7 possui um modo de compatibilidade, este, que iguala as versões anteriores do sistema operacional e pode ajudar na solução do problema. Para acessar, é necessário clicar no botão direito do mouse no executável do programa que queira abrir e ir em “Propriedades”. Após esta etapa, clique em “Compatibilidade”. Neste passo você encontrará algumas opções, do Windows 95 até o Windows Vista. Haverá também uma listagem com versões dos sistemas operacionais, agora você terá que selecionar o que jugar mais apropriado no seu caso.


Windows XP Mode


A Microsoft lançou um aplicativo para que o Windows 7 rode programas do XP. Porém, para que isso aconteça, você deverá ter umas das versões do sistema operacional: Professional, Ultimate ou Enterprise. O XP Mode trababalha em conjunto com Windows Virtual PC para criar um modo de reprodução do antigo sistema operacional. Neste caso, você também terá que ter uma das versões do sistema operacional citado acima. Também será necessário disponibilizar aproximadamente 20 gigabytes de disco para a instalação,como também, observar a compatibilidade do seu computador com a tecnologia de hardware (AMD-V ou Intel VT).

Depois de feito os testes e realizado o download, instalte o Windows Virtual PC e após reinicie seu computador. Após, faça a instalação do Windows XP Mode. Depois desse processo, que é uma pouco demorado, o Windows Virtual PC carregará o XP em uma janela, com uma máquina virtual.


Dual boot


Um modo de ter compatibilidade com todos os programas, é possuir vários sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Caso você tenha todos os recursos necessários, com um disco rígido com muito espaço e as licenças do Windows, apenas tenha ambos e não terá incompatibilidade com os programas.


DOSBox


Se você possui aplicativos realmente antigos e que funcionam apenas no MS-DOS, existe uma alternativa, precisa apenas o programa específico. Primeiramente é necessário instalar o DOSBox. Este software é pequeno, praticamente não ocupa lugar no seu disco. Ele é um emulador do sistema, é capaz de rodar os aplicativos antigos próprios para MS-DOS. Agora você precisará apenas criar um caminho para o disco que quer acessar.


Adquira outro computador


As soluções acima foram testadas e nada funcionou? Caso você não tenha encontrado uma solução para a sua falta de compatibilidade, existe ainda duas alternativas: esquecer as atuais tecnologias e adquirir uma máquina que possua os sistemas operacionais que mais se encaixem com as suas necessidades ou ainda poderá montar uma máquina extra, exclusiva, utilizando peças antigas. Em um computador você terá o sistema operacional mais recente e na outra máquina, um sistema antigo, que de adeque às suas necessidades.

Espero ter contribuido com seus problemas de falta decompatibilidade, e que, algum dos casos acima, estejam de acordo com seu problemas e assim, que seja solucionado.