As vezes nos perguntamos quais são as redes sociais mais usadas, afinal, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde compartilhamos experiências, ideias e memórias, tudo a partir de um dispositivo em nossa mão.

Seja um usuário assíduo das redes sociais ou um novato curioso, entender quais plataformas são as mais populares pode melhorar sua experiência online e ajudá-lo a se conectar com pessoas de diferentes esferas da vida.

As 10 redes sociais mais usadas:

  1. Facebook (3 bi)
  2. YouTube (2.4 bi)
  3. WhatsApp (2 bi)
  4. Instagram (2 bi)
  5. TikTok (1.2 bi)
  6. Telegram (800 mi)
  7. Snapchat (750 mi)
  8. Kuaishou (626 mi)
  9. X / Twitter (666 mi)
  10. Pinterest (465 mi)

As redes sociais mais usadas em 2024

1. Facebook (3 bi)

Facebook
Facebook

O Facebook é, sem dúvida, a maior rede social do mundo. Criada por Mark Zuckerberg em 2004, esta plataforma permite aos usuários se conectar com amigos, compartilhar postagens, fotos e vídeos, ingressar em grupos e participar de eventos. Além disso, o Facebook tem se tornado cada vez mais atrativo para empresas que buscam se conectar com clientes e promover seus produtos ou serviços.

2. YouTube (2.4 bi)

YouTube
YouTube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos usada por pessoas de todo o mundo para assistir, compartilhar e criar conteúdo em vídeo. Desde tutoriais de maquiagem até vídeos de comédia, o YouTube oferece uma ampla variedade de entretenimento e informações para seus usuários.

3. WhatsApp (2 bi)

WhatsApp
WhatsApp

O WhatsApp, é a plataforma líder em mensagens instantâneas no Brasil, conquistando a preferência da maioria dos usuários de smartphones. Sua presença é praticamente onipresente entre os brasileiros que utilizam dispositivos móveis.

Além de ser uma ferramenta de comunicação instantânea, o WhatsApp tornou-se uma parte fundamental da vida cotidiana, facilitando desde conversas informais até interações profissionais.

4. Instagram (2 bi)

Instagram
Instagram

O Instagram, uma rede social baseada em fotos e vídeos, começou como um aplicativo simples de compartilhamento de fotos em 2010 e se transformou em uma das maiores redes sociais do mundo. Ele permite aos usuários aplicar filtros em suas fotos, compartilhar conteúdo efêmero por meio de 'stories', e até mesmo fazer compras online.

5. TikTok (1.2 bi)

TikTok
TikTok

TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos que ganhou rápida popularidade, principalmente entre a geração mais jovem. Os usuários podem criar e compartilhar vídeos de até um minuto com efeitos sonoros, música e filtros, além de participar em diferentes desafios e tendências da comunidade.

6. Telegram (800 mi)

Telegram
Telegram

O Telegram, uma alternativa igualmente popular, é uma plataforma de mensagens instantâneas que conquistou espaço significativo entre os usuários de smartphones no Brasil. Muitas pessoas, ao possuírem um smartphone, optam por instalar o Telegram devido à sua crescente popularidade.

No universo das redes sociais de mensagens, o aplicativo destaca-se como uma opção robusta e versátil. Conhecido por sua interface intuitiva e recursos avançados, o Telegram vai além da simples troca de mensagens, oferecendo canais, grupos e uma abordagem mais flexível para a interação virtual.

7. Snapchat (750 mi)

Snapchat
Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de mensagens instantâneas que se concentra em compartilhar vídeos e fotos efêmeros chamados "snaps". Os usuários também podem adicionar filtros, efeitos e textos a suas fotos e acessar recursos como Snap Map, que permite ver snaps de todo o mundo.

8. Kuaishou (626 mi)

Kuaishou
Kuaishou

Kuaishou é uma plataforma chinesa de compartilhamento de vídeo semelhante ao TikTok, que está ganhando popularidade em todo o mundo. Os usuários desta rede podem criar e compartilhar vídeos curtos com música, filtros e efeitos, bem como interagir com outros por meio de curtidas e comentários.

9. X / Twitter (666 mi)

X (Twitter)
X (Twitter)

O X (Twitter) é uma plataforma de microblogging que permite aos usuários compartilhar postagens curtas, chamadas "tweets", bem como fotos e vídeos. É um espaço amplamente usado para discussões em tempo real, como eventos e notícias, e é popular entre personalidades públicas, jornalistas e políticos.

10. Pinterest (465 mi)

Pinterest
Pinterest

Pinterest é uma plataforma de rede social baseada em imagens onde os usuários podem criar e gerenciar "boards" temáticos, colecionando e compartilhando imagens e ideias. É um lugar popular para encontrar inspirações para projetos de decoração, arte, moda, culinária e muito mais.

As redes sociais mais usadas no Brasil

E quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

  1. Facebook
  2. Youtube
  3. Instagram
  4. TikTok
  5. Facebook Messenger
  6. LinkedIn
  7. Snapchat
  8. X
  9. Pinterest
  10. Outras

Os dados são apresentados pela empresa de consultoria DataReportal, que fez um estudo em 2023 sobre o uso de redes sociais no Brasil.