Qual é a diferença entre DVI e HDMI?

Muitos dizem que eles são praticamente a mesma coisa, mas, quais são as suas reais diferenças?

Por | @grasiel_grasel Entretenimento

Quando você começa a sua grande busca por um monitor para o seu computador, assim como escolher se a tela será de LCD, LED e etc., o grande dilema são as entradas de áudio e vídeo, que podem acabar gerando uma grande diferença de preços dependendo da sua escolha final.

A qualidade de vídeo enquanto você usa o computador é muito importante, afinal, nos dias de hoje é extremamente comum substituirmos o cinema pela tela do computador, onde podemos assistir filmes, desenhos e outras programações que a algum tempo atrás não seria possível, um bom exemplo seria a Netflix, que pode ser considerado até mesmo uma espécie de “YouTube pago” onde você pode assistir sucessos do cinema.

Falando propriamente sobre as entradas DVI e HDMI, é importante sabermos o que elas realmente são para então podermos realizar comparações.

O que é DVI?

Qual é a diferença entre DVI e HDMI?

Interface Visual Digital (O Digital Visual Interface – DVI) é um tipo de conexão um pouco mais antiga que conecta dispositivos de saída como, por exemplo, um computador a um monitor LCD, o maior problema dos cabos DVI é que eles não transmitem áudio, portanto, precisam de cabos de áudio separados.

A proposta básica do DVI é oferecer um padrão de interface de vídeo que cubra a transmissão de vídeo entre um dispositivo fonte (de onde serão enviadas as informações para exibição) e um dispositivo de exibição (onde serão exibidas as imagens geradas pelo dispositivo fonte). A grande maioria dos monitores de LCD da atualidade inclui uma entrada DVI e alguns dispositivos, como projetores por exemplo, suportam DVI indiretamente por meio de HDMI.

O que é HDMI?

Qual é a diferença entre DVI e HDMI?

A Interface multimídia de alta definição (High-Definition Multimedia Interface – HDMI) é uma interface condutiva de áudio e vídeo completamente digital e sem compressão, o que a torna uma alternativa muito mais prática ao economizar o espaço ocupado pelos cabos de áudio e ainda oferecem uma experiência de home theater incrível já que as informações de áudio e vídeo podem ser transmitidos simultaneamente em alta velocidade.

O HDMI transmite todos os padrões ATSC HDTV existentes e oferece suporte a áudio digital de oito canais e 192 kHz sem compressão, além de dos formatos de compressão atuais, a HDMI 1.3 adiciona suporte extra aos novos formatos de áudio digital sem perda alguma, como Doby TrueHD e DTS-HD Master Audio, com largura de banda de sobra para acomodar aprimoramentos futuros.

Qual é a diferença?

Qual é a diferença entre DVI e HDMI?

A qualidade de imagem de ambas as interfaces condutivas é praticamente a mesma, tanto que os sinais de vídeo DVI podem passar por um adaptador HDMI e vice versa quase sem perda de qualidade. Já que a DVI foi desenvolvida primeiramente para computadores e também é um pouco mais antiga, ela não oferece suporte a áudio, o que acaba gerando um maior acumulo de cabeamento e consequentemente um maior espaço será ocupado.

Leia também:

Já que o HDMI oferece transporte de áudio e vídeo juntos, o seu uso acabou sendo muito maior e sua abrangência acabou cobrindo tanto televisores quanto de monitores de computadores, o que, muito provavelmente, é o principal motivo de o DVI não ter chegado até a televisão: a necessidade de uma porta extra para saída de áudio.

Mais sobre: Curiosidades, AltaDefinição, Qualidade
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários
Continue lendo