Um smartphone Android possui limite em sua bateria, por isto caso o usuário não respeite o seu dispositivo é possível que sua vida útil seja menor. Desta forma, para entender como funcionam as baterias de lítio, veja seis ações que podem causar problema e danificar o seu dispositivo.

Carregar o dispositivo no computador

Ao carregar o seu telefone pelo computador é possível danificar a bateria, pois a corrente na entrada USB pode oscilar e como consequência garantir mais aquecimento do que quando o carregamento é feito na tomada. Através deste aquecimento é possível diminuir a vida útil da sua bateria, pois os materiais empregados como os eletrodos e eletrólitos são estáveis com baixa temperatura, por isto é normal superaquecer.


Reprodução

Em teste o site Battery University observou uma perde de 65% da capacidade de uma bateria quando foi exposto em temperatura de 40 graus Celsius, por isto o recomendado é utilizar um  carregador original e tomada.

Carregar o aparelho durante toda a noite

Normalmente as pessoas possuem o costume de deixar o aparelho carregando até o dia seguinte, porém, não é indicado, pois o ideal é não ultrapassar o limite das 8-10 horas.  Desta forma, recomenda-se carregar o seu dispositivo quando a bateria estiver entre 20% e 80%, pois as baterias de lítio não tem problema de memória, por isto não é preciso carregar ao máximo ou esperar que acabe a carga.


Reprodução

Utilizar dispositivo enquanto carrega

Como as pessoas, o celular também precisa de repouso, por isto, se possível durante a recarga, deixe o seu aparelho de lado, pois utilziar o smartphone enviando mensagem ou vendo vídeos pode aumentar a temperatura do dispositivo e o calor é um grande problema para baterias de lítio.


Reprodução

Deixar acabar toda carga do telefone

Os aparelhos atuais não sofrem com o problema da memória por isto elas não ficam viciadas, mas é preciso evitar que o seu aparelho seja todo descarregado, até porque geralmente os telefones possuem sistema de segurança que desliga o telefone se a bateria chega a 5%.


Reprodução

Esperar chegar a níveis baixos pode ser perigoso, por isto, procure carregar o seu dispositivo quando a bateria estiver entre 20 ou 15%.

Evite deixar o aparelho no sol

Procure nunca deixar o seu aparelho no sol, pois o telefone irá esquentar, além disso, o calor pode danificar a bateria, lembrando que esta dica também é válida para outras ações que possam sobrecarregar o seu aparelho e ocasionar um superaquecimento.


Reprodução

Para auxiliar, se necessário utilize um aplicativo para monitorar a temperatura do seu dispositivo, como exemplo o "Cooler - Resfrie seu telephone".

Utilizar carregador errado

Caso o carregador do seu aparelho tenha estragado, normalmente o usuário compra outro mais barato, porém, isto pode trazer problemas em longo prazo.

É preciso saber que os carregadores são fabricados com especificações técnicas próprias, por isto o ideal é comprar por modelos de qualidade e ficar longe dos produtos piratas. Além disso, está dica também é válida para as baterias, por isto utilize sempre modelos originais para não estragar o seu smartphone Android.


Reprodução

Aproveite e nos conte leitores se vocês já cometeram alguns dos erros acima, ou se conhece outros.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.