Lojas falsas da Apple são sucesso na China

Chineses preferem pagar altos preços por produtos da Apple a aguardar pelo lançamento no país. Lojas não autorizadas da Maçã faturam alto com isso.

Por | @oficinadanet Tecnologia

No sul da China, em uma rua bastante movimentada de Shenzen, é possível encontrar mais de 30 lojas que exibem o logotipo da Apple nas suas fachadas. Nelas, o anúncio dos novos iPhones.

Boa parte das lojas são muito parecidas com as lojas oficiais da Maçã, inclusive com a equipe de vendas vestindo camisetas azuis com a logo branca da Apple. Para completar, as lojas falsas contam com amostras de iPads e iWatches em elegantes mesas de madeira.

Lojas falsas da Apple são sucesso na China

Leia também:

A Apple conta com apenas uma loja oficial em Shenzen e mais cinco revendedoras autorizadas na região. Assim sendo, a maioria das lojas não são legítimas não pertencem à Apple. No entanto, elas vendem produtos genuínos da Maçã.

O crescimento no número de lojas falsas da Apple na China só é reflexo da grande popularidade da marca no país. Lá, a companhia dobrou a receita no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior, chegando a 13 bilhões de dólares.

"Há muitos fãs da Apple na China", disse um funcionário de sobrenome Zhao de umas das revendedoras não autorizadas. “Há muita gente tola na China que está disposta a pagar mais dinheiro apenas para conseguir o novo iPhone antes de todos os outros."

Tais lojas são mantidas pelos ganhos rápidos da revenda dos aparelhos comprados através de canais de vendas autorizadas. Os compradores acabam pagando até o dobro do preço original só para não terem que aguardar semanas até a chegada dos produtos no país.

O grande número de vendedores não-autorizados fez com que as autoridades chinesas agissem. Em uma recente ação pública, várias lojas tiveram que remover placas enganosas que diziam "authorized Apple seller" (vendedor autorizado) de suas fachadas. 

Mais sobre: apple iphone china
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo