Você sabe o que é um diagrama de Gantt? Sabia que eles são muito utilizados nas empresas e que pode ser facilmente criado no Excel 2013? Aprenderemos isso hoje.

Primeiramente vamos explicar qual a particularidade desse tipo de gráfico. Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Desde então ele é comumente utilizado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo, que representam o início e o fim de cada fase, aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal. 

Entre outras possibilidades que este tipo de gráfico oferece, está o fato de avaliar os custos, resultante do consumo de recursos necessários à conclusão de cada uma das tarefas, por exemplo, tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo e o que mais a criatividade do gestor permitir.

Agora que foi entendido o que significa o gráfico e quais suas aplicações práticas, vamos aprender a montá-lo.

Se você conferiu este post que fizemos sobre como instalar suplementos no seu Excel 2013 vai ter facilidade no primeiro passo do tutorial. Este passo consiste em instalar, gratuitamente, o aplicativo "Gantt Chart for Excel", que pode ser baixado aqui

Após instalá-lo, vá na guia "Inserir", depois "loja", depois em "meus aplicativos" e por fim, clique no aplicativo e depois em "inserir" novamente.

Agora vamos inserir os dados que serão transformados em gráfico. Para isso teremos que criar no mínimo 3 colunas. Na primeira delas colocaremos o nomedas tarefas, seguida por uma coluna com a data de início e outra com a de término.

Agora selecione os dados, e clique em "Select Table" na tela do aplicativo. Veja que uma nova janela será aberta exibindo o intervalo de onde ele pegará os dados. Dê um ok e pronto.

Veja o resultado, agora é só ordenar as colunas para melhorar a visualização, etc. Repare que ao clicar na barrinha no gráfico, você terá acesso a informações como a duração da tarefa e de quando a quando ele se estende.

Parabéns, seu gráfico de Gantt está pronto =)

Atualização 11/08/2015

Recebemos através dos nossos comentários que o aplicativo que utilizamos para fazer este tutorial não está mais disponível para o Brasil, porém, já atualizamos os links com uma nova aplicação que faz o mesmo serviço. Confira o novo link aqui.