Sabemos que o Excel possibilita-nos exercer qualquer atividade utilizando sua extensa lista de fórmulas, basta encontrar a mais apropriada ou, até mesmo, a junção de duas ou mais para que se chegue o resultado objetivado.

Este tutorial surgiu a partir de uma dúvida mandada por um leitor que desejava atribuir um valor mínimo a uma multiplicação, isto é, caso o produto de certos valores resultasse em um número inferior ao estabelecido na função, retornar-se-á este valor fixado; já, nas demais multiplicações, com valor maior que o estabelecido, retornará o resultado normalmente.

Suponha que se tenha uma relação contendo o consumo de água de algumas famílias, porém, há uma taxa mínima de R$50,00 a ser paga. Caso a quantidade consumida não atinja o valor mínimo, lhes será cobrado este, automaticamente. Já, os valores que ultrapassarem o mínimo, serão calculados normalmente. Veja como proceder:

1- Preencha os valores na tabela, separando a quantidade de litros consumida e valor unitário destes.

Como atribuir um valor mínimo a uma multiplicação no Excel

Para que consigamos encontrar o resultado corretamente, a fim de ser cobrado o valor mínimo às famílias que consumirem uma quantidade inferior a este, faremos o uso de uma função dentro de outra. Pode parecer confuso, mas veja como é simples.

2- Utilizaremos a função =SE(B2*C2<50;50;MULT(B2*C2)), onde, tomando como base as partes que compõe a função, isto é, SE(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro]; [valor_se_falso]), temos: caso a multiplicação do consumo pelo valor unitário for menor (<) que 50, o valor verdeiro, o que deve ser mostrado, será o próprio 50; já, caso o valor seja maior que 50, ou seja, for falso o teste, deve-se retornar diretamente o valor da multiplicação (representado pela função MULT) destes mesmos dados.

Como atribuir um valor mínimo a uma multiplicação no Excel

3- Veja que o valor resultante foi maior que 50, por isso, foi apresentado o valor normalmente. Agora, expanda a função para as demais células abaixo, arrastando seu canto inferior direito, para que possamos analisar os demais resultados.

Como atribuir um valor mínimo a uma multiplicação no Excel

Como atribuir um valor mínimo a uma multiplicação no Excel

4- Perceba que as Famílias 2 e 5 consumiram um valor abaixo do mínimo, 38,09 e 40,30, respectivamente. Por isso, foram lhes cobrado o valor mínimo pré-estabelecido de R$50,00.

Como atribuir um valor mínimo a uma multiplicação no Excel

Esta é mais uma atividade que pode ser realizada com o uso do Excel. Esperamos ter sanado suas dúvidas, porém, caso persistam, entrem em contato conosco que poderemos formular outros tutoriais para solucioná-las e, assim, ajudar outros usuários que possam ter as mesmas duvidas que você.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.