Posso carregar meu smartphone com outro carregador?

É possível carregar meu smartphone com qualquer carregador que encaixe? Esclareça essa dúvida de uma vez por todas.

Posso carregar com outro carregador?
Posso carregar com outro carregador?

Algumas pessoas fizeram esta pergunta nos formulários do site, se é possível usar qualquer carregador para alimentar a bateria do smartphone, é neste artigo que vou trazer a resposta para a pergunta.

A resposta de cara que dou é, sim, você pode usar qualquer carregador padrão PARA SMARTPHONE, em qualquer SMARTPHONE, desde que, obviamente o carregador encaixe no seu celular. Leia carregador padrão todos os que não são TURBO ou FAST CHARGER. Mas espere, vamos falar sobre a parte técnica ainda, sobre os carregadores para carros e cabos USB ligados direto no computador.

Posso carregar meu smartphone com outro carregador?

Havia um tempo em que os carregadores de celulares eram praticamente todos diferentes, inclusive dentro da própria marca, para evitar que o aparelho estragasse era necessário ter certeza se o carregador e o telefone possuíam a mesma tensão (voltagem) e corrente (amperagem).

Para resolver este problema, as companhias se uniram em 2007 e criaram um padrão de carregamento USB. Como resultado desta união, a partir da data, todos os aparelhos vinham com o carregador USB que poderia ser utilizado entre os dispositivos.

Posso carregar o celular com outro carregador?

A resposta é sim, você pode carregar seu celular com qualquer carregador de celulares. As fabricantes orientam a usar carregador da mesma marca ou no máximo carregar com carregadores homologados pela Anatel. Portanto, fique à vontade em usar qualquer carregador padrão de celular no seu celular.

Como funciona a troca de energia entre o carregador e o celular?

Antes de aprofundar um pouco no assunto quero trazer uma analogia para entender o que é tensão e o que é corrente. A tensão é medida em volts, quanto mais volts, mais energia pode fluir. A corrente é medida em amperes, é o fluxo de energia que entra no celular.

Uma analogia que podemos fazer é, imagine uma estrada, duplicando o número de vias, é possível duplicar o tráfego de veículos, sem aumentar a velocidade deles. Ou seja, se eu aumentar a tensão, mais energia vai fluir, mas vai manter o mesmo fluxo de energia.

Meu celular aguenta 45W mas o carregador é de 25W, posso usar outro mais potente?

Provavelmente você é dono de um celular da Samsung. Ela envia um carregador de 25W ou 15W na caixa. Antes isso do que nada, como vinha fazendo. Sim, você pode comprar um carregador mais potente que isso, até mesmo que passe dos 45W, agora é importante verificar se esse carregador tem capacidade de atingir a faixa de 45W, como saber isso? Veja a imagem abaixo:

Potências de carga
Potências de carga

Veja os carregadores acima. Temos um de 100W (o carregador branco de cima), ele tem 11V de tensão e 9.1A de corrente, consegue entregar 100W de carga. Nem todos os celulares tem capacidade de carregar a 11V, por este motivo que ele também tem opção de 5V a 2A = 10W, ou 5V a 7.3A = 80W. Desta forma esse carregador segue padrões da indústria e oferece mais opções de carga. Ele conseguiria carregar o seu smartphone, mas pode acontecer de não chegar aos 45W, pois nominalmente ele não tem esse conjunto de corrente x tensão que fecha os 45W.

Segundo exemplo é um carregador que suporta ao máximo 20W, são 12V a 1.67A ou o padrão USB 5V a 3A = 15W.

O terceiro da Multi, não tem o valor nominal em W, mas podemos calcular, 12V * 1.67A = 20W. Assim você consegue descobrir qual a potência nominal do seu carregador.

Carregar o celular por indução no carro, estraga?

Carregar o celular por indução no carro, estraga?
Carregar o celular por indução no carro, estraga?

A maioria dos veículos modernos já vem equipada com carregadores por indução, eliminando a necessidade de fios para recarregar o celular. A ideia de adicionar carregamento por indução aos veículos, foi que as centrais multimídia estão conectando aos smartphones também sem a necessidade de fios.

Contudo, essa conexão sem fio entre o celular e a central multimídia pode levar a um aumento no consumo de bateria do dispositivo. Então os usuários precisavam recorrer ao cabo USB do carro para manter o celular carregado, o que contraria a proposta de uma conexão totalmente sem fio.

A inclusão dos carregadores por indução nos veículos soluciona esse impasse, permitindo que a bateria do celular seja recarregada mesmo enquanto se usa a central multimídia sem a necessidade de fios, mantendo assim a conveniência e a eficiência dessa tecnologia.

Nem todos os celulares tem capacidade de carregar por indução, por isso é melhor consultar se o seu está em uma das listas abaixo:

Ok, meu celular tem essa tecnologia, posso usar o carregador por indução do carro sem medo? Sim, os carregadores por indução dos veículos passam por homologação, desde que sejam instalados de fábrica.

E o carregador USB de veículos, posso usar sem medo?

Mencionei acima que você pode usar sem medo os carregadores de celular em qualquer celular. Porém, um carregador veicular, que compramos por R$ 10,00 a R$ 15,00 em camelôs, nem sempre são aferidos pelos órgãos de inspeção, e são eles os principais causadores de problemas. As pessoas os compram e usam sem medo de ser feliz, simplesmente plugam no carro e espetam no celular. Vamos ver aqui que nem sempre é bom fazer isto.

Carregador veicular
Carregador veicular

Cuidados que devemos ter ao comprar um carregador veicular?

Antes de comprar, é necessário que você verifique a tensão (voltagem), este é o principal fator. Os aparelhos hoje trabalham com a tensão de 5.0v. Você não pode fornecer mais que 5 volts, isto sim pode fazer o celular queimar ou até mesmo explodir. A corrente, medida em amperes, você não precisa se preocupar muito, pois o próprio aparelho tem um controlador de tensão. A corrente normal que o celular necessita é de 2 A. Então, se o carregador enviar 4 A de corrente, o celular vai controlar para entrar apenas os 2 A que ele precisa. Se enviar 1 A, o celular vai "puxar" este 1 A, mas vai demorar mais tempo para carregar.

Abaixo temos um tradicional carregador veicular, veja que ele tem duas saídas, uma de 1 A e outra de 2 A. A de cima vai levar mais tempo para carregar do que a de baixo.

Exemplo de carregador veicular
Exemplo de carregador veicular

Por que leva mais tempo para carregar com menos corrente?

Imagine uma torneira, se tenho uma torneira fechada, o fluxo de água é zero, mas eu continuo a ter a pressão dentro dos canos. O fluxo é fornecido quando abrimos a torneira, para lavar as mãos eu preciso de um fluxo pequeno, abro pouco a torneira. Para encher uma piscina eu provavelmente abriria toda a torneira para consumir toda a pressão e encher mais rápido. Agora se a pressão da água estiver baixa, eu igualmente vou encher a piscina, porém vai demorar mais. Esta analogia você pode usar para carregar o celular. Se usar uma corrente de 1 A, o celular vai levar mais tempo para carregar do que a de 2 A. Se a corrente for maior que 2 A, o aparelho não vai usar toda ela, pelo limite de 2 A.

Portanto, verifique se o carregador veicular tem 5V, se tiver, pode comprar.

É comum utilizarmos o aparelho no carro como GPS, o que consome muita energia. É necessário que você ligue o celular na saída de 2 A, assim ele dará conta do uso e carregar o aparelho ao mesmo tempo.

Carregar no USB do computador, carrega mais rápido?

Agora que você sabe como funciona a tensão e corrente, vamos a prática. O USB 2.0 fornece apenas 0.5 A, e a 3.0 fornece 0.9 A. Ou seja, a USB 3.0, aquelas com o pino azul, carregam mais rápido que a 2.0. Porém, ainda assim o USB carrega mais devagar que um carregador de parede, que fornece 2 A de corrente. Leia: é verdade que carregar o celular na USB do PC demora mais?

Carregadores TURBO, posso usar no meu celular?

Os carregadores TURBO ou FAST CHARGER, tem controle de diversas saídas. Hoje já contamos com carregadores de 200W, que além de conseguir emitir essa carga toda para um smartphone compatível, ele também é capaz de mandar menos energia em diversas capacidades, assim sendo útil para outros dispositivos e smartphones.

Concluindo

Sim, você pode usar, sem medo, qualquer carregador padrão. Os TURBO ou FAST CHARGER, precisam ter uma saída padrão para a utilização correta.

Algumas dicas:

  • Use sempre cabos e carregadores bons, de fabricantes confiáveis, não compre em camelôs.
  • Se usar outro carregador, certifique-se que tem os mesmos Volts de saída, mesma tensão.
  • Se a corrente (amperes) do carregador for baixa, desligue o aparelho para otimizar a taxa de carregamento.
  • Se precisar utilizar o dispositivo intensivamente enquanto carrega (no carro, com GPS e bluetooth ligados), é obrigatório cumprir no mínimo o número de amperes do carregador original, senão ele vai apenas deixar o aparelho descarregar mais devagar.

Quer ver mais sobre baterias de smartphones e como elas funcionam, assista o vídeo abaixo:

Especial: Baterias de smartphones

Convido você a continuar a leitura sobre baterias de smartphones com outros artigos nossos:

Baterias

Escolhas do editor
Nicolas Muller

Editor-chefe |

Nícolas Müller é fundador do Oficina da Net. Jornalista, cobre tecnologia desde 2005, analista de produtos e apresentador dos canais do Youtube, tendo analisado já mais de 200 diferentes produtos. E-mail: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário