Relembrar é viver! As vezes nos pegamos olhando fotos antigas, não é mesmo? E como é legal relembrar, olhar como estávamos diferentes ou daquele grupo de amigos que não vimos mais. E nada melhor do que fotos para retratar esses momentos, não é mesmo? O facebook também sacou que essa ideia nostálgica é maneira.

Mark Zuckerberg, como parece ser um menino inteligente, lançou no começo do ano uma nova funcionalidade: "Neste Dia" - do inglês "On This Day" - em sua rede social. Trata-se de uma ferramenta que foi experimentada em 2011, mas que em meados de abril começou a aparecer em definitivo para os usuários.

Como funciona?

O recurso mostra as suas recordações, todos os dias você recebe uma notificação e então ela simplesmente exibe todas as publicações de sua linha do tempo que estão fazendo aniversário, ou seja, publicações nesse mesmo dia, porém em anos anteriores. Você verá postagens como fotos, compartilhamentos e amigos de quem começou amizade.

Com isso você pode relembrar acontecimentos. Eles são exibidos somente para você, mas com a opção de compartilhar esses momentos novamente em sua linha do tempo.

Onde vejo se está disponível para mim?

A liberação é gradativa aos usuários, você receberá uma notificação avisando que as recordações estão disponíveis e podendo ativá-la, mas vamos supor que recebeu a notificação e não percebeu, seus amigos têm e você não. Então vem o questionamento: Como faço para ver se eu possuo a funcionalidade?

Seus problemas acabaram! Existe um link onde você pode acessar diretamente suas lembranças, basta clicar no link www.facebook.com/onthisday/ e curtir suas lembranças.

Ainda assim é possível que você não seja um selecionado pelo Facebook. Neste caso uma mensagem deve aparecer, conforme a imagem abaixo. Mas não se chateie, em breve todos os usuários irão poder acessar suas lembranças.

Como Ativar/desativar

Muito bem, você acessou o link e quer saber: Como eu ativo? Ou ainda: Parece ser um recurso legal e tal, mas eu não curto ficar recebendo essa notificação todos os dias, e não quero mais receber, como desativo?

Como podes ver na imagem abaixo, no canto superior, na parte direita há um botão notificações, clicando nele você poderá ativar ou desativar. Se estiver marcada com ✔ (visto) está ativada.

No smartphone é semelhante, no canto superior direito possui uma engrenagem, ao clicar nela abre o aviso das notificações, há uma "bolinha" na direita, quando ativada a bolinha fica azul, quando desativada fica transparente conforma a imagem.

Agora já sabemos como ativar/desativar suas recordações.

Gostou? Deixe seus comentários, curta e compartilhe. Você também pode querer conferir mais Tutoriais de Facebook.