Oficina da Net Logo

Após ataque, Microsoft atualiza Windows XP e outras versões mais antigas

Computadores que ainda não tiveram a atualização podem ainda estar vulneráveis.

Por | @oficinadanet Segurança digital Pular para comentários

Como bem sabemos, um grande ataque cibernético ocorreu na última sexta-feira (12), afetando inúmeros computadores espalhados por vários locais do mundo. O vírus ransomware fez com que várias empresas parassem de funcionar para reabilitar os seus sistemas.

O malware estava baseado em uma vulnerabilidade no Windows, que foi descoberta e utilizada pela NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, no entanto, acabou vazando na web. A Microsoft, em março deste ano, lançou uma atualização para todas as versões que ainda são suportadas pelo sistema, no entanto, o ataque acabou sendo grande porque muitas empresas optam por não fazerem updates automáticos em suas máquinas.

Após ataque, Microsoft atualiza Windows XP e outras versões mais antigas

A atualização é válida para o Windows 7, 8.1 e 10, porém, ainda há milhares de pessoas no mundo que utilizam versões mais antigas, como Windows XP, Windows Server 2003 e o Windows 8, o que faz com que a Microsoft tenha que lançar um pacote de correção para tais plataformas. Leia em destaque: Aprenda a remover vírus do pendrive.

As plataformas mais antigas mencionadas acima estão na fase de suporte customizado, assim sendo, as empresas precisam pagar para que a Microsoft continue fornecendo atualizações e correções, bem como o suporte estendido. Porém, há usuários que optaram por não contratar o serviço, esses não recebem qualquer tipo de atualização, o que deixa os computadores expostos às vulnerabilidades.

“Ver empresas e indivíduos afetados por ciberataques como os relatados hoje foi doloroso. Dado o impacto potencial para clientes e suas empresas, nós decidimos liberar a atualização de segurança para plataformas que estão limitadas ao suporte customizado”, diz Phillip Misner, gerente de segurança na Microsoft.

Não fique exposto, atualize imediatamente a versão do seu Windows.

MAIS SOBRE: #ataqueransomware  #Microsoft  #Windows  #NSA
Comentários
Carregar comentários