A bateria é um dos pontos fracos em muitos smartphones, principalmente nos de telas grandes. Estes gadgets possuem telas grandes e brilhantes, acesso constante à internet, sistemas operacionais robustos, que consomem bastante energia. Porém, os novos smartphones estão vindo com melhores baterias e grandes otimizações nos sistemas para que fique o maior tempo possível longe de tomadas.

Recentemente, o site sul-coreano Playwares fez um teste de capacidade de bateria entre os smartphones, phablets e tablets mais atuais, e, para a surpresa de alguns, o Samsung Galaxy S5 foi o primeiro dentre os smartphones. No teste realizado pelo site sul-coreano, o brilho da tela ficou fixado em 230 nits de brilho (unidade usada para medir a intensidade da luz visível). Neste teste, o Galaxy S5, com uma bateria de 2.800 mAh contra baterias de 3.000 mAh do LG G2, por exemplo, aguentou mais de 7 horas diretas com o visor ligado. O que mostra que nem sempre a bateria com maior capacidade é a que dura mais.

Veja a seguir um pouco mais sobre cada um dos 7 primeiros smartphones presentes na lista.

Samsung Galaxy S5

O Galaxy S5 é o mais novo top de linha da Samsung, e está em briga direta com o iPhone 5S da Apple. Ele foi lançado mundialmente no dia 11 de Abril, e chegou ao Brasil pelo preço de R$2.6 mil em sua versão de 16 GB.


O aparelho suportou 7h13min, no teste da tela ligada a 120 nits

Um dos recursos que chama a atenção no aparelho é o leitor de digitais, o qual visa aumentar a segurança do aparelho e garantir a realização de compras mais seguras. O aparelho também conta com 2 GB de memória RAM, 16 ou 32 GB de memória interna, com expansão microSD de até 128 GB, uma câmera traseira de 16 megapixels e frontal de 2 megapixels. Ele também conta com varias conexões (Wi-Fi, Bluetooth, LTE, NFC), uma tela de 5,1 polegadas e bateria de 2.800 mAh.

LG G2

O LG G2 é o atual aparelho top de linha da LG, que é também um concorrente direto com o iPhone 5S, Galaxy S5 e Moto X. Ele conta com vários recursos exclusivos dos aparelhos da LG, como o Slide Aside (sistema de multitarefas baseado no deslize usando 3 dedos), Answer Me (atende o telefone quando levado à orelha) e Plug & Pop (lhe da recomendações quando o fone ou cabos USB é conectado ao aparelho). Um diferencial do G2 é que ele não apresenta nenhum botão físico nas laterais. Ele conta com os botões de aumentar e diminuir o volume, e liga/desliga na parte traseira do aparelho.


O aparelho suportou 7h43min, no teste da tela a 120 nits (DigitalTrends)

O aparelho vem equipado com o Android 4.2.2, uma câmera traseira de 13 megapixels com flash LED, autofoco e estabilizador e 2 GB de memória RAM. Ele também conta com uma tela True HD IPS de 5,2 polegadas e uma bateria de 3.000 mAh.

LG G Flex

O LG G Flex conta com uma tela curva HD de 6 polegadas, o que diferencia muito o aparelho dos seus rivais. Outro detalhe que faz a diferença no G Flex, além da tela curva, são os botões (aumentar e abaixar o volume, e liga/desliga) herdados do LG G2, que ficam localizados na traseira do smartphone.


O aparelho suportou 7h25min, no teste da tela a 120 nits

O aparelho vem equipado com o Android 4.2.2, uma câmera traseira de 13 megapixels, com flash de LED e filmagem em Full Hd, e uma frontal de 2.1 megapixels, um processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.3 GHz quad-core, 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, e uma bateria de 3.500 mAh.

Apple iPhone 5S

O iPhone 5S é o único aparelho da lista que é da Samsung ou LG. Na versão mais recente do iPhone, a Apple trouxe melhorias na bateria do seu aparelho. Mesmo com várias reclamações dos usuários quanto à bateria após a atualização para o iOS 7.1, a bateria do iPhone 5S continua sendo muito boa.


Aparelho da Apple suportou 8h41min, no teste da tela a 120 nits (PhoneArena)

Muitos usuários reclamam da bateria do iPhone, porém, o aparelho conta com uma bateria de íon lítio de 1.500 mAh, fazendo com que o smartphone fique um bom tempo longe da tomada. O iPhone 5S também é equipado com uma tela de 4 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels, com flash duplo, e frontal de 1.2 megapixels, 1 GB de memória RAM, 16, 32 ou 64 GB de memória e leitor biométrico (Touch ID).

LG Optimus GK

O LG Optimus GK veio para concorrer em pé de igualdade com o Samsung Galaxy S4, porém, um pouco atrasado. O diferencial fica por conta da tela LCD Full HD de 5 polegadas e da bateria de 3.100 mAh.


O aparelho suportou 7h40min, no teste da tela a 120 nits

Além disso, o LG Optimus GK conta com um processador quad-core Snapdragon 600, 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna com possibilidade de expansão em até 64 GB. Ele também conta com uma conexão LTE (4G), NFC e Bluetooth. Uma câmera traseira de 13 megapixels e uma frontal de 2.1 megapixels.

LG Optimus G PRO

O Optimus G PRO é um grande smartphone, não é considerado um phablet, ele tem uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas, ele tem 15 cm de altura o bastante pra ficar desconfortável em mãos pequenas. Uma bateria de 3.140 mAh vem junto com o aparelho.


O aparelho suportou 7h27min, no teste da tela a 120 nits (techmissile)

O G PRO conta com Android 4.1.2 com atualização garantida para o Android 4.4 Kit Kat, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno com expansão de até 64 GB, câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 2.1 megapixels.

Samsung Galaxy Grand

Muitos estão dizendo que o Galaxy Grand é um Galaxy S3 crescido, e realmente eles se parecem bastante, com algumas grandes diferenças: a bateria, por exemplo. Mesmo contendo uma tela maior que a do S3, o Galaxy Grand contém uma bateria bem melhor quando comparado ao S3, e curiosamente eles usam a mesma bateria de Lítio de 2.100 mAh.


O aparelho suportou 6h39min, no teste da tela a 120 nits

O Galaxy Grand vem equipado com Android 4.1, uma tela TFT de 5 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 megapixels, 1 GB de memória RAM e 8 GB de memória interna.

Se você pensa em adquirir um aparelho novo e, o primeiro item de sua lista de prioridades é a duração da bateria, esta lista pode ajudar na sua escolha. Qual smartphone você usa? Está contente com a duração da bateria dele? Conte nos comentários. Faça também um pergunta no Fórum logo abaixo.