Com seu grande crescimento no mundo dos smartphones, o tão famoso Android tem crescido de forma rápida, que é comum vermos diversos dispositivos móveis substituindo o uso de computadores.

A Google Play contém milhões de aplicativos na sua loja virtual, boa parte dos apps são gratuitos e compatíveis com quase todas as versões do Sistema Operacional. Em razão de tantas alternativas, fica difícil saber o que é necessário para se obter em seu aparelho. Por isso, criamos uma lista de aplicativos com algumas opções indispensáveis que tornaram o Android ainda mais interessante.

[PG1]

AVG Antivírus

Uma das opções mais completas disponíveis para quem se preocupa com a integridade do seu aparelho contra ataques de cibercriminosos e vírus lançados na rede diariamente. O antivírus oferece diversas alternativas de segurança como proteção em tempo real, localização do smartphone perdido ou roubado através do Google Maps e é capaz de melhorar o desempenho do celular, eliminando aplicações que estejam travando o sistema.

Qual antivírus você usa no PC? Veja o artigo com os 5 melhores antivírus pagos de 2014.

[PG2]

Facebook

Aplicativo mundialmente conhecido e indispensável que já vem instalado na maioria dos aparelhos Androids. Contém praticamente todas as funcionalidades da versão web e visualiza as atualizações postadas pelos seus amigos, comentários, curtidas, imagens, mensagens e vídeos. Você viu que Mark Zuckerberg quer que você use obrigatoriamente o aplicativo de mensagens do Facebook? Veja a notícia aqui. Esta, aliás, é outra dica de aplicativo, o Messenger do Facebook é um excelente comunicador entre seus amigos; você nem precisa acessar a timeline para conversar com seus contatos favoritos. Vale a pena.

[PG3]

MX Player

Player de vídeo que a maioria das pessoas pensam não ser necessário, mas basta querer assistir um filme ou vídeo com formatos não suportados por padrão no sistema que percebemos a sua real importância. O Mx Player leva otítulo de um dos melhores, contém uma interface bastante simples e diversas opções de configurações para o usuário, proporcionando suporte a diversos formatos de arquivos e legendas. Vale lembrar também que muitos aparelhos não possuem um programa específico para rodar vídeos, reproduzindo os mesmos pela própria galeria.

[PG4]

Clean Master

Ferramenta utilizada para ajudar a limpar o sistema do Android, otimizar a Memória RAM e o desempenho do seu aparelho com poucos cliques. Além disso, ele é fácil de usar e muito eficiente e pode melhorar a performance do seu smartphone. Um dos aplicativos mais baixados na Google Play.

[PG5]

QR Droid

Mais um app que permite fazer a leitura e gerar códigos no smartphone ou tablet, apenas posicionando-o na lente da câmera do seu gadget. Sem contar que ele tem uma interface intuitiva, totalmente em português e é capaz de escanear códigos de barras e Datamatrix.

[PG6]

Opera Mobile

Com diversas alternativas de navegadores disponíveis na loja de aplicativos do Google, o Opera Mobile destaca-se entre todos os seus concorrentes, contendo diversos pontos positivos como uma interface atraente e totalmente em português, possui uma barra de pesquisa de conteúdo no Google, oferece um bom nível de segurança para seus usuários, adaptação ao seu tipo de conexão com a internet, sendo rápida ou lenta, e é também muito semelhante a sua versão para desktop. Para o PC, veja este artigo sobre qual é o melhor nagevador da internet.

[PG7]

Traffic Counter Extended 

Ótimo para quem utiliza internet 3G, por meio dele você pode fazer o controle de quanto está consumindo em seu plano para não extrapolar o consumo de dados e acabar pagando muito caro. Completo, eficiente e muito fácil de usar conta com diversas opções de configurações, o programa ainda exibe gráficos detalhados. Veja outros artigos sobre bateria.

[PG8]

Whatsapp Messenger 

Permite a troca de mensagens, vídeos e imagens pelo seu aparelho Android ou outras plataformas. Com milhões de usuários cadastrados permitindo uma comunicação fácil e rápida, permite falar com todos os seus amigos sem gastar nada, é sem dúvida o melhor e o mais famoso e está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Google.

[PG9]

APN Brasil

APN Brasil Configurar, ligar e desligar sua conexão 3G no seu smartphone nunca foi tão fácil. O aplicativo insere um widget na homescreen do seu aparelho e modifica com um simples clique essas funções sem precisar acessar as configurações. Pode até parecer um aplicativo básico, no entanto o Android não oferece esse widget que é essencial para economizar bateria e controlar os dados da conexão.

Se você já tem um aparelho a mais tempo e quer contribuir com este post, deixe nos comentários seu app favorito, nós vamos reunir os 10+ para criar um novo post. Comente!