Como transferir o histórico de conversas do WhatsApp para um novo telefone?

Trocou de aparelho, mas não quer perder suas antigas conversas? Se os seus dispositivos forem Android (o atual e o antigo) é possível realizar a transferência do histórico. Confira o passo a passo.

Por | @oficinadanet Programação

Comprou um novo smartphone, mas não quer perder as conversas antigas do seu WhatsApp? Calma, é possível transferir o seu histórico de conversas para um novo aparelho, desde que ambos telefones sejam Android.

O processo pode ser feito transferindo o seu arquivo de backup local ou restaurando o seu backup do Google Drive. Mas, o que é backup local? Arquivos de backup local são os backups automaticamente salvos na pasta do WhatsApp do seu telefone. Esta pasta está localizada na memória interna do seu aparelho ou no cartão SD externo. Já o backup do Google Drive, se ativado, é o backup que salva suas conversas e arquivos de mídia na sua conta pessoal do Google Drive.

Como transferir o histórico de conversas do WhatsApp para um novo telefone?

Então vamos ao passo a passo:

Transferindo através de um backup local

  1. Faça o backup das conversas no telefone antigo. Para isso acesse o WhatsApp > Botão de menu > Configurações > Conversas e chamadas > Backup de conversas.
  2. Transfira seu cartão microSD externo para o novo telefone caso a pasta WhatsApp/Database esteja localizada no cartão microSD externo.
  3. Instale o WhatsApp no novo telefone.
  4. Você precisará ter o mesmo número de telefone cadastrado no WhatsApp que você usou para fazer o backup de suas mensagens.
  5. Clique em Restaurar quando solicitado para restaurar seu histórico de mensagens. Então elas aparecerão no seu novo celular.

Os usuários Samsung que tiverem a pasta do banco de dados do WhatsApp localizada em sua memória interna devem:

  1. Fazer um backup de suas conversas mais recentes. Para isso acesse o WhatsApp > Botão de menu > Configurações > Conversas e chamadas > Salvar conversas ou Backup de conversas.
  2. Depois, transfira este backup para o novo telefone Android. Se o seu telefone tiver um cartão microSD externo, tire o cartão microSD do telefone antigo e coloque-o no novo. 

 - Para telefones com memória interna (cartão SD interno), você precisa transferir a pasta /sdcard/WhatsApp/ de seu telefone antigo para a mesma pasta do telefone novo. Existem algumas formas de fazer isso. Você pode usar um gerenciador de arquivos ou transferir os arquivos de backup para seu computador.

- Lembre-se de que alguns arquivos poderão ser esquecidos durante o processo de transferência. Verifique se você selecionou todos os arquivos que você deseja transferir para o seu novo telefone. Se não souber ao certo qual o tipo do seu cartão SD, é recomendado verificar as especificações de seu telefone no site do fabricante.

      3. Após a transferência do backup, você deve instalar o WhatsApp no seu novo smartphone Android.

      4. Durante o processo de instalação, o WhatsApp encontrará automaticamente seu backup e perguntará se você deseja restaurá-lo. Depois de restaurado, suas conversas antigas aparecerão no seu novo telefone.

Leia também:

Transferindo através do Google Drive

  1. Faça um backup manual das suas conversas do telefone antigo para o Google Drive. Para isso vá em WhatsApp > [Menu Button] > Configurações > Conversas e chamadas > Backup de conversas > Fazer backup.
  2. Adicione a mesma conta do Google utilizada no passo acima ao seu aparelho novo. Você deve estar utilizando o mesmo número de telefone.
  3. Instale o WhatsApp no telefone novo.
  4. Após você verá uma mensagem oferecendo para restaurar suas mensagens e arquivos de mídia do Google Drive.
  5. Após a restauração, toque em Próximo e suas conversas aparecerão assim que a inicialização estiver completa.
  6. Depois que restaurar as suas conversas, o WhatsApp começará a restaurar seus arquivos de mídia.

Obs: Conforme o WhatsApp não é possível restaurar históricos de conversas de qualquer outro tipo de telefone para um Android, ou de um Android para outro tipo de telefone.

Fonte: equipe de suporte do WhatsApp.

Mais sobre: WhatsApp Android Google Drive
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo