O QUE HÁ DE NOVO

Review: Headphone Arcano Shp80 - O melhor custo-benefício para jogos?

Guilherme Moraes da Silva por Guilherme Moraes da Silva Periféricos

A indústria de fones para gamers nunca cansa de introduzir um modelo novo e com mais leds que o anterior, com features como 7.1 e som surround usadas pesadamente no seu marketing. Naturalmente, ao longo dos anos isto deixou de ser uma briga por qual é o produto melhor, mas sim por quem grita mais alto, pois, na prática, nenhuma das features que eles tanto marketeiam trazem benefícios e algumas até mais atrapalham de que ajudam, como o 7.1/surround cuja virtualização é apenas um efeito de reverberação e o "real" não funciona direito, pois não há espaçamento nem angulação corretos entre os speakers dentro da cup (o que seria impossível), fazendo a implementação parecer mais um monte de criancinhas gritando dentro de uma van do que um coral bem composto. Isso sem contar que extrapolam o grave até os limites das portas do inferno, o que para um leigo pode parecer bom pois o fone faz o cérebro tremer, mas na prática atrapalha -e muito- na qualidade de detalhamento, ainda mais quando você está jogando algum fps e quer ouvir os passos.

Algumas pessoas dizem conseguir ouvir seus inimigos sem problemas, ainda que com níveis muito altos de bass, isto é possível por que o fone obviamente é stereo e não mono e por que temos dois ouvidos capazes de localizar de onde vêm sons, o que é muito mais fácil se a "área" do som for mais ampla, um bom jogador com anos de prática e com boa skill pode compensar a falta de bom equipamento, o qual não substitui skill, mas apenas ajuda a ser aperfeiçoado. O autor não é dotado de tal habilidade e o único "poder" que ele tem é não enxergar além de 5 cm de distância pela sua miopia de 6.5 graus.

A Guangdong Takstar Electronics, Empresa fundada em 1995, começou no mercado fazendo microfones e sistemas de lapela, foi crescendo e hoje abrange uma área muito maior de amplificadores, headphones de monitoramento e speakers, um desses fones de monitoramento é o Takstar Hi2050, base do nosso ARC-SHP80, do Isk HF2010, do Bingle B910M e do Qpad Qh85 por exemplo, assim como o seu irmão Takstar Pro80, base do Isk HP2011, Isk MDH8500/Basstyle TH-5001 (versões de luxo do mesmo com uma aparência diferenciada e cabo removível, que na minha opinião deveria ser padrão em todos os fones do mercado) e os headsets Hyperx Cloud Core/2/1/Cloudx Pro/Qpad qh90 e mais trocentos outros modelos de outras marcas que são o exato mesmo fone.

Eu mesmo ou você, leitor, poderíamos pagar a Takstar para fazer sua própria versão do Hi2050 ou Pro80 do jeito que quisermos, contanto que tenha capital o suficiente para as primeiras remessas e armazenamento, então, não se surpreenda se você achar um fone igualzinho ao Cloud Core, mas verde lima fosforescente com detalhes em rosa choque escrito "Wellington & Diesel" na lateral e com um desenho de um gato como logotipo. A única diferença entre ambos modelos é que o Pro80 é um fone fechado (projetado para selar a cup atrás dos drivers e contar com isolamento acústico) e o hi2050 aberto (projetado propositalmente para deixar vazar o som, o que para alguns podem ser um ponto falho, mas é algo positivo, pois as frequências de sobra não reincidem no driver deixando um som mais limpo e detalhado).

Takstar Hi2050, fone no qual o SHP80 foi baseado
Takstar Hi2050, fone no qual o SHP80 foi remarcado

Uma construção aberta também promove o soundstage, a espacialidade de um fone, que basicamente define se um som aparenta vir de dentro dele ou do ambiente em que você está. Quanto mais amplo o soundstage, maior o efeito de imersão e mais do ambiente o som aparenta vir. Outra contribuição é com a qualidade do imaging, que é a precisão de onde esses sons estão acontecendo dentro do palco sonoro/soundstage, mas este depende mais dos drivers em si do que do design da cup.

O modelo usado nesta análise fora modificado por mim para possuir um cabo removível e uma estética ao meu agrado, mas nada disto irá atrapalhar ou privilegiar na performance do mesmo pois (por algum milagre) o som permanece inalterado. Sem mais delongas, vamos para a análise.

Meu modelo modificado do SHP80
Meu modelo modificado do SHP80

  • Design da cup: Semi aberto;
  • Estilo: Circumaural;
  • Tipo de driver: Dinâmico;
  • Diâmetro do driver: 53mm;
  • Impedância: 60 Ω;
  • Sensibilidade: 93db ± 3db;
  • Resposta de frequência: 15 Hz-28 Khz;
  • Comprimento do cabo: 3 metros;
  • Interface: Conector p2 com adaptador p10 com rosca.

Com certeza uma das coisas que mais procuramos em um fone é o conforto, até por que não adianta ter um fone com boa qualidade se não der para o usar por longos períodos de tempo sem que suas orelhas comecem a queimar ou doer não é mesmo?

Em minha humilde opinião, o conforto original do fone pode ser deixado de lado se a qualidade sonora o justificar e o isto puder ser solucionado, como é o caso do Superlux hd668b que pode ter seu conforto consertado utilizando earpads da Brainwavz do HM5 ou outras boas earpads compatíveis com o Akg K240, do qual o desenho fora copiado e as dimensões são semelhantes, ou mesmo colocando uma meia em volta da earpad, mas falarei sobre isto em outro artigo.

Earpads originais do SHP80
Earpads originais do SHP80

No caso do Shp80, nenhum procedimento para melhorar o conforto e necessário, pois o conforto de fábrica já é excelente, mas, se quiser melhorar este quesito, é possível adicionar as já mencionadas earpads da Brainwavz, as quais terão seu próprio review em breve. Estarei usando as originais para essa análise, pois elas também alteram o som.

SHP80 com as earpads da Brainwavz
SHP80 com as earpads da Brainwavz

Com o Arcano foi possível ficar várias horas jogando e ouvindo música sem que minha orelha doesse ou sofresse algum desconforto, apenas esquentando um pouco pelas earpads serem de veludo, mas elas não chegam a esquentar tanto quanto as earpads de veludo que vêm inclusas no pacote do Hyperx Cloud.

HyperX Cloud ao lado do SHP80
HyperX Cloud ao lado do SHP80

O clamping force (pressão exercida pelo fone nos lados da cabeça) é suficiente para não o deixar cair da cabeça ao olhar pra baixo ou mesmo balançar a cabeça, mas não forte ao ponto de começar a ser um desconforto. O Shp80 não exerce muita pressão na parte de cima da cabeça, tendo um conforto ideal para partidas longas vindo de fábrica.

O único problema quanto à esta questão é que ele e um fone relativamente pequeno, então, as earpads podem ficar em cima das orelhas e as cups podem não alinhar bem com elas se você tiver uma cabeça muito grande.

O segundo e o terceiro lote do fone vêm com um cabo horroroso, isso é culpa do downgrade que o fone sofreu no começo de 2016 e, além de baratearem o cabo, deixaram de fazer a anodização do alumínio, onde agora é apenas passado um verniz, e também chegaram a economizar nas tintas e no plástico de algumas peças, o que leva a escrita Shp80 na lateral a apagar com o tempo ou até mesmo apenas passando o dedo sobre ela.

Apesar do downgrade, o fone continua mais bem feito que muitos no mercado, com o interior da headband em aço e os garfos de alumínio de 1.5mm, que mesmo não sendo mais anodizados aguentam uma boa queda sem deformar, a headband revestida em courino com a mola interior em aço não perderá o clamping a menos que você a force e as earpads usam um tecido de boa qualidade. O fone passa uma imagem de durabilidade e o peso dele contribui para isso, ficando na faixa de 300 gramas.

Mas não se animem, pois, ao desmontar a headband e remontar para o mod acabei espanando um dos suportes de parafuso que agora fica frouxo, mas isso é mais culpa minha que da qualidade de construção dele, então se estiverem pensando em fazer quaisquer modificações que envolvam a headband tenham cuidado.

Conforme havia dito anteriormente, o Shp80 é um fone aberto, mas mesmo assim ele conta com um certo isolamento acústico dentro de suas cups, não o suficiente para abafar ruídos externos como o teclado mecânico com Outemu Blue que estou usando para redigir esta análise, mas dá para o gasto se só o que você quer é sua música ou o jogo sem ter que se preocupar com o barulho do seu PC gamer que tem “mais fans que os Beatles”.

Certamente a coisa mais procurada em um fone pela parcela mais leiga, os graves, no Shp80 não são exagerados, mas são precisos, não chegando a tremer e são bem agradáveis, sem serem fortes ao ponto de atrapalhar outras frequências ou mesmo a detecção de passos como alguns fones gamers.

Os vocais/médios desse fone são naturais e apresentam uma assinatura agradável, fazendo deste um fone excelente para músicas com foco em vocais nesta faixa de preço. Foi possível diferenciar todos os instrumentos e vozes com esse fone.

Os agudos não são muito fortes e não causam dor de cabeça mesmo após ouvir a discografia completa do Bee Gees ininterruptamente, ao contrário de alguns outros fones dessa faixa de preço.

Seu palco sonoro não demonstra nada de especial, principalmente por sua faixa de preço já que a amplitude dos Superlux abertos é absurda, mas ainda assim é amplo o suficiente para fornecer uma ótima imersão. Seu imaging é preciso e você pode facilmente detectar de onde vêm passos, tiros e qualquer fonte de barulho em um jogo com uma boa engine de som, mesmo se essa fonte estiver bem longe.

O Arcano ARC-SHP80 é um fone que agrada tanto em músicas quanto em jogos, sendo superior a maioria dos fones gamers do mercado, no entanto, para a faixa de preço dele existem fones melhores em entregar uma boa imersão e precisão em áudio posicional, especificamente a linha Superlux HD6[...] (salvo HD660).

O Shp80 tem o diferencial de oferecer uma boa musicalidade e precisão no seu áudio, um excelente conforto, e mesmo com a queda da qualidade de construção do primeiro ao segundo lote, as peças em alumínio ostentam uma aparência que passa a impressão de ser um produto bem resistente (e de fato ele é), portanto, se você não está disposto a importar, tem pouco dinheiro e quer um fone extremamente confortável e consideravelmente resistente com uma boa qualidade de áudio, este é o fone perfeito para você. Já se você quiser algo que forneça um bom isolamento externo para uso portátil, ou com um microfone acoplado para maior praticidade, existem outras opções que irão melhor suprir essa necessidade.

Preço:

É um fone que começou a ser vendido na faixa de 80 reais, mas visto sua popularidade, ele foi aumentando o preço e hoje é encontrado normalmente a R$180, mesmo com o downgrade de qualidade de construção. É vendido oficialmente apenas pela AudioDiscovery, mas se você deseja um Takstar hi2050 de uma versão diferente, você sempre pode contar com as dezenas de remarcações que existem no Aliexpress, algumas sendo até mais bem construídas que o Arcano.

Pontos a serem melhorados:

  • Voltar a qualidade de construção do primeiro lote;
  • Adição de um jack 3.5mm fêmea e um bom cabo, como visto possível com o Isk mdh8500.

Notas

  • 0 4 6 8 10
  • Conforto
  • Qualidade sonora
  • Qualidade da construção
  • Palco Sonoro
  • Imaging
  • Material das Earpads
em nosso ranking
Comparar
  • Arcano Shp80
  • HyperX Cloud
  • Corsair VOID Wireless
COMPARAR

Recomendado
Assuntos Headphone e Arcano
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
Comentários
Últimas publicaçõesver tudo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.