Os amantes do céu terão um belo espetáculo hoje, dia 27. A partir das 23h11, acontecerá o eclipse total da Lua e ainda será noite de Superlua. O fenômeno poderá ser acompanhado por toda a América Latina, além da parte oeste da África e da Europa, além da parte leste da América do Norte. O eclipse total da Lua, diferentemente do que acontece no eclipse do Sol, conta com uma grande faixa de visibilidade e pode ser visto sem qualquer dificuldade.


Imagem de Rafaela Pozzebon.

O eclipse total irá acontecer de domingo para segunda-feira de 23h11 do dia 27 até 0h24 do dia 28 de setembro, horário de Brasília. A partir das 22h07 o fenômeno já terá início e ficará na penumbra até 1h27 do dia 28. A Lua, então, ficará com uma cor avermelhada.

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, explica o que é o eclipse total da Lua: "Sol, Terra e Lua estão alinhados, nessa ordem, e com isso definem-se dois cones de sombra: umbra e penumbra. O eclipse total da Lua ocorre quando a Lua penetra completamente na umbra".

O próximo eclipse total da Lua visível no Brasil será de 20 para 21 de janeiro de 2019.

Além do fenômeno do eclipse, ainda irá acontecer a Superlua, em que a Lua estará em máxima proximidade da Terra (perigeu). A Superlua acontece quando a Lua Nova ou a Lua Cheia acontecem em até 90% de proximidade do perigeu. No próximo dia 27, a Lua Cheia vai ocorrer às 23h50min e o perigeu vai ocorrer às 22h45min, quando a Lua estará a 356.877 km da Terra.

 O fenômeno da Superlua juntamente com o eclipse é um acontecimento raro que aconteceu pela última vez em 1982 e só voltará a se repetir em 2033.