Aparelhos com 4G triplicam em 2013 no Brasil

Anatel afirma que número de aparelhos compatíveis com a rede 4G no Brasil quase triplicou neste ano. O número passou de 11 para 31.

Por | @oficinadanet Smartphones

O número de aparelhos compatíveis com o 4G brasileiro quase que triplicou neste ano. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, o número passou de 11 para 31.

Dos 31 aparelhos homologados neste ano, oito são da Samsung, seis da LG, cinco da Nokia, quatro da BlackBerry, quatro da Sony Mobile e dois da Motorola, e ainda os novos aparelhos da Apple, o iPhone 5S e o iPhone 5C, que deverão chegar no final do ano, e que já foram homologados pela Anatel.

Até o final deste ano, a Claro e Vivo pretendem lançar 14 modelos compatíveis com o 4G. No mês de abril a Claro contava apenas com quatro modelos disponíveis. A Vivo possui 12 modelos e, outros sete devem chegar ainda neste ano.

De acordo com a Anatel, o crescimento do 4G está aumentando, porém, ainda representa uma parcela pequena do total de acessos à internet. De um total de 85,31 milhões de acessos, apenas 398,62 mil vinham de terminais 4G.

Os preços dos aparelhos compatíveis com a rede 4G ainda é um empecilho para que mais usuários possam usufruir do serviço, além também, da cobertura e infraestrutura. O 4G, no geral, atende somente smartphones considerados topo de linha, com valor médio de R$ 2.000.

Nos próximos dois ou três anos a situação deverá mudar, especialmente com a Copa chegando. Vários analistas e empresas acreditam que com o evento a infraestrutura melhore, e também deverá chamar mais a atenção de fabricantes de smartphones e operadoras.

As redes 4G atualmente estão disponíveis em 57 cidades brasileiras. 

Mais sobre: 4g Brasil aparelhos
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo