Internet lenta? Talvez a culpa não seja da operadora de banda larga

Este artigo tem o intuito de alertar a você, consumidor de internet banda larga que talvez o problema da internet estar lenta não seja somente da operadora.

Por | @oficinadanet Internet

Se você está incomodado com a lentidão da sua internet e culpa insistentemente a operadora chegando a ligar muitas vezes para eles resolverem a sua situação. Saiba os motivos pelos quais pode estar lenta a sua internet. 

Rede WiFi

Saiba que se a sua conexão se dá por intermédio de rede Wireless, há grandes chances de a sua internet estar mais lenta devido a isso, pois como que a sua operadora irá ter o controle sobre o ar de sua casa? Ou ainda sobre os móveis e paredes que estão interferindo na rede e ocasionando a perda de pacotes? Então, a maneira mais recomendada caso não necessite da portabilidade de um notebook é conectar um cabo para receber toda a conexão que você está contratando.

Internet lenta? Talvez a culpa não seja da operadora de banda larga

Como descobrir se a culpa é da operadora

É muito fácil confundir a velocidade de navegação com a lentidão do seu computador, por isso recomendamos que você proceda com o teste que iremos indicar em seguida. Se você usa rede WiFi o resultado ficará comprometido, pois há a interferência do ar – o que diminuirá a velocidade. Sugerimos que você antes de qualquer atitude proceda com o teste da velocidade de sua internet. Entre nesse site que calcula a velocidade real da sua internet, não se esqueça de conectar o cabo antes. (Clique na imagem). 

Internet lenta? Talvez a culpa não seja da operadora de banda larga

Clique em "Iniciar Teste" e confira os dados que aparecerão.

Caso a sua velocidade não esteja de acordo com o plano que você contratou, entre em contato com a sua operadora. Cabe ressaltar que a velocidade da internet é dividida por todos os computadores que estão utilizando a mesma rede, portanto, faça o teste com um computador de cada vez.

Leia também:

Agora, se mesmo assim você acredita que a velocidade que foi calculada não condiz com a realidade e parece estar muito aquém, seu computador pode estar sofrendo de lentidão em virtude de vírus, e/ou necessidade de limpeza no sistema operacional. Além de limpeza de memória cache, senhas, histórico da internet e cookies, recomendamos uma desfragmentação de disco e de registro, bem como uma verificação completa em eventuais malwares que estejam alojados no seu computador, ou até mesmo spywares. 

Uma manutenção preventiva, associada ao bom uso do seu computador, fará com que você possa usufruir de uma experiência única em navegação, e nunca mais ponha a culpa na operadora que fornece a internet para você. Lembramos também que a Optclean defende o uso consciente do computador, evitando o descarte precoce de equipamentos.

Otimização de sistema

Logo que compramos um computador, não importa tanto a configuração, mas ele está rápido e atendendo todas as suas necessidades, não é mesmo? Pois é, mas de uma hora para a outra, infelizmente, ele acaba ficando lento e todas as atividades que você está acostumado a fazer – tornam-se um verdadeiro sacrifício – pois é uma tortura entrar em um site, ou até escrever um texto. Saiba que isso tem a ver com o fato de que com o tempo precisamos fazer uma manutenção básica no sistema. Entenda que isso é normal, é como quando trocamos o óleo dos nossos carros, se você não trocar de seis em seis meses o carro irá lhe "deixar na mão", não é mesmo? É exatamente isso que acontece com o computador, precisamos executar limpezas básicas no sistema para ele continuar com a fluidez inicial. Saiba aqui a importância da otimização do sistema.

Internet lenta? Talvez a culpa não seja da operadora de banda larga

Vírus no computador

O vírus não acarreta em apenas deixar seus dados expostos na rede, mas também deixará seu computador lento e consequentemente a internet, por isso é importante você tomar certos cuidados na internet, para que seu PC não fique impraticável e inoperante. Saiba logo mais alguns cuidados que você deve tomar para não contaminar seu computador com malwares.

Antivírus

O antivírus pode ser o causador da lentidão da navegação, pois eles utilizam o sistema de escaneamento online. À medida que você vai navegando na internet o antivírus vai verificando a existência de softwares maliciosos. Por isso se você tem a certeza que o site no qual você está acessando é confiável desabilite essa função – você verá que a internet voltará a ficar normalizada. Aqui no site já foi produzido um artigo sobre como verificar se o site é confiável. Veja aqui.

Cuidados

Recomendamos uma série de cuidados que você pode adotar na utilização do seu computador. 

  1. Use senhas seguras;
  2. Tenha cautela ao clicar em links ou arquivos suspeitos;
  3. Cuidado ao baixar softwares indesejados;
  4. Mantenha seu sistema operacional permanentemente atualizado;
  5. Mantenha updates em dia;
  6. Proceda com a limpeza do histórico da internet e Cookies;
  7. Desfragmente disco e registro periodicamente;
  8. Use um bom antivírus;
  9. Paralelamente ao antivírus, use um antimalware e antispyware.

Com esses cuidados, temos convicção que a sua experiência na navegação será proveitosa e seu PC ficará um bom tempo em perfeitas condições até que necessite de auxílio especializado.

A Optclean

Nós chegamos ao mercado brasileiro para modificar paradigmas, pois quando acontece qualquer problema no sistema - os técnicos e usuários já tomam a medida de formatar o PC. E isso acaba, infelizmente, causando desinformação em todos usuários e até em técnicos leigos. O mais importante, com certeza, é usar o computador e a internet conscientemente. Nós evitamos ao máximo a formatação. Com os nossos artigos publicados aqui no site do Oficina da Net conjuntamente com o nosso serviço pretendemos mudar a cultura da sociedade no que tange ao uso de suas tecnologias. Importante ressaltar que com o uso correto do seu PC, você aumentará a vida útil do seu computador e diminuirá também o descarte precoce de eletrônicos – o que ajudará o meio ambiente.

A nossa intenção é que com essas dicas, você usuário saiba se realmente a sua operadora não está fornecendo a internet contratada, e isso realmente pode acontecer. Nesse caso, você deverá cobrar os seus direitos. Ressaltamos que, conforme a ANATEL, as operadoras devem fornecer no mínimo 80% da internet contratada. Caso você verifique que o problema é com o seu computador, sugerimos que siga as nossas dicas, e assim poderá usufruir de um uso racional dos seus recursos, e aproveitando uma experiência única de navegação. 

Mais sobre: internet wifi antivirus
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo