OLED X QLED. Qual tecnologia é melhor?

A chegada da tecnologia QLED no mercado de televisores tem despertado dúvidas entre os consumidores. Será que ela supera a famosa OLED?

Por | @oficinadanet Tecnologia

O mercado de televisores está em chamas desde a realização da CES 2017. A feira anual de tecnologia que aconteceu em Las Vegas, de 5 a 8 de janeiro, apresentou diversas novidades e, entre os destaques, estão as novas smart TVs apresentas pela LG e Samsung.

O motivo do alvoroço é que enquanto a LG anunciou o modelo OLED-W, que aproveita todo o potencial de espessura mínima do OLED, a Samsung apresentou os primeiros televisores com a tecnologia QLED, que promete cores mais fiéis à realidade do que qualquer outra tela da atualidade possa entregar.

Com isto, surge a dúvida: qual tecnologia é, de fato, a melhor? Entre televisores com telas OLED e QLED, qual vale mais a pena? É isto que vamos ver neste artigo. Mas antes, vamos entender o que é cada uma destas tecnologias.

Veja também:

OLED

Na atualidade a LG é a maior representante da tecnologia OLED. Neste tipo de tecnologia a tela utiliza como fonte de iluminação diodos orgânicos e não cristais líquidos como ocorre com as telas LCD. O diodo orgânico é um material que dispensa outro tipo externo de luz para gerar cores às imagens. Por isso ele não precisa do painel adicional de LED que existe nos outros tipos de aparelhos (inclusive o QLED). Em virtude disto, os painéis OLED podem ser muito finos.

OLED X QLED. Qual tecnologia é melhor?

Televisores OLED já existem há algum tempo no mercado e, aproveitando a CES 2017, a LG lançou a OLED-W. A letra W significa neste caso wallpaper, em português, papel de parede. Como a tecnologia OLED permite a produção de telas com espessuras mínimas, a marca se aproveitou deste potencial para lançar a smart TV que possui apenas 2,67 milímetros de espessura. A tela é montada com hastes de imãs, como se fosse a tela de um quadro. Não há suporte de mesa e a caixa de som fica ligada por um cabo, mas separada, onde ficam as entradas. O novo modelo foi lançado em 65 e 77 polegadas.

QLED

A tecnologia QLED, utilizada pelos novos televisores da Samsung lançados durante a CES 2017, se baseia em pontos quânticos. Eles são cristais em nanoescala feitos de seleneto de cádmio que absorvem a luz e a reemitem em uma onda diferente. Graças a tecnologia Quantum Dot (pontos quânticos) os televisores QLED oferecem uma imagem mais nítida, com brilho deslumbrante, níveis mais profundos de preto, além de cores mais puras e ricas. Veja mais sobre esta tecnologia aqui.

OLED X QLED. Qual tecnologia é melhor?

Alfinetadas

Durante as apresentações na CES 2017, LG e Samsung trocaram farpas. A primeira disse que a tecnologia QLED é inferior, pois ainda precisa de uma luz de fundo, enquanto a Samsung criticou um possível desgaste dos materiais orgânicos com o tempo, além de proporcionar um ângulo de visão menor.

E então, qual é a melhor?

Como podemos ver, ambas tecnologias possuem seus pontos fortes e fracos, como a espessura mínima da OLED e as cores mais fiéis a realidade da QLED. Portanto, a melhor opção para você vai depender do que você está buscando em um televisor.

Se você quer uma TV que não ocupe espaço na sala, vá de OLED. Mas, se o desejo for por cores mais vivas e brilhantes, a melhor opção é a QLED. A arte abaixo, desenvolvida pela equipe do G1, ilustra de forma bem prática as diferenças, pontos fracos e fortes de cada uma das tecnologias. Veja.

OLED X QLED. Qual tecnologia é melhor?

Ainda não há nenhuma previsão de quando os novos televisores da Samsung e da LG devem chegar ao mercado brasileiro. Também não se sabe qual o valor que eles devem ser comercializados por aqui. E para você, qual tecnologia é a melhor? Conte para gente nos comentários!

Mais sobre: OLED QLED Samsung
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo