O que são e como funcionam as telas IPS

Saiba mais sobre esta tecnologia presente nos displays de diversos aparelhos tecnológicos da atualidade.

Por | @oficinadanet Tecnologia

A tecnologia IPS (In-Plane Switching) está presente na tela de smartphones, televisores e monitores. Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou lido nas especificações técnicas de determinados aparelhos sobre a presença desta tecnologia nos displays. Mas, você sabe o que é a tecnologia IPS e como ela funciona? É o que veremos neste artigo.

O painel IPS é, basicamente, uma evolução da tradicional tecnologia LCD. A principal diferença entre estas duas tecnologias está no posicionamento dos cristais líquidos. No caso do LCD, o cristal está alinhado na vertical, enquanto nos displays IPS eles trabalham em um plano horizontal, o que resulta em uma melhor resolução de imagem para os consumidores.

Por ter os cristais alinhados de forma horizontal, a tecnologia IPS permite ao display chegar a uma taxa de atualização de 240Hz, contra taxas que oscilam entre 60 e 75Hz presentes nas telas LCDs. E o que isto significa? Neste caso o Hz representa o número de vezes por segundo que a imagem será renovada em sua tela. Quanto mais alto o valor do Hz, melhor será a reprodução das imagens e mais rápida será a resposta para o seu monitor.

O que são e como funcionam as telas IPS

A tecnologia IPS também permite ao consumidor um maior ângulo de visão, independentemente da posição que ele se encontra em relação ao televisor, monitor, smartphone ou tablet. Numericamente, pode-se dizer que painéis IPS atingem ângulos de visão de 178° contra 160° dos displays LCD.

O ângulo funciona com a intenção de evitar a mudança de direção das ondas de refração e garantir cores vivas e consistentes que não sejam alteradas de nenhum ângulo de visão. O resultado é que não há perda da qualidade de imagem e ela não fica retorcida, independentemente da posição que o telespectador se encontra da tela.

O que são e como funcionam as telas IPS

Além disso, devido ao alinhamento e outros recursos da tecnologia, existe uma preferência dos fabricantes de telas sensíveis ao toque pelo IPS, já que ela consegue exibir uma imagem mais estável, ao contrário dos concorrentes, que quando o display é pressionado surgem aqueles borrões brancos.

O que são e como funcionam as telas IPS

Outros diferenciais dos painéis IPS em relação ao LCD são:

Transitores: A tecnologia IPS utiliza uma quantidade menor de transitores para gerar a mesma quantidade de energia que um painel LCD. Com a redução deste número de transitores, consequentemente você terá uma redução no consumo de energia. Estima-se que esta economia fique em 30%.

Backlight: A tecnologia LCD emite um tipo de luz traseira branca que tem por função iluminar todo o painel de imagem. Já a IPS possui luzes traseiras mais inteligentes e capacitadas. Elas se ajustam de maneira mais dinâmica e automática conforme a imagem que está sendo exibida. Exemplo: cenas muito escuras como filmes ou séries ganham um ajuste de menor intensidade, agregando economia de uso e maior nitidez de imagem.

Ainda que se demonstre superior a tecnologia LCD em diversos sentidos, a tecnologia IPS não torna os displays mais caros. Isto porque por se tratar de uma tecnologia ecológica, além de econômica, ela consegue ser apresentada ao mercado com preços bem competitivos.

Se você busca por uma tela de qualidade, não se esqueça de observar além da tecnologia empregada, outros fatores como a quantidade de pixels por polegadas, a resolução, taxa de contraste. Tudo isso influencia na qualidade da imagem que será reproduzida pelo monitor, televisor ou smartphone.

Veja também:

Mais sobre: IPS, LCD, display
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários