Já havíamos falado um pouco do Galaxy S7 na semana passada; junto do S7 Edge, os smartphones high-end da sul-coreana Samsung foram finalmente anunciados na manhã deste domingo, no Unpacked - durante a Mobile World Congress - em Barcelona. E eles confirmaram grande parte dos rumores que circulavam na web. Os produtos possuem a volta do slot para cartão microSD, certificação IP68, TouchWiz renovada e outras novidades.

No ano passado as diferenças entre S6 e S6 Edge ficavam restritas às bordas e alguns pontos de bateria. Com a nova geração estas diferenças aumentam significativamente. A começar pelo tamanhos dos produtos; enquanto S7 possui display de 5,1 polegadas, seu irmão possui 5,5" de tela; ambos terão resolução quadHD (2560x1440) e um recurso inovador para a Samsung que permite ver informações no display sem precisar ligar toda a tela, economizando uma boa quantia de bateria. A bateria recebeu um upgrade, subindo para 3000 mAh (S7) e 3600 mAh (S7 Edge). 

Se você sentiu falta da resistência à água no Galaxy S6 - ela existia no S5 -, ela está de volta na sétima geração do Galaxy S. Com a certificação IP68 o usuário pode submergir o smartphone durante 30 minutos sob uma profundidade de até 50 centrímetros. A certificação não permite que você faça expedições em alto mar, mas vai garantir a segurança de molhar o aparelho sem se preocupar com a integridade dele. 

Outra reclamação constante dos usuários se dava pelo fato do Galaxy S6 não conter um slot para inserção de um cartão microSD. No S7 o usuário terá a possibilidade de ampliar os 32 ou 64 GB de memória interna (depende da região) com até 200GB via cartão microSD.

Em relação às câmeras, um pequeno downgrde. Trata-se de uma câmera com tamanho de foto menor, porém com o mesmo sensor, prometendo imagens mais bem definidas em ambientes de pouca luminosidade. Contrariando os 16MP do S6, o novo modelo possui apenas 12MP. A câmera possui a menor abertura dos smartphones f1.7 - que permite cliques ainda mais rápidos e aquele fundo desfocado que todo mundo gosta.

O design da câmera também mudou, agora não há mais aquela protuberância na parte traseira. Já a câmera frontal segue com 5MP e uma excelente câmera para selfies.

Se seu objetivo ao comprar um Galaxy S7 ou S7 Edge é o desempenho, saiba que a tendência é que os smartphones da Samsung sigam entre as primeiras posições do nosso ranking. Os aparelhos receberam processadores muito potentes de oito núcleos (Exynos 8890 ou Qualcomm Snapdragon 820 - também dependendo da região). O primeiro fica dividido entre 4 núcleos para turbinar o alto-desempenho com 2,3GHz de potência e quatro que visam a economia de energia com 1,6GHz. 

Preço e chegada nas lojas

Apesar de não ter preço final revelado, estima-se que os produtos devem custar a partir de 699 euros e as vendas iniciadas a partir de 11 de março.

As imagens são do TheVerge.