O que é AMOLED?

Com a chegada de novos equipamentos no mercado, novas tecnologias surgem para melhorar o desempenho do produto em questão. Com as telas não poderia ser diferente. A cada lançamento de modelos de televisores, smartphones e tablets, as fabricantes, obviamente, investem cada vez mais nas telas.

Por | @oficinadanet Tecnologia

As telas AMOLED, por exemplo, surgiram com a promessa se oferecer uma nova experiência ao assistir televisão ou mesmo manusear um dispositivo móvel. A tecnologia oferece imagens mais nítidas e brilhantes, além de uma maior distinção nos movimentos e com cores reais. As fabricantes também atribuem às telas uma menor espessura e maior flexibilidade. Leia também: Como funciona a tecnologia LED dos televisores?

A tecnologia AMOLED é baseada na OLED. O nome AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode — ou, traduzindo para o português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. A tela AMOLED conta com várias características que conseguem se mostram superiores aos outros modelos de telas. A iluminação, por exemplo, chega a ser pelo menos 150% melhor do que em LCDs comuns.

O que é AMOLED?
Foto: Androi authority

Outra vantagem das telas AMOLED é a visibilidade, em qualquer ângulo será possível obter uma boa imagem. Assim, mesmo que um aparelho de TV esteja na lateral, por exemplo, o ângulo não implicará na visualização.  

As cores também foram melhoradas nas telas AMOLED. Tais telas compreendem um conjunto de cores muito maior do que as convencionais, com taxas maiores de variação. A baixa espessura também é um fator determinante nas telas AMOLED.

Funcionamento

O princípio da tela AMOLED é a associação de uma matriz ativa em um painel OLED. A matriz ativa trata-se de uma forma de enviar informação elétrica a mostrar cada pixel de maneira independente. Os cristais líquidos foram substituídos por diodos que produzem luz por si mesmo (A tela LCD, por exemplo, se acende por retroiluminação).

Veja também: Como limpar telas touchscreen

As telas AMOLED têm várias vantagens, em especial a economia. A bateria também tem redução de consumo, principalmente em fundos pretos, já que os pixels estão apagados e não são alimentados.

Em um smartphone, a ausência da capa de iluminação evita um maior consumo de energia, principalmente em fundos pretos. Com isso, a maioria dos pixels estão apagados e não consomem energia.

Diferença entre AMOLED e Super AMOLED

O que é AMOLED?
AMOLED vs Super AMOLED

A denominação Super AMOLED é uma criação comercial da Samsung e inclui sua marca AMOLED. As duas telas estão presentes na série Galaxy, a linha mais famosa da Samsung. A Super AMOLED é uma evolução da AMOLED, que integra a parte tátil do próprio painel, e ainda alcança níveis mais altos de nitidez. Tal tela é melhor que as telas AMOLED no que diz respeito à luminosidade e também ao consumo de energia.

A Samsung, através de sua tela Super AMOLED, conseguiu colocar a camada sensível ao toque dos smartphones inseridos na própria tela, e com isso eliminando a camada de vidro sensível ao toque que ficava sobreposta. A tecnologia pode resultar na redução do peso total do aparelho como também na possibilidade de criação de smartphones ainda mais finos.

Diferença entre OLED e AMOLED

As telas OLED trazem uma evolução do LED, mas não precisam de qualquer iluminação traseira – os pixels se acendem individualmente quando uma corrente elétrica passa por eles. Ou seja, o OLED tem emissão de luz própria, não precisa de lâmpadas para emitir luz.

Há uma variação do OLED chamada AMOLED. A principal diferença entre ambos é que telas composta com esta última tecnologia são do tipo matriz ativa. É uma situação semelhante à existente no LCD: telas OLED com matriz passiva são orientadas com um esquema de transistores organizados em linhas e colunas; em telas AMOLED, os transistores são aplicados considerando cada pixel.

Mais sobre: amoled telas celulares
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo