Em 2016 discutimos e noticiamos muito sobre o limite de banda larga no Brasil. Pois ela voltou à tona, mesmo depois da ANATEL ter garantido um tempo maior de não haver limites e cortes de banda larga.

Essa semana o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, declarou em entrevista ao Poder 360, que haverá sim limites na banda larga fixa até o final de 2017. Haverá regulamentação da venda de pacote de dados e o fim da internet ilimitada no Brasil.

Segundo o senhor Kassab, a prática é benéfica para o setor. "O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha para que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços".

Segundo defensores da medida, a aplicação de limites deve sim beneficiar o consumidor, em vista que o uso de internet é variado de consumidor para consumidor. "Não faria sentido cobrar a mesma mensalidade para todos".

Críticos à iniciativa apontam que as medidas vão contra as iniciativas do Marco Civil da Internet. Sabemos que usuários assíduos de internet esgotariam os planos em poucos dias, sendo forçados a pagar taxas extras para poder continuar a utilizar internet, como na banda larga móvel.

Nós já discutimos e muito o tema, aliás, montamos um especial que já passa de 68 matérias em nossa cobertura dos fatos.

As argumentações de Kassab são um tanto quanto patéticas: "O governo vai estar sempre ao lado do usuário". O limite de banda larga vai afetar certamente 90% da população, no Brasil não temos condições de impor algo assim. Serão as empresas manipulando ainda mais os consumidores, trazendo planos míseros e absurdamente caros. Já pagamos um dos megabytes mais caros da Terra, agora sim será um desastre.

Por favor, peço que ajude a divulgar esta matéria, comente, compartilhe com seus amigos, precisamos fazer a nossa voz que já teve abaixo assinado contrário com mais de 1.6 milhão de pessoas. Não serão apenas usuários que assistem vídeos no Youtube, filmes e séries na Netflix, serão alunos que fazem cursos por EAD, cursos profissionalizantes, produtores de conteúdos, as pessoas que jogam na internet. 

Assista a entrevista: 

Já comece a baixar tudo que tem agora, pois não saberemos como será o futuro meus amigos, infelizmente. Comente, não deixe de comentar, é importante discutirmos. Enfatizo, compartilhe com seus amigos, quanto mais pessoas assistirem isto, maior será a indignação do povo. 

PS: sei que meu objetivo aqui é informar e não deveria expor a minha indignação com o que acontece, mas é difícil manter-se calado e ouvir barbáries como estas.