Na próxima madrugada, de quinta-feira (5) para sexta, uma chuva de meteoros, formada pela poeira do cometa Halley, irá acorrer. Nos hemisférios norte e sul estrelas cadentes poderão ser vistas, assim sendo, o Brasil também será contemplado.

Este fenômeno ocorre todos os anos, ou seja, quando a atmosfera  terrestre encontra resquícios espaciais pelo trajeto do cometa. A chuva de meteoros não oferece riscos para a Terra.


Chuva de meteoros, detritos deixados do cometa Halley, acontecerá na próxima madrugada. Observadores poderão acompanhar do Brasil.

O evento irá ocorrer até o próximo dia 28 de maio, mas o pico acontece na próxima madrugada, a partir das 2h da manhã até o amanhecer.

Para observar não é necessário utilizar equipamentos especiais, apenas observar o céu durante um tempo. Para uma melhor observação o ideal é estar em um local com pouca luminosidade noturna. Vale lembrar que é necessário ter um pouco de paciência para a observação, já que os picos ocorrem em momentos alternados, e qualquer distração o observador poderá não acompanhar o evento.

No geral, os meteoros não causam transtornos para a Terra,  já que eles se queimam ao entrar em contato com o oxigênio durante  a queda.

Para quem gosta de observar os eventos espaciais, na próxima segunda-feira (9), será possível observar da Terra o trânsito do planeta Mercúrio entre a Terra e o Sol. Assim sendo, será possível observar um mini-eclipse entre as 8h12 e as 15h42. No Brasil também será possível acompanhar o evento, que ocorrer 14 vezes por século.