Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

Processo pode ser interessante se você não possui drive de DVD em seu notebook ou computador e deseja instalar o Windows 8 de forma simples e rápida utilizando apenas um pen drive

Por | @eduardobarbian Windows

Com o avanço da tecnologia e a chegada dos netbooks, e mais recentemente os notebooks ultrafinos, o drive de CD/DVD foi sendo abandonado, tudo em função do tamanho reduzido dos dispositivos. Resultado, a mídia foi caindo em desuso e um monte de discos inúteis jogados por ai.

Talvez o maior problema de não possuir um drive de disco óptico hoje em dia seja a dificuldade para instalar um sistema operacional no computador, como por exemplo o Windows 8, que é vendido em disco ou então de forma digital, sendo necessário baixar um arquivo ISO contendo o sistema e então gravar em um disco.

Mas então como instalar um sistema operacional em equipamentos que não contam com nada a mais senão a entrada USB?

A alternativa fica por conta de diversos programas capazes de transformar um pen drive em um disco para a instalação de sistemas operacionais, bastando ter apenas o DVD ou a ISO de instalação.

Neste tutorial utilizaremos dois programas bem simples para criar o pen drive bootável pra instalação do Windows 8 em computadores e notebooks.

Você deve estar atento que para este recurso funcionar, o computador ou notebook deve possibilitar o boot (inicialização) por USB. Praticamente todos os computadores possuem essa função hoje, mas caso tenha um computador mais antigo, é bom verificar. Também deve-se utilizar um pen drive com no mínimo 4Gb de memória.

ATENÇÃO: os programas abaixo formatam a unidade USB e apagam todos os dados contidos nela, então lembre-se de fazer backup dos seus arquivos para não perder nada.

Windows 7 USB/DVD Tool

O Windows 7 USB/DVD Tool é um programa muito simples e prático, capaz de criar o pen drive bootável a partir de uma ISO contendo os arquivos da instalação do Windows.  Sua interface é limpa e sem muita frescura, sendo bem objetivo. Apesar de ser criado para o Windows 7, funciona perfeitamente com o Windows 8.

Download Windows 7 USB/DVD Tool

Após baixar e instalar o programa, você verá que o processo é passo-a-passo, ou seja, muito simples e rápido.

Primeiro você deve selecionar o arquivo ISO do Windows 8. Clique em Source e selecione a ISO;

Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

No segundo passo clique em USB Device;

Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

Agora escolha a unidade (pen drive) que deseja utilizar na caixa de seleção e clique em Begin copy;

Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

O programa iniciará a cópia dos arquivos. Basta esperar o processo terminar e pronto, você já terá seu pen drive pronto para instalar o Windows 8 em qualquer computador.

Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

WinToFlash

O WinToFlash é uma ferramenta parecida com a opção anterior, porém com algumas opções a mais, pois além do Windows 8 e 7, você ainda pode utilizá-lo para instalar o Vista e XP a partir do pen drive e criar um disco de boot com o MS-DOS, além disso não requer instalação;

Download WinToFlash

Quando você executar pela primeira vez o programa, uma caixa com as condições de uso aparecerá. Basta concordar e avançar.

Para iniciar o processo, clique no símbolo verde do Wizard. Você também pode alterar o idioma do programa no link do lado inferior direito.

Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

 A tela de seleção da fonte dos arquivos e o do destino aparecerá. Selecione o local onde estão os arquivos do Windows. Esse programa não suporta ISO, ou seja, se possuir uma ISO do Windows 8 você terá de emular o disco com um programa ou então extrair o conteúdo com um programa como o winrar.

Como instalar o Windows 8 a partir do pendrive

Após definir essas opções, clique em próximo. Uma janela com os termos de uso do Windows 8 aparecerá. Concorde e clique em OK.

Agora espere o programa terminar de transferir os arquivos do Windows 8 para o pen drive.

Pronto para instalar

Agora basta somente selecionar na BIOS do notebook ou computador para iniciar a partir do pen drive.

O processo de instalação do Windows 8 é o mesmo se você estivesse utilizando uma cópia em disco. Caso não saiba como proceder para instalar o Windows 8, você pode conferir o tutorial neste link.

Mais sobre: guiadowindows8 windows8 instalar
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo