5 milhões de senhas do Gmail vazam em fórum russo

5 milhões de contas tiveram senhas vazadas. Veja se a sua está na lista

Por | @nmuller99 Segurança digital

O Google informou que as senhas não foram tentativas de ataque direto aos servidores, mas sim senhas coletadas durante muito tempo por meio de phishing ou por hackers. Muitos dos emails estão desativados, mas segundo o usuário que postou a informação, cerca de 60% das informações ainda estão válidas. 

O material havia sido colocado no fórum btcsec.com na terça-feira. O usuário tvskit publicou uma captura de tela com diversas contas de e-mail e suas senhas para provar que tinha o conteúdo. De acordo com ele, cerca de 60% das senhas eram atuais e funcionavam.

5 milhões de senhas do Gmail vazam em fórum russo

Além de contas do Gmail – especialmente de usuários que falam inglês, russo e espanhol – , também foram vazadas senhas do Yandex, o mecanismo de busca mais utilizado na Rússia.

Para saber se sua conta foi comprometida em algum momento, basta consultar este site. De qualquer maneira, é indicado que a senha seja alterada periodicamente por questões de segurança.

Recentemente, o fórum do btsec.com foi palco de outro vazamento similar, do serviço de e-mail Mail.ru -4,66 milhões de contas foram comprometidas.

Por via das dúvidas, lembramos que você precisa alterar a senha com certa frequência, assim manterá a sua conta segura. Fizemos um artigo mostrando como criar uma senha segura, seria impressindível você ler.

Mais sobre: gmail, segurança, senhas
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.