Antivírus no smartphone? Qual usar?

Saiba se realmente vale a pena ter um antivírus instalado em seu smartphone Android e conheça alguns apps que podem te ajudar neste assunto.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Atualmente os smartphones, principalmente aqueles que são equipados com a plataforma do Google (Android), estão sendo grandes alvos de hackers e desenvolvedores com intenções maliciosas. Até a um tempo atrás, a loja de apps do Android, a Play Store, continha muitos aplicativos de desenvolvedores maliciosos, pois a Google não tinha critério rigoroso de aprovação de novos aplicativos. Felizmente, hoje quase não há aplicativos maliciosos disponíveis na loja de apps do Android.

Smartphones equipados com outros sistemas operacionais, como o iOS ou o Windows Phone, não são tão explorados por hackers ou desenvolvedores maliciosos, pois, o sistema móvel Android é bem mais popular que os outros, ele está em 79% dos smartphone do mundo ─ o que torna seu aplicativo malicioso acessível a maioria dos usuários de smartphones, porém, isso não significa que os outros sistemas não possam conter vírus ou aplicativos maliciosos. Veja também os 5 melhores antivírus para Android?

Vale a pena instalar um antivírus?

Sim, vale a pena instalar um antivírus no seu smartphone ou tablet. O número de malwares para o sistema está crescendo muito rapidamente e mesmo com atualizações de segurança o Android ainda é bastante vulnerável a estes malwares. Segundo a empresa Juniper Networks, os malwares para Android cresceram cerca de 3.300% desde o seu lançamento em 2007.

Antivírus no smartphone? Qual usar?

Um antivírus irá te ajudar a te proteger destes perigos, ainda mais se for um usuário com pouco conhecimento na área. E também, os antivírus não te protegem somente, eles contam com vários outros recursos para te ajudar a melhorar a segurança e o desempenho de seu smartphone.

Prevenção é o melhor remédio

Confira a seguir algumas dicas de como proteger seu smartphone:

  • Procure sempre instalar aplicativos diretamente da Play Store e apps que você já tenha ouvido falar;
  • Verifique as informações do app como o número de downloads, nota dos usuários, número de resenha e até mesmo o número de +1 no Google Plus;
  • Fique atento a apps com nomes parecidos, estes podem ser maliciosos;
  • Evite instalar aplicativos de fontes desconhecidas, principalmente apps piratas.

Se você decidiu instalar um antivírus no seu smartphone ou tablet, conheça aqui 3 apps cheios de recursos extras que vão te proteger.

Avast! Mobile Security

Considerado por muitos um dos melhores antivírus para os desktops, o Avast! também é um ótimo app para seu smartphone. Além de proteger seu aparelho, o app conta também com uma grande variedade de recursos que vai te ajudar na administração do seu dispositivo.

Antivírus no smartphone? Qual usar?
Avast! Mobile Security

Ele conta com um widget bem completo, o app revela as intenções de acesso aos seus dados privados por outros apps, verifica todo site aberto no dispositivo, filtra SMS e chamadas, e de quebra gerencia a memória interna do seu aparelho.

Download de Avast! Mobile Security

AVG

O AVG já foi baixado por mais de 500 mil usuários e conta com uma versão paga com mais recursos específico para algumas funções, ele também tem uma versão gratuita disponível na loja. O app mantém o escaneamento automático que te alerta sobre alguns perigos enquanto navega na internet e verifica apps depois de instalados.

Antivírus no smartphone? Qual usar?
AVG

O app também conta com um sistema antifurto que bloqueia o smartphone em caso de roubo. Ele também te ajuda a controla o desempenho do seu smartphone exibindo o status da bateria, gerenciando tarefas e limpando a memória.

Download AVG

McAfee Mobile Security

Leia também:

Este é um excelente app para quem quer um comprar um antivírus com vários recursos extras ─ sim comprar, o McAfee é pago e custa R$50 ou assinatura mensal de R$5,99. O app é capaz de realizar busca por vírus entre seus arquivos e em apps instalados, bloqueia mensagens de texto e o acesso a sites duvidosos.

Antivírus no smartphone? Qual usar?
McAfee Mobile Security

Dentre os vários recursos do app, se destacam o backup e a restauração dedados do usuário, o rastreamento e localização do aparelho roubado ou perdido, e limpeza da memória remotamente (incluindo o conteúdo do cartão de memória). O app é pago, mas conta com seus recursos gratuitos por 14 dias. Depois deste prazo é preciso compra-lo.

Download McAfee Mobile Security

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta no nosso fórum!

Mais sobre: antivirus, smartphone, segurancadigital
Share Tweet
Mais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.