Netflix vai adicionar criptografia via HTTPS no streaming

Ao adicionar a criptografia a Netflix está aumentando a privacidade dos usuários.

Por | @nmuller99 Segurança digital

A Netflix sempre usou GDD (Gestão de Direitos Digitais) para manter a paz entre a empresa e os estúdios de filmagens, além de tentar evitar que as pessoas copiem os streamings, mas agora ela vai adicionar mais uma camada de proteção na conexão. No ano a Netflix anunciou que passaria a utilizar HTTPS como criptografia em suas conexões, e agora um novo post lançado no blog de tecnologia da empresa apresenta como eles vão fazer isto sem afetar a usabilidade dos mais de 80 milhões de consumidores de uma vez só.

Entenda a diferença entre HTTP e HTTPS e como isto ajuda a proteger seus dados.

Foi desenvolvida uma tecnologia para adicionar a criptografia entre o ISP e os servidores principais da Netflix. O ISP é um provedor de internet, as empresas que fornecem o seu sinal de internet. Pois bem, a Netflix tem diversas parcerias com ISPs, desta forma, evita que toda a vez que você abrir um vídeo, sua conexão tenha que ir até os servidores principais da Netflix. Sua requisição irá até o servidor mais próximo que a Netflix tem esta parceria. O que evita de trafegar milhares de gigabytes de informação pela rede mundial sem a necessidade, além é óbvio de fornecer o conteúdo para seu dispositivo com uma velocidade infinitamente maior.

Netflix vai adicionar criptografia via HTTPS no streaming
Estrutura montada para fornecer o conteúdo criptografado

É este caminho entre o servidor principal e o ISP que a Netflix vai adicionar a criptografia. Agora todos os vídeos hospedados nos ISPs vão estar criptografados. Leia e entenda o que é criptografia.

A promessa é que até o final de 2016 todo o conteúdo esteja com a criptografia ativa. A companhia usa o mesmo motivo que o Oficina da Net ao aderir o HTTPS, tornar segura a conexão entre seu dispositivo e o nosso servidor.

No artigo que citei acima, mostramos a necessidade de se usar o HTTPS. Aqui no Oficina da Net nos sentimos obrigados a fazer isto para garantir a você usuário, um nível de segurança maior do que a grande maioria dos sites da internet.

A notícia é sim boa, vai ajudar a empresa a saber melhor quem está consumindo o tráfego, já que ela mesmo se posicionou que usuários estão livres para compartilhar sua senha, além de evitar ainda mais de cópias indevidas de conteúdo, e para o usuário uma segurança maior.

Quer saber mais sobre as novidades da Netflix? Acompanhe o nosso especial com os lançamentos da Netflix.

Mais sobre: netflix https segurança
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo