Quando se PC começa a enfretar algum problema ocasionado pelo mal funcionamento de um drive ou software instalado na máquina, utilizamos a função modo de segurança disponível logo depois da tela de boot para corrigir estes erros de inicialização, erros de HD, remoção de vírus, ou backup de seus arquivos.

Neste modo o Windows inicia com um conjunto limitado de arquivos e drivers. Os programas de inicialização não são executados, somente os drivers básicos para iniciar o Windows é que ficam em funcionamento. No Windows XP e no Seven, com o botão F8 podemos ter acesso ao modo seguro do Windows. Porém muitos usuários não conseguem acessar esse modo no Windows 8 ou no Windows 8.1, pois ele está desabilitado.

Neste post explicarei detalhadamente como habilitar essa função.

Mãos à obra

Com o Windows 8 em funcionamento, vá com o mouse no canto direito da tela, utilize a função pesquisar (basta começar a digitar) e digite CMD, logo abaixo surgirá à opção Prompt de Comando. Não execute o aplicativo diretamente pois será preciso dar permissões para executar esta tarefa, portanto, com o botão direito do mouse, execute como administrador.

Permita sua execução clicando em Sim.

Com o prompt aberto como administrador digite o comando a seguir: bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy e aperte enter, como pode ver na imagem abaixo.

Logo ele será carregado e uma mensagem informando que a operação foi concluída com sucesso surgirá.

Feche o prompt de comando e reinicie sua máquina. Logo após a tela de boot, será carregada a tela de inicialização avançada. Escolha a opção modo de segurança e aperte enter.

A seguir o Windows será carregado no modo segurança, aguarde e veja que o Windows lhe mostra uma janela com ajuda sobre este modo.

Agora você pode fazer as operações que deseja, seja fazer seu backup ou corrigir erros de inicialização. Ao concluir esta etapa, para voltar ao carregamento normal do Windows faremos o mesmo procedimento. Entraremos no Cmd, logo, executar o prompt de comando como administrador.

Digite o seguinte comando: bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard. Veja!

Aperte Enter e aguarde a mensagem de confirmação, feche o prompt e reinicie sua máquina.

Erro na inicialização

Para este segundo passo é importante que você tenha um CD com o instalador do Windows 8 em um DVD, para que você consiga utilizar o modo de segurança a fim de resolver eventuais problemas em sua máquina. Se por algum modo o seu Windows não está inicializando, tente a seguinte maneira: Inicialize seu computador com o CD de instalação ou recuperação do sistema e clique em Reparar o computador.

Na tela de recuperação do Windows clique em Soluções de Problemas e logo depois em Opções avançadas. Note que a opção Configuração de Inicialização está ausente.

Escolha a opçao Prompt de comando digite o comando bcdedit /enum /v e aperte Enter. Localize o item Carregador de inicialização e copie o código identificador. Pode ser com o botão do mouse, ou utilizando a função CTRL+C.

Feito isso, digite o comando a seguir e cole o código indentificador no local indicado. bcdedit /copy {cole o código aqui} /d ''Windows 8 (modo seguro)'' e aperte Enter, logo a entrada será adicionada com sucesso. Conforme você pode ver abaixo.

Para terminar esta etapa digite o código bcdedit /set {cole o código aqui} safeboot minimal e Enter. Uma mensagem informando de que a operação foi realizada com sucesso será exibida.

Feche o prompt de comando e volte para Recuperação do Windows e lá verá uma nova opção. Caso não possua outro Windows instalado no computador clique Usar outro sistema operacional.

E por fim, selecione Windows 8 Modo Seguro e seu sistema será carregado no modo seguro.

Espero que tenham gostado, dúvidas ou sugestões deixem seu comentário e compartilhe.