Novos atalhos de teclado do Windows 10

Conheça os novos atalhos de teclado que chegaram juntos do Windows 10, facilitando a vida de quem prefere navegar pelo teclado.

Por | @grasiel_grasel Windows

Por mais que seja prático e fácil utilizar o mouse para introduzir comandos no computador, muitos preferem utilizar simplesmente o teclado para fazê-lo. Com a chegada do Windows 10, novos recursos foram implantados e junto com eles, atalhos de teclados foram implantados para facilitar a interação com os mesmos.

Com essas dicas, navegar pela interface do SO fica ainda mais fácil e rápido, pois você evita ter que  ficar clicando, por exemplo, no botão "Visão de Tarefas" da barra de tarefas. 

Neste artigo você vai conhecer quais são os novos atalhos de teclado do Windows 10 e também quais são as suas funcionalidades, sendo elas principalmente voltadas ao novo recurso de áreas de trabalho virtuais e também ao prompt de comando.

Arrasto de janelas

Como você já deve saber, o Windows oferece a opção de disposição de janelas ao segurar a tecla Windows e pressionar as teclas direcionais, no entanto, este recurso foi melhorado e a opção de escolher qual janela irá preencher o resto de sua tela.

O recurso havia surgido no Windows 7, e agora é possível dispor suas janelas verticalmente, uma em cima da outra, em vez de ser apenas lado a lado, você tem a liberdade de criar grades de até 2x2.

  • Tecla Windows + Esquerda - Pressiona a janela selecionada ao lado esquerdo da tela.
  • Tecla Windows + Direita - Pressiona a janela selecionada ao lado direito da tela.
  • Tecla Windows + Cima - Pressiona a janela selecionada no canto superior da tela.
  • Tecla Windows + Baixo - Pressiona a janela selecionada no canto inferior da tela.

Se você arrastar uma janela até um canto que ainda não está preenchido por outra, ela será automaticamente posicionada para preencher o espaço em questão.

Novos atalhos de teclado do Windows 10

Visualizador de tarefas / Gerenciamento de janela

Outra antiga opção que foi melhorada no Windows 10 foi a navegação por aplicativos abertos, que agora, além de ter a antiga funcionalidade do Alt + Tab melhorada, uma nova forma de navegar entre aplicativos foi adicionada, agora pressionando a tecla Windows.

  • Tecla Windows + Tab - A nova Task View do Windows 10, onde você não precisa segurar as teclas para poder realizar sua navegação, sem contar que você pode selecionar qual Área de Trabalho virtual quer trabalhar. Falaremos sobre as áreas de trabalho virtuais mais tarde.
  • Alt + Tab - O antigo "atalho" do Windows para navegar entre janelas e aplicativos também foi melhorado. Ele ainda funciona da mesma maneira, no entanto, as miniaturas estão maiores e diferentemente da opção que mostramos anteriormente, é possível navegar por todos os aplicativos de todas as áreas de trabalho virtuais.

Novos atalhos de teclado do Windows 10

Áreas de trabalho virtuais

Um dos novos recursos do Windows 10 é o sistema de múltiplas áreas de trabalho e para melhorar a interação do usuário entre elas, teclas de atalho específicas foram adicionadas. Vamos conhecê-las?

  • Tecla Windows + Ctrl + D - Cria uma nova área de trabalho virtual.
  • Tecla Windows + Ctrl + F4 - Fecha a área de trabalho virtual atual.
  • Tecla Windows + Ctrl + Esquerda/Direita - Navega entre as áreas de trabalho virtuais.

Como já falamos anteriormente, é possível navegar pelas áreas de trabalho ao pressionar Tecla Windows + Tab.

Prompt de comando

O Prompt de Comando recebeu uma variedade enorme de atalhos de teclado, como, por exemplo, os clássicos Ctrl + C e Ctrl + V, no  entanto, você precisa ativar algumas configurações nas propriedades do software.

Caso você queira conhecer os atalhos de teclados do CMD e também como ativá-los, clique aqui.

Novos atalhos de teclado do Windows 10

Leia também:

É provável que a Microsoft ainda adicione mais atalhos de teclado com a chegada de novas atualizações, caso você conheça mais alguma que, por ventura não estava em nosso artigo, deixo o seu comentário abaixo explicando-a.

Mais sobre: GuiadoWindows10 Windows Microsoft
Share Tweet
Comentários
Destaquesver tudo