15 clássicos do cinema para assistir na Netflix

Você é daqueles que preferem o cinema roots, quando encenações valiam mais do que efeitos especiais? Então confira 15 excelentes indicações para você (re)assistir.

Por | @Evilmaax Entretenimento

Você também é daqueles que preferem um bom filme antigo às produções cheias de efeitos especiais e tecnologia produzidos por Hollywood atualmente? Por incrível que pareça àqueles que não trocam os lançamentos por nada, tem muita gente que tem um carinho especial pela velha escola do cinema.

A boa notícia para esses fãs dos longas de antigamente é que a Netflix está cheio deles. Tem Martin Scorsese, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Marlon Brando quando jovem e outras coisas que muitos nem chegaram a conhecer.

E se você é um desses amantes dos clássicos, do preto e branco, da falta de tecnologia compensada pelas atuações, prepare-se, pois separamos os 15 maiores clássicos disponíveis no Netflix para você (re)assistir.

P.S. o mais novo deles tem quase 30 anos.

Mean Streets (1973) Nota do IMDb: 7.4

Escrito, dirigido e narrado por Scorsese o longa foi recebido como um dos filmes americanos mais originais de todos os tempos pela crítica.

O filme é mais um dos longas sobre a máfia italiana na América, inaugurado pelo Poderoso Chefão no ano anterior. Ambientada em Nova Iorque, no bairro Little Italy, a trama mostra o dia a dia de cobranças e ameaças da máfia através de um garoto que quer “crescer” no ramo.

Similar ao Poderoso Chefão em alguns aspectos, Mean Streets – ou Caminhos Perigosos, na tradução – é um longa que dá mais ênfase aos seus personagens, relação entre eles e até a questões amorosas e de preconceito.

The Rocky Horror Picture Show (1975) Nota do IMDb: 7.4

Trata-se de uma espécie de musical de comédia/paródia que faz graça/homenagem aos filmes de ficção científica e horror lado B dos anos 30 ao início dos 70.  Uma série de apetrechos e objetos da clássica produtora de horror Hammer Film Productions foi reutilizada no filme.

Na estória o carro de um casal que viajava em uma noite chuvosa quebra quando eles passavam perto de um castelo, onde, é claro, eles vão em busca de um telefone. Lá encontram pessoas fantasiadas para uma convenção anual.

Um verdadeiro sucesso que arrecadou mais de 100 vezes o valor investido em sua produção. Mas não foi assim logo no início. Assim que lançado o filme foi duramente criticado, até ser exibido como um filme da meia noite nos cinemas, com direito a participações do elenco e fãs vestidos com os trajes. Até hoje é exibido regularmente em época de Halloween, fazendo dele o filme de mais tempo em cartaz.

Frank Furter, o cientista maluco de The Rock Horror Picture ShowFrank Furter, o cientista maluco de The Rock Horror Picture Show

Fuga de Alcatraz (1979) Nota do IMDb: 7.6

Alcatraz é a prisão mais segura já construída. Localizada em uma ilha, há quilômetros da terra firme, o único modo de sair dali era por barco e uma fuga era impossível. Ou pelo menos era isso que se pensava.

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Frank Morris (Clint Eastwood), o único homem a tramar uma fuga com sucesso da prisão federal de Alcatraz, a prisão que segurou nomes como Al Capone, entre outros. Com Morris, outros 2 detentos fugiram da maneira mais improvável possível.

O caso virou uma lenda nos Estados Unidos, sendo, inclusive, investigado pelos Mythbusters, que colocaram o mito à prova e tentaram refazer a improvável fuga. Para assistir, clique aqui (se você não conhece a história e não quer spoilers de como foi a fuga, assista o filme primeiro). 

O Estranho Sem Nome (1973) Nota do IMDb: 7.6

Pense no seguinte cenário: Uma cidade mineradora do velho oeste que esconde um segredo. Lá um estranho homem surge e é contratado para defendê-la após todos os pistoleiros contratados terem sido mortos.

O que o pessoal da cidade tanto temia eram 3 criminosos que seriam libertados e voltariam para buscar sua vingança. Mas lá estará Clint Eastwood, o “estranho”, que irá enfrentá-los. Esse é, provavelmente, o maior clássico do ator, e, um dos maiores filmes de faroeste já feitos.

O Expresso da Meia-Noite (1978) Nota do IMDb: 7.7

Em 6 de outubro de 1970 o americano Billy Hayes é pego tentando sair da Turquia com 2 quilos de haxixe preso ao corpo. Condenado a 4 anos de prisão ele vai parar em um cárcere nem um pouco amistoso, onde os detentos são submetidos à tortura física e mental por um guarda sádico que controla o lugar.

Na prisão ele faz algumas amizades e inimizades enquanto sua família e namorada tentam tirá-lo de lá por medidas diplomáticas. A coisa então começa a piorar com seu desespero ao descobrir que de lá só se pode sair de 2 maneiras: Pelas difíceis vias legais da justiça ou pelo “Expresso da Meia-Noite”.

 Apesar do grande sucesso (6 indicações ao Oscar e 2 vitórias), o longa gerou muita polêmica e incidentes diplomáticos pelo modo como retratou os turcos na estória.

Bonequinha de Luxo (1961) Nota do IMDb: 7.7

O filme que catapultou Audrey Hepburn para o sucesso e a fez ser conhecida como uma das mulheres mais bonitas que já contracenaram em Hollywood.

Na trama Hepburn é Holly, uma acompanhante de luxo que se muda para Nova Iorque – deixando para trás um casamento precoce – sonhando em casar com um homem rico e virar uma estrela de cinema. Em NYC ela passa a ser ajudada por um mafioso, seu amante. 

Holly começa a se sentir atraída por seu vizinho escritor que se torna seu amigo após ele ser o único homem que não fica morrendo de amores por ela.

O filme foi indicado a 5 Oscar e levou 2 deles.

Spartacus (1960) Nota do IMDb: 7.9

Um dos filmes mais violentos e sanguinários feito até então. Trata-se de uma superprodução dirigida por Stanley Kubrick e que teve um orçamento de 12 milhões de dólares (mais de 100 milhões em valores atuais), outro recorde. A receita deu certo: 60 milhões em receita (mais de 500 milhões) e 6 indicações ao Oscar, levando 4 delas (melhor ator coadjuvante, fotografia, direção de arte e figurino).

O filme nos transporta ao Império Romano, onde em 73 A.C. o escravo Spartacus inicia e lidera uma rebelião em uma escola de gladiadores, dirigida por Lentulus Batiatus. A revolta se espalha através de toda a península Itálica envolvendo milhares de escravos. O plano dos escravos era comprar navios dos piratas e fugir para uma terra livre, porém, os romanos não vão deixar isso acontecer tão facilmente.

Toda a história é baseada em fatos reais.

Taxi Driver (1973) Nota do IMDb: 8.3

No primeiro grande sucesso de sua carreira, Robert De Niro interpreta um ex-soldado da guerra do Vietnã que passar a viver com os traumas da guerra no dia a dia. Sonâmbulo ele começa a ser um taxista em Nova Iorque durante a noite, deixando a parte do dia para frequentar cinemas pornô e refletir como o mundo entrou em decadência, cheio de pessoas imprestáveis.

Obcecado por Betsy, ele acredita que a garota é a única coisa boa que resta no mundo. Paralelamente a isso ele passa a tentar salvar o mundo à sua maneira, seja com um atentado ou salvando a vida de uma prostituta infantil.

O filme notabiliza-se por representar de maneira agressiva e chocante como a mente de Travis (De Niro) começa a entrar em colapso à medida em que ele se infiltra cada vez mais no submundo da cidade e passa a ver a realidade de maneira cada vez mais deturpada.

Foram 4 indicações ao Oscar, mas nenhuma vitória.

Robert De Niro, como Travis BickleRobert De Niro, como Travis Bickle

Um Corpo que Cai (1958) Nota do IMDb: 8.4

Clássico de Hitchcock, este filme acompanha o caso de Ferguson, um detetive aposentado que possui um medo irracional de altura, e Madeleine, a mulher que vive o levando a lugares altos.

Madeleine é a esposa de um rico construtor de navios que o contrata para a seguir. O milionário acha que ela está enlouquecendo por estar possuída por um antigo ancestral e possa, até mesmo, estar pensando em cometer suicídio. O ex-detetive é cético quanto a isso, mas mesmo assim decide voltar à ativa ao ver a beleza de Madeleine.

Hoje ele é considerado um dos melhores filmes já feitos por diversos críticos e associações importantes. A Sight & Sound, por exemplo, uma importante revista britânica, o coloca como o melhor filme de todos os tempos, desbancando, inclusive, “O Cidadão Kane”, normalmente o campeão de tais listas.

Um Corpo que Cai teve 2 indicações ao Oscar, mas não levou o prêmio em nenhuma delas.

Dr. Fantástico (1964) Nota do IMDb: 8.5

Mais um de Stanley Kubrick, este filme é uma pesada comédia de humor negro sobre a Guerra Fria – que o mundo vivia em seu ápice no ano de lançamento – e o medo de uma guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética. Com a premissa de uma guerra que acabaria com todos os seres vivos para “garantir a paz mundial” Kubrick tem a oportunidade de criar uma sátira única.

No enredo tem um general enlouquecido que ordena um ataque nuclear não autorizado à URSS; um ajudante atrapalhado que tenta impedir o pior, mas não consegue; um presidente inútil; entre outros personagens tão caricatos quanto.

É considerada uma das melhores comédias já feitas, não por arrancar risadas a todo e qualquer instante, mas sim por que poucos outros títulos conseguem ser tão sagazes, sarcásticos e inteligentes quanto esse. Indicado a 4 Oscar, mas sem nenhum resultado positivo.

Janela Indiscreta (1954) Nota do IMDb: 8.5

Após quebrar a perna enquanto trabalhava em uma corrida de carros profissional, o fotógrafo Jeff vê-se confinado em seu apartamento em Nova Iorque. Sem ter muito o que fazer ele começa a passar o tempo observando os vizinhos escondido pela persiana com seu binóculo. Em suas observações ele acredita ter visto indícios suficientes de que um dos vizinhos matou sua mulher. Agora ele contará com a ajuda da namorada e da enfermeira para investigar a história.

Um dos filmes mais envolventes de Hitchcock, daqueles que prendem o espectador do início ao fim sem tempo para uma única piscada. Também foi indicado a 4 Oscar’s, mas não levou nenhum.

Psicose (1960) Nota do IMDb: 8.5

Olhaí Hitchcock novamente, dessa vez no filme que talvez contenha a cena mais icônica de todos os tempos do cinema: aquela mesmo da moça no chuveiro e a silhueta que surge empunhando uma faca, pronta para acabar com sua vida.

A estória conta como a secretária Marion – frustrada com sua vida – decide ficar com 40 mil dólares entregues por seu chefe, que deveriam chegar até o banco. Vendo a oportunidade para começar uma nova vida ela parte em direção ao seu amor em uma longa viagem.

Cansada, decide fazer uma pausa no meio da noite para descansar durante a noite, mas acaba escolhendo o famoso Bates Motel para passar a noite. O local é gerenciado por Norman, um jovem que parece ser dominado por sua mãe.

Além de ser considerado umas das obras-primas de Hitchcock e um dos melhores filmes já feitos, Psicose é responsável por levar o cinema norte-americano a um novo nível de sexualidade, violência e comportamentos psicóticos. E adivinhe: Indicado a 4 Oscar, mas você já sabe: 4 derrotas.

Uma das cenas mais emblemáticas do cinemaUma das cenas mais emblemáticas do cinema

Era Uma Vez no Oeste (1968) Nota do IMDb: 8.6

Estória clássica de faroeste em seus melhores momentos, onde 2 conflitos tomam conta da trama: O controle da região com água potável da cidade e a vingança de um assassinato brutal.

No centro de tudo isso está uma jovem que se muda para a fronteira dos Estados Unidos com o Oeste selvagem onde busca assumir o controle da área que era de seu marido massacrado pela posse do local. Sem saber o autor, ela e 3 homens irão se envolver em acusações e tiroteios. Uma frase de efeito resume bem a obra:

“Havia 3 homens em sua vida. Uma para tê-la... outro para amá-la... e um para matá-la.”

O filme é mais uma das obras do diretor italiano Sergio Leone, um dos principais nomes dos anos 50 ~ 60, responsável por inventar o conhecido Faroeste Spaghetti.

Um Estranho no Ninho (1975) Nota do IMDb: 8.7

Após ser condenado à prisão por seu passado de crimes, McMurphy alega ter problemas mentais para escapar da carceragem convencional. Assim ele é enviado para um abrigo especial onde poderá ser tratado.

Lá ele presenciará o abuso e degradação provocada por uma das enfermeiras que através de práticas nada legais ganha respeito e autoridade sobre os internos. Nessa situação McMurphy organiza e lidera uma rebelião de detentos contra a malvada enfermeira.

O filme fez um enorme sucesso de crítica e bilheterias. No Oscar do ano seguinte teve 9 indicações, levando 5 delas: Melhor filme, atriz, ator, direção e roteiro adaptado.

O Poderoso Chefão (1972) Nota do IMDb: 9.2

Escolhido por muitos críticos e revistas especializadas como a melhor produção cinematográfica de todos os tempos, o Poderoso Chefão constitui, além de ser a 1ª trilogia já feita, uma das mais famosas e bem-sucedidas obras do cinema mundial.

Os filmes contam como funcionava o submundo da máfia italiana em Nova Iorque dos anos 40 ~ 50, mostrando a união de seus membros, os negócios escusos, os meios nem um pouco convencionais de lidar com a concorrência e com a lei e como era “não aconselhado” mexer com um de seus apadrinhados. O primeiro dos 3 filmes mostra Vito Corleone já como um dos principais mafiosos de Nova Iorque, controlando tudo com jeito e carinho.

Responsável por lançar nomes como Al Pacino e Robert de Niro e ter eternizado falas que são lembradas até hoje, juntos, os filmes que compõem a trilogia e foram baseados no romance de Mario Puzo receberam 28 indicações ao Oscar e venceram em 9 delas, incluindo as principais: melhor filme por 2 vezes, melhor diretor, melhor roteiro adaptado por 2 vezes, melhor ator e melhor ator coadjuvante (foram 11 indicações e 3 vitórias nesta 1ª parte da trilogia).

Marlon Brando como o poderoso Dom CorleoneMarlon Brando como o poderoso Dom Corleone

E aí? Gostou da lista? Sentiu falta de algo? Como incluímos somente títulos disponíveis na Netflix, não estranhe a falta de clássicos como Casablanca, 2001, Laranja Mecânica, O Mágico de Oz, E O Vento Levou..., O Cidadão Kane, Bem–Hur, Disque M para Matar, Juventude Transviada, entre outros.

Mais sobre: netflix2017 melhoresfilmes filmes
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Netflix lançamentos em 2017?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo