De acordo com informações do jornal Gazeta do Povo, a primeira fábrica fora da China que produzia iPads, situada em Jundiaí no interior de São Paulo, está sendo parcialmente desfeita. A montagem dos tablets parou há cerca de 20 dias, dizem as fontes.

Dos 130 funcionários do local, 70 já teriam sido demitidos. O restante está de licença ou mesmo trabalhando no desmonte de máquinas. No auge, o local já abrigou 2.000 funcionários.

O setor responsável pelos smartphones, que conta com cerca de 2.300 funcionários, continua operando normalmente, porém, uma das fontes disse que "o desanimo de quem trabalha lá é evidente". Mesmo sendo pequena, a linha de iPads brasileira desempenhava um importante papel.

A Foxconn de Jundiaí já foi responsável pela fabricação de muitos modelos de tablet, incluindo o iPads 2 e ainda o iPad Air. No início de 2012, quando o trabalho foi iniciado, a expectativa era de que a Apple pudesse baixar os preços locais do aparelho, mas vimos que nada disso aconteceu.

Os modelos que eram montados na fábrica de Jundiaí continuam sendo comercializados no país, com importação chinesa. A Apple, após ser consultada, preferiu não se manifestar para preservar os clientes.