Os melhores jogos do PlayStation

Confira a nossa seleção dos melhores títulos do primeiro console da Sony, o PlayStation 1, um dos consoles mais vendidos da história.

Por | @grasiel_grasel Games

Não está completamente errado quem diz que o PlayStation é o console mais importante já lançado, claro, isto se estivermos falando do mercado gamer em si, que expandiu e alcançou novos horizontes nunca antes explorados pelos jovens dos anos 90. Foi graças ao sucesso da iniciativa da Sony que, mais tarde, teríamos o prazer de sermos presenteados com o lançamento do console mais vendido de toda a história, o PlayStation 2.

O nascimento do PlayStation foi quase um acaso se não fosse por nossa amada Nintendo, que tinha uma parceria com a Sony para desenvolver um leitor de CD-ROM’s para o seu novo videogame, no entanto, as empresas acabaram entrando em um desacordo devido à uma certa porcentagem que a Sony pedia sobre as vendas do aparelho, fazendo com que a mesma desistisse da parceria ao resolver investir em um projeto próprio, entrando no mercado gamer e, mais tarde, recebendo o título de console mais vendido da 5ª geração.

Hoje nós vamos conhecer 10 jogos que garantiram o sucesso do primeiro console da Sony, impulsionando as suas vendas e aumentando a popularidade do mesmo. Como de costume, deixamos bem claro que as chances de você discordar de algum item por nós apresentado são inúmeras, portanto, queremos saber a sua opinião nos comentários no fim desde artigo. ;)

Tony Hawk’s Pro Skater 2

Um dos títulos de esporte mais adorados da história dos videogames, Tony Hawk’s Pro Skater 2 foi a sequência perfeita de um jogo que havia conquistado o coração de jogadores que amavam andar de skate ou simplesmente gostavam muito do esporte. As manobras muito bem reproduzidas para a época e a trilha sonora empolgante foram um grande atrativo para prender seus jogadores em frente ao videogame por horas.

Gran Turismo

O primeiro game de uma das maiores séries de jogos de corrida já produzidos até hoje, Gran Turismo foi um exclusivo que chamou ainda mais jogadores para o PlayStation, pois agora os amantes de carros tinham um motivo para comprar o console para ao menos conferir o quão bom era esse título. A jogabilidade de Gran Turismo era impressionante para a época e os seus gráficos eram mais que o suficiente para os jogadores mais exigentes.

Tekken 3

Considerado por muitos como o melhor jogo de luta presente no PlayStation, Tekken 3 dava sequência a uma franquia que já fazia muito sucesso principalmente nos árcades, característica esta que não interveio na boa jogabilidade oferecida pelo Dualshock, controle do console da Sony. Os novos gráficos do jogo que podiam ser muito melhor aproveitados no PlayStation garantiram um impulso na venda de Tekken 3 para o mesmo, de resto, a característica qualidade do game já foi o suficiente para fazer o sucesso merecido na plataforma.

Medal of Honor

Um dos primeiros jogos a retratar a Segunda Guerra Mundial baseados em fatos e batalhas reais foi Medal of Honor, uma nova série de FPS que tinha um futuro promissor, com vários jogos de sucesso até infelizmente perder o seu foco. MoH revolucionou o mercado de FPS e mostrou os quão bem feitos poderiam ser os jogos do estilo, apresentando uma jogabilidade que, embora um pouco confusa, serviu como inspiração para seus sucessores. O principal ponto positivo do game foi a sua história envolvente e bastante imersiva.

Castlevania: Symphony of the Night

O grande nome dos games de ação e aventura em 2D lançados para o PlayStation foi Castlevania: Symphony of the Night, que apresentou uma história bastante interessante na troca de papéis do protagonista da saga, Richter Belmont, que havia sido enfeitiçado e levado para o lado do mal, e Alucard, que havia sido despertado para enfrenta-lo e impedir o fim do mundo. Todas as habilidades especiais e armas de Alucard são muito bem desenvolvidas e dão ao game um ritmo muito atrativo, prendendo o jogador ao gameplay como poucos jogos da época eram capazes.

Silent Hill

Terror, aflição e medo, estes serão alguns dos sentimentos que você certamente vai ter ao jogar Silent Hill. Um ícone da industria de games, inspiração para muitos outros jogos de terror psicológico que são lançados até hoje, o jogo foi um sucesso tão grande que garantiu até mesmo a produção de um filme com o seu nome, algo não muito comum para a sua época e também uma prova visível do seu sucesso. A dificuldade imposta pelo gameplay e os momentos de aflição gerados tanto pela trilha e os efeitos sonoros são apavorantes, alimentando ainda mais a sede de gameplay que tem os jogadores amantes de survival horrors.

Crash Bandicoot

Se você teve um PlayStation, as chences de não ter jogado Crash Bandicoot ou não gostado dele são mínimas, afinal, todo o humor inocente do jogo tornam a gameplay ainda mais divertida do que já é pela sua história e jogabilidade. A reação de Crash ao ser atacado e seus “diálogos” com os personagens são engraçadíssimos, assim como as suas reações a todo e qualquer aspecto do jogo, que tem o seu lugar garantido em nossa lista independentemente de qualquer opinião contrária.

Metal Gear Solid

Outro grande exclusivo do PlayStation foi Metal Gear Solid, o primeiro game de uma das séries mais aclamadas de toda a hitória, dirigida pelo mestre Hideo Kojima, que hoje é considerado como um dos homens mais importantes e uma das mentes criativas mais brilhantes da indústria. Não é à toa que até hoje os jogos dirigidos por Kojima disputam pelo prêmio de melhor jogo do ano sempre que são lançados, afinal, sempre temos algum tipo de inovação vinda de uma sequela do clássico de 1998 que inspirou muitos outros jogos que prezavam o modo “stealth”, no qual o jogador deve ser sorrateiro e eficiente.

Final Fantasy VII

A amada série de RPGs de turnos do PlayStation se tornou um “xodó” desde a sua primeira aparição no console, no entanto, uma quantidade enorme de jogadores considera como o melhor jogo de toda a saga o game Final Fantasy VII, que apresentou uma das melhores histórias desenvolvidas até hoje e também apresentou um gameplay aprimorado de suas versões anteriores, o que trouxe ainda mais fãs para a plataforma e para a própria série. Claro, vale lembrar também que a trilha sonora de Final Fantasy VII é considerada uma das melhores de toda a saga.

Resident Evil

O que não faltou no PlayStation foi o lançamento de sagas que ficariam marcadas na história, sendo consideradas até hoje como algumas das principais e mais vendidas, o que inclui Resident Evil, o Survival Horror da Capcom que é considerado até hoje como o título de maior apelação ao terror psicológico de toda a saga, e os fatores que podem comprovar estar afirmação não são poucos: os zumbis e suas aparições repentinas, as posições de câmera em pontos fixos que causavam uma sensação claustrofóbica e, claro, as mudanças de cenários que aconteciam com um close na porta e um som estridente da mesma abrindo. Precisa de algo mais para afirmar com certeza de que este é um dos melhores jogos do PlayStation e, talvez, um dos melhores jogos da história?

Leia também:

E aí, você gostou da nossa lista? Acha que algum outro jogo do PlayStation 1 deveria estar presente nela? Gostariamos de ter colocados mais títulos neste artigo, mas como de costume, nos limitamos a difícil tarefa de escolher apenas 10. Deixe o seu comentário com a sua opinião a respeito do assunto e contando quais foram as suas experiências com o console, vai ser um prazer discutirmos e trocarmos opiniões!

Se você gosta de passar horas em frente ao PC ou de seu console preferido, siga nossa seção de Games para receber as novidades sempre que um novo conteúdo for ao ar.

Mais sobre: Melhoresjogos Games PlayStation
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo