O Excel é uma ferramenta tão poderosa que fornece inúmeras fórmulas e ferramentas que nem sonhamos. E uma delas é o desvio padrão, uma medida de dispersão que calcula a variabilidade dos valores à volta da média. O seu valor mínimo será 0 quando que não houver variabilidade, ou seja, quando todos os valores são iguais à média.

A dúvida chegou hoje via comentários na página, portanto, se você tiver alguma questão lhe tirando o sono, faça como nosso ouvinte e nos dê uma dica de pauta. Em breve ela aparece aqui pelo site. Vamos lá:

Se você for fazer o desvio padrão na ponta do lápis vai precisar da fórmula

, porém, no Excel a sintaxe da fórmula é =DesvPad(valores). E aí, qual o mais fácil? No campo "valores", obviamente, colocaremos os valores de média que você possui, tanto em valores como em referência. Por exemplo:

Veja que no exemplo acima inserimos os valores de amostra e então colocamos a fórmula e inserimos as referências na função.

Porém, também será possível que você use os valores diretamente, separando-os com o símbolo de ";" (ponto e vírgula), que é o separador de elementos no Excel.

Essa função é muito utilizada, por exemplo, por estatísticos, engenheiros e arquitetos. Portanto, se esse for o seu caso, esqueça a calculadora, o papel e a caneta e passe a fazer tudo com alguns toques no teclado.

Até a próxima.

P.S. Mandem dúvidas pelos comentários e em breve posts especiais resolvendo seus problemas.